Há muitas raças de cavalos bem exuberantes pelo mundo, e uma delas, certamente, é o Colorado Ranger, descendente de espécimes que vieram da Turquia, e que eram igualmente tão majestosos quanto. A seguir, vamos falar um pouco mais a respeito dessa bela raça de equino, em especial, a respeito de sua peculiar história, como ele surgiu, e como hoje é considerada uma das principais raças de cavalos dos EUA.
Como o próprio nome já indica, essa raça de cavalo tem origem nas planícies do Colorado, estado situado a oeste dos EUA. O Ranger descende de dois garanhões que foram importados da Turquia para o estado da Virgínia lá pelo final do século XIX. Na verdade, esses exemplares foram um presente do Sultão Adbul Hamid a um general norte-americano.
Ambos foram, então, criados para serem cavalos de fazenda nos estados de Nebraska e do Colorado, e se chamavam Leopard (um puro-sangue árabe) e um Berbere chamado Linden Tree.
Contudo, em meados do início dos anos 1900, esses dois espécimes foram atacados, sendo defendidos por um fazendeiro de nome Mike Ruby. Este, por sua vez, em 1935, criou a Colorado Ranger Horse Association, uma organização que se dedicou a catalogar os cavalos criados ali como Colorado Rangers.
Até meados de 2005, cerca de 6 mil cavalos foram registrados como Colorado Rangers, sendo que na associação não é permitida a criação de pôneis, por exemplo.
Um Pouco Mais da História Dessa Raça
O primeiro cavalo dessa linhagem dos Colorado Rangers foi um Berbere de coloração cinza, chamado de Linden Tree, isso exatamente no ano de 1874. O outro era um puro-sangue de raça desértica, também de coloração cinza, e que chegou no local, um ano antes de Linden Tree, ou seja, em 1873.
Ambos chegaram no estado da Virgínia em 1879, passando exatamente 14 anos nos rebanhos reprodutores do criador Randolph Huntington. Alguns anos depois, mais precisamente em 1896, Randolph alugou tanto Leornad, quanto Linden Tree, ao General Colby, que usava garanhões para procriarem com suas éguas em seu rancho localizado no Nebraska.
O mais interessante é que as criações de cavalos desse general tiveram um sucesso enorme, tanto é que em pouco tempo, vários fazendeiros do Colorado comprovam os cavalos gerados no rancho de Colby. A influência de Leonard e de Linden Tree na criação de cavalos norte-americanos da época era tamanha, que eles chegaram a ser citados nos principais livros genealógicos que tratam das principais linhagens de cavalos do país.
Basicamente, os fazendeiros do Colorado compravam os cavalos do rancho de Colby para melhorar os seus próprios exemplares, tanto é que a descendência desses animais foi usada para a guarda florestal da região a partir dali.
Com o passar do tempo, outros garanhões que nasceram nas fazendas do Colorado passaram a ser influentes procriadores da região, como foi o caso de Max, um garanhão registrado em 1918, e Spotte, um garanhão Barb importado do norte da África também no ano de 1918.
Características Desse Cavalo
As raças criadas como Colorado Rangers podem ser de qualquer cor possível, e em termos de altura, podem ir dos 1,55 m aos 1,70 m. O perfil facial é bem reto, e o pescoço, longo e musculoso. Já os ombros e a chamada garupa (ou anca) são inclinados, e conectados a um dorso curto.
Ainda hoje os exemplares do Colorado Ranger são usados como cavalos de fazenda (que era a sua finalidade original). Ou seja, são equinos destinados ao trabalho, o que fazem muito bem, por sinal, já que são animais que possuem grande firmeza, força e energia.
A expectativa de vida dessa raça gira entre 25 e 30 anos, não mais que isso, o que é um tempo de vida razoavelmente bom para um equino.
O que são Cavalos Puro-Sangue?
Certamente uma das características mais significativas do Colorado Ranger é que ele descende de uma raça árabe puro-sangue. Por sinal, é muito comum você ver por aí ,menção a esse termo (puro-sangue) quando nos referimos a cavalos. Mas, afinal, de que se trata um animal ser um puro-sangue?
Na verdade, essa é uma expressão que pode ser usada tranquilamente para qualquer animal, e se refere basicamente a um ser que não teve a inclusão de material genético de algum animal similar a ele, seja similar quanto à raça, família, gênero ou espécie.
Ou seja, quando falamos que uma raça de cavalos como a do Colorado Ranger é um puro-sangue, estamos querendo dizer que até essa raça não foi cruzada com outros cavalos, mantendo uma linhagem genética quase que intacta. Em outras palavras, um puro-sangue é aquele animal que provém do cruzamento de uma mesma espécie, tendo, portanto, características anatômicas e fisiológicas exclusivas, fazendo dele um animal único entre os demais passaram por alguma espécie de modificação através de sucessivos cruzamentos.
Cavalo Árabe: Descendente do Colorado Ranger é uma das Raças mais Caras do Mundo
Não é à toa que o Colorado Ranger tem uma linhagem tão boa, visto que ele surgiu a partir de um animal verdadeiramente espetacular, que é o cavalo árabe, uma das melhores e mais caras raças do mundo. Ao mesmo tempo, essa também é uma das raças mais antigas que se tem notícia, com evidências arqueológicas de que o cavalo árabe já galopava por aí. 2.500 a.C.
Por meio de guerra e através do comércio também, essa raça se difundiu pelo mundo todo, o que acabou contribuindo para que ela também fosse usada para melhorar outros cavalos, gerando uma linhagem melhor.
Pra se ter uma ideia, as linhagens de cavalos árabes são encontradas em praticamente todas as raças modernas de cavalos de montaria (incluindo o nosso agora conhecido Colorado Ranger). Ele é igualmente conhecido como Puro-Sangue Árabe, e é bastante usado em esportes equestres olímpicos, quase sempre apresentando desempenho superior a outras raças.
Algumas características físicas fazem dessa raça uma das mais peculiares do mundo, como a cauda alta e o formato da cabeça. Com tantos atributos não é à toa que seja uma das raças de cavalos mais caras do mundo, e que seja descendente de um belo espécime como o Colorado Ranger.