A raça de inglês, como essas fotos nos mostram, é uma daquelas que possuem as características de elegância, altivez e porte esbelto.
Não confundir com outras raças que convencionou-se chamar de Puro Sangue. Puro Sangue mesmo é o inglês; uma exuberância; famosa no mundo todo por ser uma das melhores para a prática de corridas, saltos a médias e longas distâncias e para exposição em concursos.
Esse animal foi criado na Inglaterra, lá pelos idos do séc. XVIII, a partir de éguas inglesas e de garanhões, como o Árabe, Turkoman e Berbere; o que resultou na constituição de uma das raças mais prestigiadas do mundo.
Foi a partir do final do séc. XVIII e início do séc. XIX que o mundo finalmente teve a honra de conhecer essa raça de cavalo Puro Sangue Inglês, já com as características (como podemos ver nessas fotos) que conquistaram o apreço dos norte-americanos e canadenses.
Logo após, já no séc. 19, ele tornou-se um dos preferidos na Austrália, América do Sul e Japão. E em todas essas regiões foram apreciados como excelentes cavalos de corrida, para darem verdadeiros shows em torneios de exibição e impressionar os criadores com os seus incríveis trotes e saltos quase ornamentais.
Além disso, eles começara a participar de concursos de adestramento, jogos de pólo, torneios de caça à roedores e raposas, etc.
Assim como também para novos cruzamentos, que melhoraram, ainda mais, as raças já existentes – e ainda, de quebra, foram capazes de produzir outras raças, como a Anglo-Árabe, a Quarto-de-milha, a Standardbred, entre inúmeras outras.
Características, Fotos E Peculiaridades Da Raça De Cavalo Puro Sangue Inglês
O Thoroughbred (seu nome em inglês) tornou-se bastante popular no Reino Unido como uma raça para competições de hipismo, turfe, jogos de pólo, entre outras competições que requeiram a participação de uma raça extremamente veloz, elegante e resistente.
E o que se sabe é que os garanhões trazidos da Ásia (em campanhas militares) foram os principais responsáveis por dar a maioria dessas características ao Puro Sangue Inglês.
Características apreciadíssimas por essa nação reconhecidamente admiradora de competições com cavalos; competições que já faziam o deleite dos “senhores de terras”, os Landlords”, séculos atrás; personagens que deram o “pontapé inicial” em uma tradição que acabou sendo eternizada como parte da cultura britânica.
Esse conjunto de características, com as quais foram presenteados essa raça de cavalo Puro Sangue Inglês (como podemos ver nessas fotos), é, sem dúvida, uma contribuição do extravagante Equus caballus aryanus (o cavalo-árabe), do singular Nedjed (da Península Arábica) e do “berbere” (da Mongólia).
E, como se vê, trata-se de um grupo originalíssimo, dos quais só poderia surgir mesmo uma raça como essa, com características de força, garbo, elegância, altivez, velocidade e equilíbrio incomparáveis. Qualidades que o Puro Sangue inglês consegue demonstrar como poucas raças de cavalos no mundo.
Características, Curiosidades, Fotos E Outras Peculiaridades Da Raça De Cavalos Puro Sangue Inglês
O Puro Sangue Inglês é uma extravagância! Também conhecido como PSI, ele caracteriza-se, basicamente, por ser o típico cavalo de corrida. Na verdade o que se diz é que essa é a raça de cavalos mais veloz do mundo, capaz de atingir até 44 km/h, a depender das condições em que forem criados.
Mas o que os torna sem rivais nesse universo equino é justamente o fato de associarem essa incrível velocidade com uma força descomunal; além de uma coragem e temperamento que impressionam; e tudo isso aliado à harmonia das suas formas – características reconhecidas nos quatro cantos do mundo.
Essa raça costuma apresentar um porte de mediano para grande, com uma altura que geralmente oscila entre 1,61 e 1,68m, perfil retilíneo, estrutura esguia, olhos amendoados, tronco ligeiramente ondulado, orelhas medianas, entre outras características marcantes nesse animal.
Com relação às cores, o que é comumente aceita é uma coloração acastanhada, negra, um tordilho vinagre, arroz, alazão, entre outras que lhes conferem ainda mais originalidade.
Uma curiosidade acerca dos Puro Sangue Inglês é o fato de que ele não comporta-se muito bem diante de obstáculos a curta distância. O que eles gostam mesmo são dos saltos, corridas, obstáculos (a uma distância mediana), sessões de adestramento, além de várias outras habilidades geralmente ligadas à sua inteligência e capacidade para aprender.
Uma Raça E as Suas Particularidades
Como pudemos perceber até aqui, a raça de cavalo Puro Sangue Inglês possui as características de um animal elegante (como podemos ver nessas fotos), com porte esbelto e harmonia de formas.
E os mais recentes estudos no campo da genética descobriram que cerca de 95% dos caracteres dos machos foram obtidos da raça de cavalo Darley Arabian, de propriedade de Thomas Darley.
Esse é outra singularidade, saída diretamente das distantes e exóticas paragens dos desertos sírios, onde foram companheiros preferidos dos beduínos, peregrinos e pastores, que beneficiavam-se, e muito, com as características desse animal para comandarem os seus rebanhos.
Mas a coisa não fica só nisso. Para a composição desse Puro Sangue Inglês entra também a contribuição providencial das linhagens Godolphin Arabian, do Bay Barb Curwen, do Byerkey Turk, entre outras duas ou três dezenas de raças que, de alguma maneira, entraram na composição genética e biológica do animal.
Outras curiosidades acerca dessa raça de cavalos dizem respeito à sua inteligência, apreço pelos desafios, audácia, altivez, teimosia, valentia, entre outras características que os tornam animais facilmente adestráveis (por um profissional experiente), até mesmo quando o assunto é transpor alguns limites para a maioria dos cavalos.
As características psicológicas dele são marcantes! Os Puro Sangue Ingleses simplesmente não têm medo! Eles irão tentar superar-se a cada comando! Sendo necessário, apenas, que os novatos não se arrisquem a tentar domá-los, pois isso poderá tornar-se um verdadeiro desastre!
O recomendado mesmo é que só os experientes – “as velhas raposas” do adestramento – incumbam-se de empreender tal desafio. Pois somente esses serão capazes de fazer frente a tal exuberância!
O desafio de montar e adestrar uma das raças mais corajosas do mundo. Além de temperamentais, teimosos e geniosos como poucas raças de cavalos conseguem ser nesse excêntrico e original universo do gênero Equus.
Caso queira, deixe a sua opinião sobre esse artigo e continue compartilhando os nossos conteúdos.