O nome é popular, os mustangs são uma das últimas espécies de cavalos selvagens. São fortes e indomáveis. Vamos conhecer melhor.
História dos Mustangs
A história desses cavalos é carregada de confrontos. Os mustangues, apesar de serem popularmente americanos, têm sua origem em terras europeias.
Antes que os europeus chegassem em terras americanas, os colonizadores espanhóis já haviam levado cavalos até América. Por isso quando os europeus chegaram encontram índios montados em cavalos.
Apalavra Mustangderiva de uma palavra espanhola que significa selvagemou sem donotambém pode significar uma mistura de muitas raças isso por que os mustangues são derivados de raças que fugiram de seus donos ou foram abandonados. Isso tornou esses cavalos mais rápidos, fortes e muito corajosos, pois a partir de então deveriam viver sozinhos e desafiados a perigos e ameaças.
Esses cavalos viviam em grandes planícies dos Estados Unidos. A manada aumentava cada vez mais. A cada cinco anos o número era capaz de dor dobrar ou triplicar, eram muito fortes, violentos e corajosos, além de viver em grandes bandos.
Essa proliferação fazia com que competissem com rebanhos, ambos precisavam pastar, e isso dava prejuízo para os agricultores. A partir daí, começa a caça predatória aos mustangues. Essa caça foi tão violenta que de 2 milhões, o número de cavalos chegou a 320.000 nos anos 60.
Com esse grande abate aos animais, o governo dos Estados Unidos declarou uma lei em proteção a esses cavalos selvagens.
Características dos Mustangs
São cavalos pequenos podem chegar a 1 metro e meio, porém são muito valentes devido ao seu histórico selvagem.
São capazes de viverem em regiões espinhosas, frias ou áridas.
Suas cores variam entre marrom, branco, preto, cinza, caramelo… Considerando que são uma mistura de raças, podem ter qualquer variação de cores.
Podem demonstrar expressões através do olhar, sua crina é lisa e podem viver sem muita comida. São extremamente inteligentes. Resistem a temperaturas altas e baixas.
Os mustangues tem o casco muito resistente. Muitos chamam de ‘Casco de aço’. Isso porque viajam longas distâncias, em diferentes terrenos, muitas vezes em condições não muito boas, mas mesmo assim, são fortes e resistentes. Seus cascos são muito mais fortes e duradouros do que os cascos de cavalos domésticos.
Até hoje, mesmo com pesquisas e estudos, é difícil entender de onde vem tanta forca desses Mustangs. As circunstâncias exigem, os músculos se desenvolvem muito, isso é falot, mas muitos cavalos maiores e mais rápidos não chegam a ter a força e resistência de um cavalo selvagem.
Comportamento dos Mustangs
Os cavalos vivem em grandes e pequenos bandos, há um líder, e esse é responsável por guiar, liderar, e proteger o bando. O líder tende a ser jovem e mais forte que os outros cavalos. Ele vigia e guarda o seu grupo. Esses cavalos também são conhecidos por serem indomáveis, ou seja, já houve diversos confrontos, na intenção de capturar esses animais, porém são muito fortes e valentes e uma vez que são selvagens, domá-los é bem difícil.
Quando conseguem ser capturados e domados são extremamente fiéis e protegem os humanos a sua volta, mas quando estão entre equinos, protegem uns aos outros.
O ajuntamento desses cavalos também é uma forma de proteção, considerando que sozinhos estão mais expostos a possíveis ameaças e predadores, sabem que juntos são mais fortes.
Podem viver com pouco alimento. Mesmo tendo mais a disposição deles, se alimentam somente do necessário. Essa quantidade necessária chega a ser 2 a 3 quilos de feno por dia.
A hierarquia no grupo determina muitas coisas. Quem come primeiro, quem se refresca, normalmente o líder é sempre o primeiro, e então o bando o segue.
As éguas do grupo são muito bem protegidas e guardadas pelos garanhões. Já os filhotes podem ser machucados pelos mais velhos. A fêmea então, é responsável pela defesa do pequeno cavalo. Ela deve discipliná-lo e manter longe de éguas enquanto não atinge sua maturidade sexual.
Mustangs: Cavalo Selvagem e o Homem
No Oeste americano esses animais são usados em rodeios. Caubóis arriscam subir em cavalos de meia tonelada, os músculos humanos não são nada, comparados à força e violência de um mustang em fúria.
As regras são simples. Durante 8 segundos, o caubói deve se manter em cima do cavalo, segurando apenas com uma das mãos. Nesse tempo, o cavalo está furioso e agoniado. Ainda preso, o caubói sobe em cima, depois de solto os segundos passam a ser contados.
O confronto é mortal, tanto o cavalo quanto o caubói podem perder a vida nesses torneios. Ainda mais considerando que o coice de um cavalo selvagem mustangue pode matar um homem, pois sua força chega a uma tonelada.
Desde antigamente até os dias de hoje, os humanos subestimam a força desses cavalos e a dificuldade de uma viagem e seus territórios, as montanhas. Essas caças e desafios são muito mais perigosos para o homem do que para o cavalo. Ele está preparado e é resistente para qualquer situação, já os humanos, não.
Montanhas: O Habitat dos Mustangs
A vida dos bandos que vivem nas montanhas não é fácil. Durante o dia, a temperatura pode chegar a 42ograus. Um grupo de cavalos pode viajar dias sem água e comida, já os humanos não.
Quando acham bebida e feno, pode ser um oásis. Porém deve sempre cuidar da proteção do grupo. Isso significa que deve considerar que, se eles precisam de água, muitos outros animais também precisam e devem chegar em breve.
Muitas vezes há confronto de territórios entre bandos de cavalos. Nesses confrontos os líderes se desafiam e deixam bem claras suas intenções de território.
A briga entre os dois tende a ser muito violenta pois os dois são cavalos selvagens, e seus golpes podem ser fatais, mas há casos de desistência e vitória sem mortes.
Existe também entre eles brigas violentas entre fêmeas, normalmente são por motivos internos do bando como acasalamentos, mas as disputas familiares tendem a viver depois de disputas territoriais.
Não há muitos predadores nas montanhas que cacem esses animais, ainda que haja, é difícil captura-los por sua força e agilidade.