O cavalo puro sangue lusitano, cujo nome deriva de Lusitania, atual Portugal, é o símbolo do cavalo desta nação. É um cavalo de temperamento enérgico, dócil e corajoso, com notável equilíbrio psicofísico, velocidade e agilidade.
A raça de cavalo puro sangue lusitano está passando por um período de declínio, devido à popularidade do puro-sangue inglês e outros cavalos esportivos. Ele compartilha o nome de andaluz com a raça espanhola pura, da qual ele é muito próximo.
O seu estatuto de raça separada data de 1967 e tem tido seu status recuperado, em particular, pelo escudeiro português Nuno Oliveira. A raça de cavalo puro sangue lusitano está desfrutando de um ressurgimento da sua popularidade graças ao show equestre e suas performances em adestramento.
Características e Fotos
Os passos do cavalo da raça puro sangue lusitano fizeram sua fama e são muito diferentes do ritmo de pastagem de cavalos sanguíneos influenciados pelo puro sangue inglês. Seu movimento é alto, o passo energético e o trote muito confortável para o piloto, com uma extensão muito boa. O galope é flexível e suave, com bom ritmo e equilíbrio, mas com pouca velocidade.
Cabeça: tendendo a pequena e fina, com perfil frontal-nasal reto, às vezes montonino, com mandíbulas robustas. As orelhas são pequenas, pontudas e espaçadas, os olhos grandes, levemente ovais, escuros e expressivos.
Pescoço: de comprimento proporcional, é arqueado e bastante poderoso, inserindo-se homogeneamente nos ombros.
Tronco: a cernelha é pronunciada e seca, mas não bem destacada, misturando-se para cima no pescoço. O ombro é musculoso e inclinado corretamente. O peito é largo, compacto e profundo. A linha dorso-lombar é curta e reta, com garupa arredondada e alta.
Cauda e crina: a cauda é baixa e ondulada, grossa e longa como a crina.
Membros: são muito sólidos e bem musculosos, com juntas largas e planas. Braço, coxa e canela são longos. Os poleiros estão corretos e os tendões bem destacados e fortes. Os pés têm proporções corretas.
Manto: geralmente é cinza , mas também pode apresentar em tons enegrecidos ou acastanhados. Ocre ou creme são raros.
Raça de Cavalo Puro Sangue Lusitano: História
É a raça mais antiga de Portugal. Pensa-se que seja derivado do cavalo andaluz, com influências sanguíneas do puro sangue árabe e dos cavalos berberes que chegaram da península ibérica com os mouros. A partir da seleção realizada nesses anos, essa nova raça harmoniosa e rápida foi criada, apesar de seu tamanho.
Os primeiros espécimes foram utilizados para reboque leve, para uso militar, em trabalhos agrícolas e para participar de touradas. Na Idade Média, este cavalo cooperou fortemente no crescimento das técnicas de guerra no campo de batalha, graças à sua força e agilidade particulares.
Em toda a Europa, tanto a criação quanto o treinamento dessa espécie eram de grande interesse pelas classes nobres. O lusitano era a raça preferida pelo grande mestre Nuño Oliveira, um cavaleiro com talentos incríveis, que conseguiu coordenar os movimentos do cavalo o suficiente para convertê-los no ensino médio, trazendo-os para as fronteiras com a arte.
Em Portugal, esta raça é utilizada em eventos particulares, incluindo o “Festival Nacional do Cavalo”, realizado desde 1972 em Golega, Città del Cavallo, ou as “touradas” e “romerias”. No primeiro, o Lusitano enfrenta o touro com extrema agilidade e elegância, enquanto o segundo são procissões puxadas a cavalo que ainda fazem muito sucesso hoje.
Raça de Cavalo Puro Sangue Lusitano: Usos Atuais
O cavalo lusitano é um dos símbolos de Portugal e ainda é exportado para todo o mundo, resultado de gerações de cavaleiros muito qualificados. Sendo paciente, generoso e colaborativo e ao mesmo tempo corajoso e muito equilibrado, ele ainda é usado para realizar diferentes disciplinas equestres.
O cavalo da raça pura lusitano é usado na corrida portuguesa, onde enfrenta o touro. Uma oportunidade a não perder para admirar a sua elegância é o espetáculo da Escola Portuguesa de Arte Equestre no Palácio Nacional de Queluz (perto de Lisboa). Os espécimes mais corajosos, ágeis e rápidos, particularmente adequados para lutar com o touro (que não é morto) são posteriormente apresentados durante a competição real.
O temperamento de cavalo lusitano o torna ideal para realizar os movimentos típicos como as características reproduções de figuras da Escola Clássica com roupas do século 18. Construído para ser leve no trem da frente, a fim de facilitar os movimentos e as figuras de adestramento, são capazes de demonstrar todo o poder e agilidade de suas patas traseiras. Produz movimentos particularmente finos, como paradas, levadas e piruetas.
Selecionado como raça e cavalo de combate ao longo dos séculos. Foi a corrida oficial da cavalaria portuguesa. Ainda hoje existem unidades militares montadas nesses cavalos em circunstâncias oficiais. Também é usado como cavalo de exposição em eventos populares portugueses. Entre os usos menores estão os de recreação, caça, ensaios à distância e o uso como criador e melhorador de outras raças equinas semelhantes.
Suas características peculiares permitem competir em um grande número de atividades esportivas modernas. Ele é muito procurado como criador por suas qualidades genéticas e cavalo de companhia, graças ao seu caráter dócil. O puro sangue lusitano é um animal raro: estima-se uma população de cerca de vinte mil cabeças em todo o mundo, metade delas em Portugal.
Raça de Cavalo Puro Sangue lusitano: Comportamento e Saúde
O cavalo de sangue puro lusitano tem um caráter voluntário e uma mente excepcional, suave e muito estável. É naturalmente receptivo a qualquer aprendizagem. Amigável e obediente, ele mostra grandes qualidades de coragem e sabe como manter a cabeça fria, que é importante como um cavalo de trabalho. Os machos da raça são quase sempre mantidos todos em Portugal.
Os cavalos são marcados na coxa com o “ferro” de seu criador. Existem linhas mais ou menos para uma atividade específica. A linha d’Veiga produz cavalos mais ágeis e rápidos, perfeito para as touradas. A linha d’Andrade produz cavalos maiores, mais atléticos. A diversidade genética é correta, mas os criadores são encorajados a evitar endogamia, tanto quanto possível.
A raça também é afetada por uma doença genética, mieloencefalopatia degenerativa dos equinos. Portugal tem mais de 400 fazendas de cavalo puro sangue lusitano. É uma criação muito lucrativa e a raça é amplamente exportada. O cavalo puro sangue lusitano é criado em todo o mundo, mas principalmente em Portugal, Espanha, França, Brasil e México.