Seria o cavalo o grande amigo do homem? A relação das pessoas com os cachorros é muito boa e existe há milhares de anos, mas esse não é o único animal muito bem relacionado com o ser humano. Na verdade, além dos cachorros, há uma série de outros animais que possuem ótima relação com as pessoas.
Entre eles, assim, está o cavalo. Muitas raças possuem relações ainda mais próximas com as pessoas, sobretudo a depender da maneira como esses animais podem reagir ao contato. Entre tais raças está o cavalo campolina, uma espécie de cavalo típica do Brasil.
A raça é totalmente nacional, tendo surgido por volta de 1870. O cavalo foi criado com o intuito de servir aos fazendeiros brasileiros do século XIX, um período da história nacional em que a presença de cavalos nas grandes cidades ainda era muito forte.
O cavalo campolina é conhecido por ser forte e ter músculos muito rígidos, o que torna o animal um ótimo corredor, resistente às provas de alta velocidade e ao desgaste que essas provas podem provocar. Se você quer saber mais sobre o cavalo campolina, sobretudo a respeito da história dessa raça brasileira, veja tudo abaixo.
História do Cavalo Campolina
O cavalo campolina é uma raça nacional e, como tal, possui uma história muito interessante e altamente ligada ao modo de vida brasileiro. Na realidade, o cavalo campolina foi selecionado pelo fazendeiro Cassiano Campolina, ainda no século XIX, justamente pela necessidade do fazendeiro de ter cavalos mais altos e fortes em sua fazenda.
Tudo aconteceu depois de o fazendeiro perder uma competição de cavalos na região, na inauguração de uma importante linha férrea. Irritado, Campolina se mostrou disposto a investir em uma nova raça de cavalos, uma raça tipicamente nacional e que teria condições de competir muito bem contra outros animais, até mesmo contra os melhores exemplares estrangeiros. Assim nasceu o cavalo campolina, mais forte, mais alto e mais rápido do que as versões anteriores de cavalos que habitavam a fazenda do senhor Campolina.
Um relato muito interessante é o de que, para ajudar Campolina a fazer uma nova raça, o próprio Dom Pedro II enviou ao fazendeiro uma égua caríssima, vinda da Espanha. Ademais, outras raças de cavalos foram usadas mais tarde, até que pudesse chegar à versão final do cavalo campolina, um animal extremamente belo e capaz de demonstrar a todos como é bonito, forte e rápido ao mesmo tempo.
Características do Cavalo Campolina
O cavalo campolina possui influência de cavalos originários de países como Espanha e Inglaterra, usando o melhor e cada um desses animais, que puderam somar características muito úteis para o desenvolvimento do animal. O temperamento do cavalo campolina é tido como dócil, além de fácil de domar. Isso ajuda bastante a qualquer um, já que o adestramento de cavalos nem sempre é tão simples quanto pode parecer.
O cavalo campolina é conhecido, após muito tempo de trabalho por parte de muitas pessoas, como um cavalo marchador de altíssima qualidade. Outro ponto importante é que o cavalo foi criado no Brasil, a partir da tecnologia nacional e dos trabalhos executados por uma série de interessados no assunto. Esse animal é usado, atualmente, para exposições de diversos tipos por todo o país, além de ser utilizado também para competições de alto nível.
Na verdade, com o tempo, cada vez mais cresceu o número de exportações do animal por parte do Brasil, algo inimaginável no passado e que serve de grande presente às memórias de pessoas como Dom Pedro II, Cassiano Campolina e Pacheco Resende, todos envolvidos diretamente no desenvolvimento da raça.
Mais Informações Sobre o Cavalo Campolina
O cavalo campolina possui cerca de 1,5 metro de altura, podendo ser um pouco mais baixo ou um pouco mais alto. Contudo, de uma maneira geral, esse animal não passa de 1,6 metro de estatura. Forte, o cavalo é pesado e pode se der muito resistente, por mais que não seja usado para o trabalho de força, até mesmo pelo seu valor de mercado.
O cavalo campolina, assim, é reconhecido em grande parte do planeta como um animal de competição ou de exposição, a depender da vontade do dono em questão. A montaria nesse cavalo costuma ser relatada como confortável e simples, já que o animal cavalga de forma leve, sem movimentos muito bruscos ou mudanças de direção repentinas. Esse animal, até mesmo por ser nacional, possui muitos admiradores em todo o Brasil, sendo cada vez mais comentado em todo o país.
Uma grande características do cavalo campolina é o seu pescoço musculoso, mostrando a força que esse cavalo possui e a forma como pode ser imponente em provas de alto rendimento. No fim das contas, portanto, o cavalo campolina é um belíssimo exemplar de cavalo, unindo muitas das boas características dos seus antecessores.
Padrões do Cavalo Campolina
As raças de cavalos possuem padrões muito bem definidos, fazendo com que seja difícil enganar um especialista no assunto com um exemplar copiado ou misturado. O porte do cavalo campolina, por exemplo, é nobre e fino, com uma forma muito suave de marchar.
Uma cópia do animal não terá a mesma forma de caminhar, facilitando o diagnóstico de que se trata de uma cópia mal sucedida. A cabeça do cavalo campolina também deve ser proporcional ao pescoço, com destaque para as suas orelhas que chamam a atenção de longe.
Com olhos grandes e muito vivos, o cavalo campolina também tem pelagem muito acima da média. Dessa forma, o cavalo é a primeira opção de montaria para aqueles que desejam praticar equitação de uma forma um pouco mais rebuscada, com cavalos acima da média do mercado.
O animal ainda é muito usado para lidar com o gado, já que o seu tamanho é muito bom para que o gado sinta-se pressionado e avance conforme as necessidades do vaqueiro. Há muitas associações voltadas para o cavalo campolina, havendo até mesmo uma associação federal que cuida do cavalo campolina no Brasil. Há discussões e debates para entender ainda melhor o cavalo campolina e realizar o seu desenvolvimento de forma sempre bem pensada.