Home / Animais / Raça de Pônei Highland: Características, Fotos, História e Origem

Raça de Pônei Highland: Características, Fotos, História e Origem

Os animais anormais e incomuns podem ser amados ou odiados pelas pessoas, a depender da forma como se apresentam. Para tal, tudo é levado em consideração, desde o temperamento do animal até a sua beleza, passando ainda pela forma como pode ser útil para as pessoas. De todo modo, os animais mais exóticos chamam a atenção pela forma como são capazes de se diferenciar dos outros, para o bem ou para o mal. Vale citar como exemplo, assim, os pôneis.

Nem cavalos, bem burros ou jumentos, os pôneis são equinos que representam uma espécie animal própria. Dentro disso, esses animais tendem a ser pequenos, muito mais baixos do que um cavalo. Por outro lado, em razão da baixa estatura, possuem um copo mais alongado, que dá a sensação de que o pônei é quase um cavalo anão.

Contudo, não se engane, pois existem muitos tipos de pôneis em todo o mundo e muitos deles chegam a valer muito para as pessoas. Entre esses, portanto, está o pônei Highland, um pônei típico da região da Grã-Bretanha, há muitas décadas como um dos animais mais prestigiados de todo o continente europeu quando se trata de pôneis, sobretudo pela questão do baixo valor.

Conheça o Pônei Highland

O pônei Highland é um animal britânico, que existe há mais de um século está presente na cultura da região como um dos animais mais belos e de classe de todo o local, ao menos para aqueles que não podem comprar opções mais caras. Muito barato quando comparado a outros tipos de pôneis, o pônei Highland é ótimo quando se trata de realizar caminhadas ou de carregar objetos, já que esse animal possui grande força para o tamanho que tem e, além disso, é tido como um dos mais resistentes de todo o continente.

Além disso, o valor do pônei Highland é muito atrativo quando comparado a outros animais da região, que muitas vezes não são capazes de entregar tudo aquilo que ele consegue. De cor clara, o pônei Highland não costuma necessitar sequer de calçados para andar, já chegando ao mundo prontos para servir aos seus donos.

Ademais, esse tipo de pônei não come muito, o que faz com que os gastos com alimentação sejam muito mais restritos, fator sempre importante quando se trata de cultivo animal. As primeiras aparições do animal na região remonta ao ano de 1880, embora haja alguns relatos informais de que o pônei Highland já vivia no Grã-Bretanha algumas décadas antes disso.

História, Adaptação e Uso do Pônei Highland

O pônei Highland é um animal mais acostumado com a vida pesada do trabalho, que, dessa maneira, foi sendo moldado ao longo do tempo para aprender a conviver com o trabalho pesado.

Resistente, o animal é bastante almejado por donos de sítios familiares ou de fazendas, que pretendem fazer uso do pônei Highland para atender às suas necessidades profissionais com um baixo custo em comparação ao que poderia ser. Um ponto também muito interessante é que essa raça foi capaz de se adaptar ao clima severo da Grã-Bretanha, com chuvas frequentes e frio constante.

Dois Cavalos Raça Pônei Highland
Dois Cavalos Raça Pônei Highland

Assim, é possível ver no pônei Highland um grande exemplo de evolução animal, já que apenas aqueles animais mais adaptados ao frio local foram capazes de sobreviver ao longo do tempo, passando os seus genos adiante.

Já aqueles exemplares do pônei Highland que não suportavam muito bem o clima mais frio da Europa, não foram capazes de transmitir o seu código genético e deixaram de existir. Esse tipo de pônei, em muitos casos, consegue até mesmo sobreviver ao frio das áreas mais montanhosas sem grandes dificuldades.

Características do Pônei Highland

O pônei Highland é um animal de características comuns, não muito atrativas ou complexas quando se trata do universo dos pôneis.

Dessa maneira, o animal costuma medir de 1,3 metro a 1,5 metro de altura, sendo mais baixo que a grande maioria das pessoas. Isso faz com que o pônei Highland seja bastante usado por crianças ou adolescentes, seja para aprender a montaria de maneira mais simples ou para realizar as tarefas do dia a dia no campo sem o perigo de lesões ou fraturas decorrentes da queda. Esse pônei tem um corpo bastante equilibrado e compacto, com o peito aprofundado e as costelas arqueadas.

Com quadril e coxas fortes, o animal possui nessa parte do corpo o seu grande trunfo para a resistência que tanto possui e que é tão importante para que seja um dos mais famosos animais da sua região. Sua pelagem é bastante macia e sedosa, sendo boa para o contato com as pessoas. O pônei Highland ainda costuma ser bastante manso e muito dócil com as crianças, fato que ajuda bastante quando o animal é utilizado para fazer a iniciação dos jovens na montaria.

Mais Sobre a Origem do Pônei Highland

É bastante complicado traçar exatamente a origem história do pônei Highland, já que a espécie de pônei em questão possui muitos detalhes turvos em sua caminhada histórica. O que se costuma conhecer como o pônei Highland, para começar, no passado eram duas raças diferentes de pôneis.

Assim, como espécies distintas, aos poucos houve a união de ambas em uma só, com a ajuda direta das pessoas e de cruzamentos artificiais estimulados pelos interesses humanos. De toda maneira, se presume que o passado do pônei Highland tenha relação com cavalos franceses e espanhóis levados para as terras mais elevadas da Grã-Bretanha ainda no século XVI. O grande fato sobre essa espécie de pônei é que, em sua origem, a raça Highland foi usada para o trabalho no campo, algo que permanece ainda hoje como uma forte característica desse animal.

Isso aconteceu pelo fato de o pônei Highland ser bastante resistente já desde o passado, quando o animal já apresentava bastante força para os padrões de um pônei. Capaz de aguentar muito peso, o animal foi ganhando espaço em fazendas de toda a região com o passar dos anos. Assim, atualmente há cerca de 5 mil exemplares do pônei Highland em todo o mundo, mostrando como o animal resistiu ao tempo.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *