Hoje vamos falar um pouco sobre a raça de cavalo chamada Friesian, também chamada por algumas pessoas como Friesian. Essa raça de cavalo veio da Holanda, mais precisamente da Frísia, de onde vem o seu nome. Olhando de longe ele pode parecer um cavalo frágil, do tipo utilizado para tração leve isso é apenas a primeira impressão, esses animais além de muito bonitos são também muito ágeis.
História da Raça de Cavalo Friesian
Conta a história que no período da Idade Média os Friesian da época eram recrutados para guerra na Europa. Nesse período esses animais favorecidos por seu tamanho era utilizado para carregar cavaleiros que utilizavam armaduras pesadas. No final desse período eles necessitavam de cavalos mais pesados. Apesar desses animais quase serem extintos em alguns momentos, hoje em dia a raça fica cada dia mais popular seja para arreio ou sela. Nos dias atuais esse cavalo tem sido cada vez mais tem sido adestrado.
Características da Raça de Cavalo Friesian
Esse animal possui uma pelagem preta escura, é uma característica bem forte dessa raça. Mas saiba que esse não é a única cor de pelagem deste animal, que também pode ser castanha, pois alguns deles tem o pigmento vermelho no gene. Na época por volta de 1930, cavalos dessa raça castanhos e creme eram bem comuns.
Marcas Brancas
Essa raça de cavalo é raro que se encontre algum tipo de marca branca, o que pode acontecer é apenas uma pequena marca na testa. Para o animal ser considerado de raça pura o controle do criadouro é muito rígido. O garanhão precisa enfrentar um processo extremamente rígido para ser aprovado.
Tamanho
Vamos falar agora sobre as medidas da raça de cavalo friesian, a altura desse animal gira em torno de 1,60 m, uma pequena variação é permitida e não ultrapassa de 1,47 a 1,73 m quando medidos até a cernelha.
Já as éguas desta raça precisam medir pelo menos 1,57m para receber o pedigree da raça.
Pedigree Estrela
O processo para dar o pedigree ao animal acontece de forma de rígidas, os animais passam por um julgamento realizado por Holandeses, esses juízes vão avaliar todas as características da raça e dar um aval se ele merece ou não ser reconhecido com estrela.
Outras Características da Raça de Cavalo Friesian
Esses animais tem um corpo muito forte, estrutura densa e ossos fortes e são muito reconhecidos por isso.
Pescoço e Cabeça
O cavalo dessa raça costumam ter o pescoço alongado e levemente arqueado, a cabeça muito bem desenhada, as orelhas mais curtas e bem parecidas com o espanhol.
Ombros
Os ombros dessa raça são bem fortes e inclinados, o corpo embora não muito grande é muito forte e musculoso, os membros são muito fortes também. A cauda tende a ser baixa.
Crina
Falando um pouco sobre a crina do cavalo friesian, ela é longa assim como a sua cauda, uma crina densa e um pouco ondulada também. Em suas pernas escorrem longos cabelos muito sedosos, que por característica da raça não são cortadas.
Comportamento do Friesian
Avaliando o comportamento desse cavalo, podemos dizer que um animal muito ativo, com muita energia para gastar, por outro lado é muito dócil. É um cavalo de presença forte e também muito elegante.
Tipos de Cavalo da Raça Friesian
Podemos classificar essa raça em dois tipos:
Barroco
O cavalo friesian do tipo barroco é um cavalo mais robusto, bem característico da raça.
Moderno
É um tipo mais esportivo, esse ano possui a ossatura mais fina.
Todos os tipos citados são comuns de serem encontrados, podemos dizer que atualmente o friesian moderno é mais popularmente conhecido no ringue. Apesar disso o tipo do cavalo não é tão relevante, o movimento correto sim.
Mais Informação Sobre a Cor do Friesian
Saiba que garanhões de cor castanha não são aceitos, mas para éguas podem ser que sejam permitidas.
Em uma competição o cavalo pode ser penalizado apenas por ser de cor castanha.
Por outro lado, a diferença de cor causada por machucados por exemplo, pelagem desbotada pelo sol não sofrem penalizações.
Curiosidades Sobre a Cor do Cavalo Friesian
No anos 90 duas éguas da raça pariram filhotes de cor castanha, o criador da época fez muitas tentativas de gerar filhotes dessa cor. Por isso hoje em dia testes são realizados para identificar genes vermelhos ou castanhos no animal, quando identificador mesmo que aparentemente sejam pretos eles são desclassificados.
Exceções
Existe uma associação americana dessa raça que embora não seja ligada a KFPS, aceita o registro de animais que contenham marcas de cor castanha ou mesmo brancas, caso seja possível comprovar que o animal seja de raça pura.
No ano de 2014, ainda existiam 8 linhas desses animais que possuem esse gene de cor castanha.
Problemas de Saúde da Raça de Cavalo Friesian
Foram identificados quatro principais problemas de saúde nessa raça que podem de fato afetar essa raça, os problemas de saúde são:
- Nanismo,
- Hidrocefalia,
- Tendência a ter a ruptura da aorta,
- Megaeôfago.
Para os problemas de nanismo e hidrocefalia alguns testes genéticos podem ser realizados para identificar.
Outro problema que pode acontecer é miopatia que gera fraqueza muscular.
Nanismo
Saiba que apenas 0,25% desses animais sofrem dessa condição, onde os cavalos possuem sua cabeça em tamanho esperado, mas o peito acaba sendo mais larga, suas contas mais alongadas, mas seus membros são mais curtos que o comum.
Problemas Digestivos
Muitos cavalos dessa raça podem ter problemas digestivos, são muitos registros.
Hipersensibilidade
Esses animais são hipersensíveis a picada de diversos insetos. Problemas de pele também podem acontecer, como por exemplo a dermopatia verrucosa do metacarpo, o que pode vir a comprometer o sistema imunológico do animal.
Outros Problemas
Podemos listar problemas com retenção de placenta em 54% das éguas dessa raça.
Frouxidão do tendão e dos ligamentos.
Alguns estudiosos acreditam que todos esses problemas possam estar ligado a consanguinidade, ou seja o acasalamento de animais geneticamente semelhantes.