O Kathiawari ou Kathiawadi é uma raça de cavalo da península de Kathiawar, no oeste da Índia. Está associado ao povo Kathi daquela área. Foi originalmente criado como um cavalo de guerra no deserto para uso em longas distâncias, em terrenos acidentados, em rações mínimas. Está intimamente relacionado aos cavalos Marwari do Rajastão; ambas as raças foram influenciadas por cavalos árabes importados.
Pode ser encontrada em todas as cores de base, exceto no preto, a cor mais comum é a castanha. Seus números diminuíram após a independência da Índia e hoje restam poucos Kathiawaris. No passado, era usado como cavalo de guerra e cavalaria. Hoje é usado para andar, no chicote de fios e para esportes. Também pode ser usado como um cavalo de polícia.
Características
A altura média na cernelha é de 147 cm. A altura não deve exceder 152 cm. O pescoço e o corpo são proporcionais e relativamente curtos, enquanto a cabeça e a cauda são portadas altas. Uma das características mais marcantes da raça são as orelhas, que se inclinam para dentro para tocar e às vezes se sobrepõem nas pontas. O Kathiawari tem as orelhas mais extremamente curvas de qualquer raça de cavalo.
O garanhão tem grande presença, enquanto a égua dá uma impressão de gentileza elegante. Eles têm um contorno distinto e são de proporção perfeita. O casaco tem um brilho iridescente. A cabeça é levemente côncava e com perfil cônico, afilando-se em um focinho fino; os olhos são grandes e uniformemente posicionados com uma aparência de olhos pequenos, enquanto a garganta é fina, com um pescoço arqueado bem moldado.
As costas são curtas e os lombos fortes e musculosos, a garupa é nivelada e a cauda alta. As orelhas são pequenas e máximas de 14 a 17 cm, estreitas na base; as pontas são curvadas para dentro e tocam ou quase tocam como uma “picada de escorpião”, com rotação de 180 graus para trás. A estes deve ser adicionado osso plano denso, pés e cascos duros com sola dupla, visão e audição agudas, pureza e prepotência, juntamente com um temperamento suave e capacidade de sobreviver. Faixa de enguia preta nas costas e marcas de zebra nas pernas dianteiras também são vistas nessas raças. Estas são as características da raça Kathiawari.
Comportamento
O cavalo Kathiawari é conhecido por ter uma personalidade afetuosa e fiel. Esses cavalos leais também são extremamente corajosos. No passado, eles eram famosos por sua lealdade e coragem, principalmente em batalhas, quando defendiam seus senhores, mesmo que fossem feridos. Além de sua bravura e lealdade, esses cavalos também são altamente ativos e inteligentes; portanto, eles se saem bem em todos os níveis de cavaleiros e podem ter um bom desempenho em uma variedade de disciplinas. Eles fazem cavalos maravilhosos, graças à sua resistência, força e temperamento.
Padrão de Cores
A raça equina Kathiawari pode apresentar uma variedade de cores que incluem cinza, castanha, louro, vermelho, marrom, palomino, camurça, cremello, perlino e branco. Padrões Skewbald e Pinto também são raramente vistos dentro da raça. No entanto, a castanha é a cor mais comum vista entre esses cavalos, juntamente com castanho escuro, louro e cinza. Não há preto nos cavalos Kathiawari.
Origens da Raça
O cavalo da raça Kathiawari é aceito em toda a Índia como o mais puro e mais antigo de todas as raças de cavalos. Suas origens estão na terra do Oriente Médio da região de Saurashtra, no estado de Gujarat, na Índia, onde os membros das tribos de Kathi e os clãs de Rajput os usavam como cavalo de guerra, abandonando qualquer animal que não pudesse carregá-lo em velocidade por quilômetros de terras secas abertas de ‘ Kathiawar ‘com pouca comida ou água e eles favoreceram as éguas da raça Kathiawari porque, diferentemente da raça Kathiawari Stallion, ele podia confiar nela para ficar quieta ….!
Matrizes Genética
Hoje, quase todas as raças e tipos de cavalos têm vestígios de sangue de raça Kathiawari na Índia e todos descendem na linhagem masculina de Charls, Gulfaam, Ashwinikumar no início do século XX, que eram herdeiros dos ‘Nawab’ e ‘Maharaja’ e tempos recentes Garanhões como Scarlet, Chand, Amit, Rajhans, Nilesh, Chandragupt, Chital, do Governo de Gujarat . As fazendas de criação de cavalos Kathiawari em Junagadh e Innaj, que eram todos herdeiros em Gujarat no início dos anos 80.
Padrão de Marcha
Eles são os cavalos mais confortáveis, com grande resistência, seus ritmos são leves e livres, com um trote elevado capaz de grande extensão. Eles podem suportar pesos desproporcionais, seja pulando, correndo ou, em particular, acima de distâncias de resistência, onde o Pure e o parcialmente criado Kathiawari se destacam em relação a outras raças.
História da Raça
Antigamente, essa raça era desenvolvida por um clã guerreiro chamado ‘Kathi’s’ da região ocidental da Índia, região conhecida como Saurashtra. Possui uma linha de costa mais longa, e o comércio com o Golfo era demais na época. Assim, nesse negócio de comércio, os cavalos da raça Arab foram trazidos para essa parte da Índia e vendidos aos reis locais das regiões.
Do seu garanhão, eles se misturaram com a raça local e produziram os cavalos da raça Kathiawari, porque se você vir as confirmações dessa raça Kathiawari, é muito semelhante à raça Arab. A única diferença é que, na raça Arab, a cor dun não está disponível, e onde na raça Kathiawari todas as cores são baseadas em dun e essa cor é uma cor muito importante na raça Kathiawari. Também a cor preta que você encontrou na raça Arab, mas preta é a única cor que você não usa encontrado na raça Kathiawari.
Também as orelhas curvadas da raça Kathiawari, são outra marca de destaque para diferenciar essas duas raças. Mas em algum momento essas duas raças se misturaram nos tempos antigos ….. mas os especialistas das raças Kathiawari negam essa afirmação. Esta raça Kathiawari foi desenvolvida para o cavalo de guerra e também para o propósito de montar para passeios. Hoje, a principal ocupação dos cavalos da raça Kathiawari é principalmente para passeios a cavalo, competição e principalmente usados pelos agricultores para ir de um lugar para outro. Mas nunca usado para o trabalho agrícola.