Home / Animais / Raça de Cavalo Mangalarga Marchador: Características e Fotos

Raça de Cavalo Mangalarga Marchador: Características e Fotos

O Mangalarga Marchador calcula a média entre 14,2 e 16 mãos na altura e pesa entre 850 e 1100 libras. Embora predominem os cinzas, também estão presentes os cavalos castanho, preto, louro, pele de gamo, palomino e tinta.

Mangalarga marchador faz uma raça adepta e extremamente versátil, o Mangalarga Marchador está rapidamente se tornando uma das raças mais procuradas pelos aficcionados por cavalos.

Adestramento

Tal como acontece com muitas raças ibéricas, eles são bons cavalos para gado. Um cavalo de trilha perfeito, eles também podem se destacar em outras disciplinas que exigem agilidade, resistência, velocidade e uma mente sã.

O treinamento desta raça é facilitado por sua inteligência, e seus usos são ilimitados. No trabalho com gado, nos esportes, nas provas funcionais brasileiras ou na equitação cross-country, o Marchador é excelente e está obtendo excelentes resultados em comparação com outras raças. Esta raça é extremamente dócil e geralmente é montada por crianças.

Origem da Raça

É a raça de equinos mais popular e difundido no Brasil, o Mangalarga Marchador, desenvolvido em 1740. João Francisco de Portugal se estabeleceu no Brasil na fazenda Campo Alegre, onde os cavalos Marchador começaram a surgir. Francisco adotou o sobrenome Junqueira para designar sua cidade natal. Um de seus doze filhos, Gabriel Francisco Junqueira, o Barão de Alfenas, é creditado com a expansão e o desenvolvimento da raça. Seu amigo Dom Pedro I (1798-1834), imperador do Brasil e filho de João IV de Portugal, deu a ele um garanhão Alter Real chamado Sublime.

Cavalo Mangalarga Marchador Características

O garanhão Sublime era descendente de dois cavalos trazidos da fazenda de criação Coudelaria Alter do Chao em Portugal por Dom João VI durante a invasão da Península Ibérica por tropas napoleônicas. No Brasil, o Sublime foi cruzado com éguas da fazenda Campo Alegre: Jennets espanhóis e andaluzes. A maioria dos cavalos espanhóis usados na fazenda no lançamento da raça eram os famosos espanhóis Jennet, conhecidos por serem rápidos e suaves. A prole do Sublime produziu cavalos com as características do atual cavalo Mangalarga Marchador: docilidade e marcha suave, com uma marcha rítmica e cadenciada.

Características da Marcha

O Mangalarga Marchador é um cavalo bonito, exibindo conformação e charme clássicos espanhóis. A marcha é notavelmente rápida e suave, uma marcha na qual o cavalo move os pés alternadamente lateralmente e diagonalmente, com momentos em que o apoio triplo pode ser verificado.

Se o cavalo estiver marchando em terreno plano em um ritmo normal, as pegadas dos dois pés posteriores cobrirão ou passarão um pouco além das pegadas dos pés da frente. Quando o cavalo coloca os pés na diagonal com mais frequência e com momentos de triplo apoio, a marcha é chamada marcha batida (ba-chee-da). Se o cavalo move os pés com mais frequência lateral e separadamente e também tem momentos de triplo apoio, chama-se marcha picada (como o molho).

O motivo de tanta preocupação com a marcha, indicada pelo nome da raça, é que essa marcha é única no mundo. Os famosos Jennets espanhóis morreram, e o Marchador é provavelmente o mais puro remanescente sobrevivente dessa raça. Nenhuma outra raça foi cruzada no Mangalarga Marchador. Devido ao triplo suporte exibido no Mangalarga Marchador, a marcha proporciona um passeio muito confortável com pouco atrito. O Mangalarga Marchador não trota nem anda, naturalmente passando da marcha suave até um galope maravilhoso.

Além de sua marcha suave, o Marchador foi criado com uma ética de trabalho e resistência adequadas à trilha. Em 1994, o Marchador entrou no Guinness Book of World Records para Endurance Ride, com 8.694 milhas.

Preservação da Raça

De acordo com sua longa herança, os nomes dos Marchadores contam uma história que reflete suas raízes. Os Marchadores de Mangalarga sempre têm nomes compostos que incluem a fazenda de criação. O nome completo do cavalo e os nomes da linhagem indicam a origem do seu cavalo e sua herança.

Um dos nomes é como um primeiro nome para o cavalo, mas o outro nome é como um sobrenome, então a combinação é única na raça. O “sobrenome” é a fazenda de criação.

Evolução da Raça

O Mangalarga Marchador se originou no Brasil no início da década de 1740, quando o garanhão da fundação Sublime foi cruzado com espanhóis, andaluzes e criollos espanhóis. Seus filhos eram usados para trabalhar nas vastas fazendas de gado e fazendas do Brasil. Hoje, o Mangalarga Marchador é o cavalo nacional do Brasil. Procedimentos rigorosos de inspeção no Brasil, comparáveis às inspeções de sangue quente na Alemanha, exigem que apenas cavalos de boa conformação, excelente marcha e boa atitude possam procriar.

O Mangalarga Marchador é um cavalo brasileiro atraente e comum, conhecido por seus andamentos únicos. É o cavalo nacional do Brasil. Além da equitação geral, eles são amplamente utilizados em outros campos do esporte, como provas de eventos ou provas de cavalos, testes de resistência, incluindo cross-country, além de trabalhar com gado.

Raça de Cavalo Mangalarga Marchador

O Mangalarga Marchador é de estrutura média, forte e bem proporcionada, com agilidade, vigor e solidez. A pele é fina e suave. A pelagem é lisa e sedosa, assim como a crina. Este cavalo tem um temperamento ativo, mas muito dócil. A cabeça é triangular (não côncava), com uma testa grande e plana, afilando-se a um pequeno focinho fino; perfil reto e olhos grandes e escuros, afastados e com muita energia.

Tem um perfil reto com a cabeça triangular; os olhos são grandes e escuros enquanto as orelhas estão eretas com as pontas voltadas para dentro; o pescoço é musculoso e arqueado, e o peito é profundo e bem construído; eles têm um dorso médio com pernas retas, longas e bem musculosas

A origem do nome Mangalarga vem da fazenda que despertou o interesse dos fazendeiros locais que começaram a comprar os cavalos. A popularidade inicial dos cavalos Mangalarga Marchador se espalhou, já que na era das viagens a cavalo, havia uma nota melhor do que um cavalo que possuía resistência e andamentos agradáveis ​​e fáceis de andar. Esse passeio confortável veio da marcha característica, a marcha, uma marcha lateral de quatro batidas. Ao contrário do Paso peruano, o Mangalarga não apresenta termino em sua marcha.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *