O cavalo Haflinger é originário da região italiana do Alto Adige (Sutirol) e, sem dúvida, está associado a ele. A tradição é que um tipo de cavalo da montanha que não era tão alto, mas bastante atarracado, vivia naquela área perto de Hafling desde a Idade Média. Era um descendente de uma conhecida raça de cavalo importada do Reino dos Borgonha.
História da Raca Haflinger
A origem de Haflinger remonta aos tempos medievais, quando evoluíram de cavalos deixados para trás pelos godos após o exército bizantino atacar Conza. No entanto, existem várias outras teorias, incluindo a de que são descendentes de um garanhão da Borgonha, que foi dado a Louis V (Margrave Louis) por seu pai após o casamento de Margrave com a princesa tirolesa Margarete Maultasch em 1342.
Mas, além da tradição, é certo que a população indígena de cavalos tradicionalmente criados na região, desde aqueles séculos remotos, foi empregada para transportar as mercadorias pelos Alpes ao longo das passagens e caminhos pelos vales dos rios Adige e Inn.
A raça recebeu esse nome em homenagem à cidade chamada Hafling , perto de Merano. O cavalo Hafling ou Haflinger sempre indicava o cavalo da montanha criado nessas áreas, um cavalo usado para o trabalho e que não era um animal tão pesado. O termo Avelignese resulta simplesmente da versão italiana de Hafling, a saber Aveligna ou Avelengo.
Teorias da Origem da Raça
Ao longo dos séculos, a população de cavalos em Sudtirol sofreu muitas influências, principalmente devido à importação de vários cavalos do Oriente, onde os senhores – que possuíam os castelos que ainda hoje admiramos no território alpino – costumavam viajar para , para fins comerciais.
No início da 19 ª século, como a rede de estradas desenvolvido, o cavalo pack-original não era forte o suficiente para ser usado como um cavalo de esboço. Assim, era freqüentemente cruzada com indivíduos pesados, até o Ministério da Guerra de Viena se preocupar com a dimensão do cavalo, pois seu peso excessivo a deixava de ser adequada para fins militares.
Em 1873, depois de superar a relutância dos camponeses, o governo austríaco introduziu no Sudtirol o garanhão oriental El Bedavi XXII (registro número 133), nascido em 1868 no Parque de Studs de Radautz (Bucovina). El Bedavi XXII era um descendente direto do puro árabe El Bedavi I, nascido em 1837 e proveniente da fazenda Studs de Babolna (Hungria) do estoque de El ‘Bedu.
O desenvolvimento dos modernos Haflingers remonta ao nascimento do garanhão da fundação “249 Folie” em 1874, quando o garanhão meio árabe “El Bedavi XXII” foi cruzado com uma égua tirolesa nativa. Atualmente, todos os cavalos Haflinger de raça pura são descendentes diretos de Folie relacionados a sete linhas de garanhão, incluindo A (fundado por “Anselmo”), B (fundado por “Bolzano”), M (fundado por “Massimo”), N (fundado por “Nibbio ”), S (fundada por“ Stelvio ”), ST (fundada por“ Student ”) e W (fundada por“ Willi ”).
Os Efeitos da Guerra
Durante as duas guerras mundiais, as práticas de criação mudaram consideravelmente, uma vez que as forças armadas exigiram um cavalo de carga mais curto e mais resistente. Alguns anos após a guerra, a população de Haflinger começou a aumentar e, desde o início da década de 1970, suas características físicas foram refinadas para produzir um cavalo versátil, usado tanto para dirigir quanto para montar.
O Haflinger Moderno
Os Haflingers agora são desenvolvidos em todo o mundo, embora a maior parte do plantel seja proveniente de matrizes estatais austríacos, responsáveis por manter a qualidade dos cavalos. Em 2007, a Itália possuía a maior população de Haflinger, enquanto a França também possuía um número modesto de cavalos, com 350 a 400 potros nascendo por ano. Um estudo de 2005 revelou que existiam cerca de 250.000 Haflingers no mundo.
Característica da Raça
Os cavalos Haflinger têm sido usados para trabalhar na fazenda da família, puxando um arado, transportando cargas pesadas ou como meio de transporte. Hoje, o Haflinger pode ser encontrado praticando adestramento, salto, empacotamento, condução de prazer, cavalgadas e trabalho de tiragem.
A maioria dos Haflingers varia de 13 mãos (52 polegadas) a 15 mãos (59 polegadas) de altura e pesa 800 a 1300 libras. Para descrever sua estrutura, a maioria dos Haflingers tem um pescoço arqueado forte, uma cabeça larga de forma plana ou levemente côncava, peito e garupa largos, pernas fortes e afuniladas e cascos grandes. Eles podem variar na cor castanha, variando de loiro claro a chocolate escuro. Alguns Haflingers também podem ter manchas brilhantes ou manchas nos casacos. Suas crinas e caudas podem ser muito cheias e variam em tons de branco a linho. Os garanhões reprodutores devem ter características masculinas e as éguas de criação devem ter linhas e características femininas.
Raça de Cavalo Haflinger
Com uma herança de cavalos trabalhadores, os Haflingers são fortes e resistentes. Estes atraentes cavalos multi-talentosos são conhecidos por sua longevidade e excelente disposição. O cavalo Haflinger é muito orientado para pessoas com uma natureza dócil e amigável. Inteligentes e sensíveis, são aprendizes rápidos e um ‘valete de todos os negócios’. Eles têm um lugar em todas as disciplinas, embora não sejam necessariamente especializados em nenhuma. Eles são usados para passeios a cavalo e resistência, bem como para passeios terapêuticos. Eles são bem-sucedidos em adestramento, saltos e saltos de nível baixo a médio. Esta raça também é amplamente utilizada na condução e no trabalho e tração de equipamentos agrícolas.
Cavalos Leves
Os cavalos leves são agrupados de duas maneiras diferentes, sendo um o continente ou o país de onde eles se originaram. Eles também são agrupados de acordo com o treinamento, classificados como tipo de estoque, tipo de caçador, tipo de sela ou ‘outro’. Um tipo de corpo é geralmente atribuído a cada classe, com a classificação ‘outro’ sendo um pouco estranha. Inclui aqueles que são raças de cores ou que podem se encaixar no tipo de corpo de uma das classes de treinamento, mas não devem ser usados para esse tipo de treinamento. Em alguns casos, os ‘outros’ tipos também podem incluir aqueles que podem caber em mais de um dos grupos de tipos.
A classe de cavalos em que o cavalo Haflinger se encaixa é a classe do tipo ‘outro’. É um ‘valete de todos os negócios’ e, embora não seja especializado em nenhuma área, é bem-sucedido em muitas disciplinas.