O quarto de milha é um cavalo norte americano, originalmente selecionado por sua velocidade em corridas de 250 metros, daí o nome. Suas origens remontam aos séculos 16 e 17.
Características e Fotos
A raça quarto de milha corresponde a um cavalo poderoso e forte com um desgaste orgulhoso da cabeça. Com um tamanho médio de entre 1,5 m e 1,6 m, o seu peso varia entre 420 kg e 550 kg. Possui cabeça relativamente pequena, cônica, com ganachas bastante pronunciadas. Os olhos são brilhantes, grande o suficiente e bem separados. As orelhas são pequenas e o chanfro é levemente côncavo.
O decote é longo e flexível, e a cernelha muito pronunciada, mas bem desenhada. O peito é bem explodido com uma musculatura característica. O quarto traseiro é muito poderoso, predominante no forehand, com uma garupa fortemente musculosa, característica da raça. As costas são curtas e retas e as pernas são fortes, bem formadas, com articulações amplas e coxas muito musculosas. Ele tem bons pés, embora sejam frequentemente considerados pequenos em relação ao seu tamanho e musculatura.
Todos os tons lisos de pelagem são aceitos, embora determinadas organizações que atestam a qualidade das raças reconheça oficialmente apenas dezessete vestidos diferentes para o cavalo quarto de milha. A cor castanha é o tom de pelagem mais comum. As marcações de cabeça e manchas brancas são permitidas se ambos os pais são registrados. Muito cheio de branco sobre o vestido também é aceito, mas é considerado uma característica indesejável.
Existem vários tipos da raça de cavalos quarto de milha, embora todas as características gerais da raça permaneçam inalteradas. Distingue-se um tipo para o trabalho do gado, um para as raças, um para o adestramento e outro para os testes de Halter (concurso de apresentação ou conformação para cavalos, onde os animais não são montados). Os cavalos para o trabalho do gado tendem a ser mais rústicos, os de raça são mais leves e os destinados ao Halter são excessivamente musculosos.
Raça de Cavalo Quarto de Milha: História
A raça quarto de milha é derivado de duas raças importadas para os Estados Unidos por colonos europeus: o genet Espanhol importados pelos conquistadores espanhóis no século 16 e do puro-sangue importado por colonos ingleses no século 17. Os primeiros colonizadores na costa leste da prática dos EUA cruzando os cavalos com populações equino já presentes na área, especialmente com cavalos chickasaw, construída pelos índios dos cavalos espanhóis.
Estas travessias regulares foram encontrados já em 1611 na Virginia, na Carolina do Norte e Carolina do Sul, ainda sob domínio britânico. Os cavalos chickasaws são pequenos cavalos, musculosos e resistentes, mas também muito ágeis. Os colonos trocaram com os índios para cruzá-los imediatamente com seus próprios cavalos. Esses cavalos começaram a ganhar notoriedade para os colonos americanos, apaixonados por corridas de cavalos, especialmente as de curta distância, as chamadas quarto de milha (cerca de 400 metros).
Os cavalos que resultaram desses cruzamentos começaram a se mostrar imbatíveis nessas corridas curtas e ganhavam fama entre as comunidades locais no século 18 deixando pra trás os puro sangue ingleses. Apenas um garanhão puro-sangue, conhecido por sua velocidade e resistência, chamado Janus, parecia ser capaz de competir à altura com os predecessores do quarto de milha da época. Com a popularização das corridas de longa distância, porém, os puro sangue retomaram sua grandeza e os predecessores do quarto de milha começaram a perder popularidade.
Nos meados do século 19, eles gradualmente perdem seu interesse como cavalo de corrida para encontrar novos usos. Com a conquista do Ocidente, os predecessores do cavalo quarto de milha ganham em versatilidade, usada tanto no lazer quanto no trabalho. Um cavalo de sela, usado para transporte, bem como para agricultura ou pecuária. Os primeiros esforços para criar uma raça combinando velocidade, agilidade, inteligência e senso de gado só ocorreu no início do século 20, sob a liderança de Richard M. Kleberg.
Sua escolha é um animal de propriedade de George Clegg, mais tarde chamado Old Sorrel. Este garanhão se torna um dos garanhões fundadores da raça de cavalos quarto de milha e foi através de seus descendentes que a raça ganhou status oficial e uma associação da rça foi fundada. A ‘American Quarter Horse Association’ foi fundada em 1940 em Fort Worth,Texas. Desde 1946, está situada em Amarillo, Texas, e é responsável pelo livro genealógico da raça. Tem cerca de 5 milhões de indivíduos no mundo, sendo a maior força de todas as raças.
Raça de Cavalo Quarto de Milha: Temperamento e Variedades
A raça quarto de milha é um cavalo animado e enérgico, mas com uma grande estabilidade de caráter. Ele é inteligente, sociável, leal e confiável, e se adapta facilmente a qualquer tipo de situação. A raça foi objeto de um estudo destinado a determinar a presença da mutação do gene DMRT3 na origem dos ritmos adicionais: este estudo possibilitou detectar a presença dessa mutação em 15,43% dos 104 cavalos quarto de milha analisado; a raça não é conhecido por ter problemas com andamentos adicionais.
Esta raça de cavalos esteve em alta por mais de 200 anos visto ser muito rápido em curtas distâncias: foi registrado que é capaz de correr a uma velocidade máxima de 86 km/h. É por isso que esta raça ainda é usada para corridas de cavalos nos Estados Unidos. Enquanto o puro-sangue sempre foi projetado para ser um corredor de resistência, o cavalo da raça quarto de milha é um velocista. No entanto, sempre foi mais considerado como um cavalo de família ou um cavalo de fazenda.
Os americanos criaram esse cavalo para que, após a corrida ou um trabalho perigoso na fazenda (como dirigir um gado ou usar um laço em um touro), eles pudessem obter dele uma atitude calma e obediente. Quando não havia trabalho a fazer, o cavalo tinha que ser dócil e gentil o suficiente para permitir que as crianças sentassem na sela e estudassem a cavalo. Portanto, um cavalo muito nervoso e tenso não é o modo como esta raça deve se comportar e pode realmente ser um perigo nas disciplinas de rodeio.
Os cavalos da raça quarto de milha destacam-se nas disciplinas de equitação ocidental, ou seja, controlando a trilha, a competência do tambor, o corte e prazer ocidental. O seu equilíbrio natural que lhe permite transformar muito apertado e se envolver fortemente na sua massa mais tarde garante o sucesso em todas essas disciplinas. Seu senso de gado também lhe permite antecipar os movimentos de um bezerro. O cavalo quarto de milha também é, por sua natureza muito seguro, um cavalo de passeio muito procurado.
Nos Estados Unidos, também é usado em passeios clássicos em adestramento e salto. Também é muito apreciado pelos americanos por suas habilidades de velocidade como já dito. Corridas famosas, como a All American Futurity, são realizadas todos os anos e recebem milhões de dólares. Eles geram somas muito grandes de dinheiro através de apostas. Esta raça também é frequentemente usado no cruzamento, dando à luz outras raças. Está assim na origem do asteca, resultante inicialmente de um cruzamento com a pura raça espanhola.