Hoje vamos falar de uma raça de cavalo chamada Anglo Árabe, que é uma raça mestiça. A mistura de um cavalo puro sangue com um cavalo árabe. Para ser considerado anglo árabe o cavalo deve ter pelo menos 12,5% de sangue árabe.
O país que mais gera esse tipo de cavalo é a Franca. Nesse país foram utilizados dois machos, um árabe Massoud e Aslam, que é um garanhão turco, certamente da raça Turkoman ou Turkmene, que já é considerada extinta. Eles foram cruzados com três puro sangue Comus Mare, Selim Mare e Daer, depois de um tempo foi criado na França um programa para aperfeiçoar a raça. Lá existe uma fazenda onde eles são criados, chama-se Pompadour National Anglo Arb Stud e fica em Arnac Pompadour. Essa raça tem um dos livros mais velhos sobre a raça e também possui o Selle Français que é o mais famoso cavalo esportivo da França.
Esses animais eram utilizados por militares no passado. Hoje em dia elas são utilizados principalmente para esporte. É uma raça forte, resistente, veloz e salta muito bem. Já na América, mais precisamente nos EUA ela é tido apenas como uma mestiço e inclusive está separado na Arabian Horse Association.
Características da Raça de Cavalo Anglo Árabe
Por ser uma raça e passa por diversos tipos de cruza, o seu porte físico e imagem podem sim variar bastante. Na maior parte das vezes ele é um cavalo alto, quando a cruza acontece com uma égua puro sangue e um cavalo macho árabe. Os melhores exemplares e mais refinados são mais resistentes, boa ossatura, velocidade e os benefícios de um puro sangue.
A coloração desta espécie pode ser castanha, marrom ou cinza. O que se espera da mistura de raças é que ele se pareça mais com o anglo árabe, mas não totalmente com ele e nem com o puro sangue.
Esses animais têm o pescoço comprido, a crista aparece bastante, o corpo é pequeno porém musculoso, ossatura forte e tórax marcado.
Para uma raça perfeita a sua cabeça deve ser afilada e pequena, bem parecidas com o árabe, mas não pode ter o perfil muito proeminente.
O Anglo Árabe é uma cavalo muito inteligente e adaptável. Cavalo veloz, tem um galope estendido, salta muito bem, é muito elegante e resistente.
Sua principal aptidão é no esporte, em especial no enduro e nos saltos.
Descrição Física do Cavalo Anglo Árabe
Ele pesa algo em torno de 450Kg.
Pode medir de 152 a 160 cm.
A respeito da sua pelagem ela pode ser encontrada de diversas formas, o mais fácil de encontrar é a alazã, ou a pelagem castanha, também a tordilha. As crinas são poucas e sua pele é fina.
Com relação a sua cabeça ela tem o formato quadrado, bonita e seca, a face é larga e mais curta também. Suas orelhas não são grandes, ficam em pé, seus olhos são vivos e possui um olhar de atenção. Os lábios e o nariz são afilados, e as bochechas espaçadas.
O pescoço do cavalo é em formato de pirâmide, resistente e alongado.
Seu corpo é mais forte que o do puro sangue, também mais harmônico.
A crista é alongado e protuberante. Possui simples lombo e dorso, eles são fortes e também curtos, um pouco côncavo demais em alguns casos. Sua garupa é resistente, inclinada, pouco longa, sua cauda é baixa e é levantada enquanto ele marcha.
O seu peito não é muito esteiro, seu tórax é profundo e aparente e largo.
Os ombros são alongados ligeiramente torto, seu flanco é mais curto e possui a barriga redonda.
Com relação aos membros, esses são altos, e também secos, mas são delicados e com articulações aparentes, seus tendões são fortes, e cascos resistentes.
Seus braços e antebraços são alongados, suas nádegas são longas e retas, suas pernas são alongadas e delicadas, os joelhos abertos, a parte inferior da perna é alta e com média inclinação.
As influências dessa ração são de Thoroughbred, que ajudou no seu tamanho, potencial competitivo, e galope.
Muito utilizado para Sela e esportes hípicos.
História da Raça de Cavalo Anglo Árabe
Essa raça é muito valorizada, principalmente pois o cruzamento é feito com raças excelentes. Por isso é uma raça de sucesso, possui uma genética invejável.
Em nosso país o primeiro cavalo Anglo Árabe nasceu no ano de 1948 e foi batizado de Jango. O filhote é herdeiro de Húngaros de sua raça, e esses animais foram utilizados na cavalaria do nosso exército.
Anglo Árabe – Raça e Fotos
Essa raça é muito versátil, sendo usados para correr em competições, participando de salto a obstáculos, pólo e adestramento comum. Na França por exemplo essa raça tem corridas próprias para eles, onde não são aceitos cavalos com menos de 25% de linhagem árabe.
Anglo Árabe – Puro Sangue Francês
Essa raça nasceu em 1847 nas mãos de Gayot, onde foi realizado uma cruza entre essas raças é uma versão mestiça.
Éguas da raça navarra foram utilizadas, que veio do Andaluz. Essa criação foi feita no Sul do país na França, começando em Girondet indo até Toulouse, inclusive percorrendo Pau e Tarbes.
Diversos países quiseram e fizeram a importação dessa raça, entre eles o Japão, alguns países da América e outros da Europa.
Qualidades da Raça de Cavalo Anglo Árabe
As qualidades da raça são visíveis, ele é bem maior que o Árabe comum, e menos melindroso que o puro sangue inglês.
Perfeito para ser utilizado na cavalaria da polícia, por ser um animal forte, rápido e ágil que herdou do árabe. Já do inglês ele herdou a facilidades na corridas, especialmente as com obstáculos, e os menores perfeitos para pólo.
Cavalo excelente saltador, bom galope, trote e passo. É com certeza um perfeito melhoramento das raças árabes e puro sangue inglês. No caso se for cruzado com éguas de outras raças o resultado não será bom, o que é uma pena.
Este animal nasceu de uma mistura de duas raças de cavalo muito conhecidas e admiradas que são o famoso Puro Sangue Inglês e o Puro Sangue Árabe.
A raça anglo árabe é um cavalo com uma genética incrível, inclusive a cruza desses animais é muito conhecida pelo enorme sucesso, uma mistura de raças puras.
É um animal mediano em tamanho, muito inteligente e extremamente adaptável.
De seus pais herdou as melhores qualidades que cada um tinha para oferecer, do famoso puro sangue inglês ele trouxe a velocidade, a habilidade de saltar e seu galope do tipo estendido. A sua resistência e porte elegante ele herdou do puro sangue árabe.
Cavalo Anglo Árabe na Europa
Esse animal é grande destaque em diversos tipos de esportes, com participação especial no enduro e dando show em provas de salto.
No ano de 1836 esses animais foram gerados pela primeira vez na Europa, especificamente na França, sob supervisão do conhecido Serviço Nacional de Garanhões.
No meio do século 18, foram realizadas cruzas entre éguas da raça puro sangue inglês que eram importadas com alguns garanhões árabes na França, isso aconteceu logo depois que os muçulmanos foram expulsos da Europa.
História da Raça de Cavalo Anglo – Árabe
Como dissemos essa é uma raça nativa da França, onde também pode se aperfeiçoar. Lá esses animais já são criados a muitos anos, desde a época de napoleão por volta de 1800 em alguns centros equestres na região Sudoeste, na cidade de Pau, na comunidade de Tarbes e de Gelo.
É importante ressaltar que os primeiros animais como dissemos foram o resultado de cruzamento de éguas do puro sangue inglês com machos árabes, o contrário não é válido. Esses animais foram trazidos por Napoleão Bonaparte do Egito.
No ano de 1836 os franceses já eram famosos por criar essa raça, para melhorar ainda a raça já era necessário incluir outros tipos de linhagens.
O objetivo dos franceses era unir as melhores características de cada animal, como por exemplo do cavalo árabe eles queriam as boas habilidades, a força, a resistência e também a coragem. Do puro sangue inglês desejavam a velocidade, a habilidade para o esporte, assim seria possível alcançar quase que a perfeição.
Cavalos Campeões
Essas misturas com certeza geraria muitos campeões, duas raças tão incríveis não poderiam gerar descendentes menos que perfeitos. Então vamos conhecer alguns animais campeões. Com o tempo as coisas foram melhorando e animais incríveis começaram a surgir.
-
Prima
Esse animal no ano 1890 foi um nato campeão das corridas.
-
Denouste
Esse cavalo teve seu auge no século XX, era um show nas competições militares que participava, e originou uma forte linhagem de reprodução de primeira linha.
-
Hapargon
Esse animal foi campeão entre 1948 e 1952 sendo premiado com diversas medalhas.
-
Grand Coeur A
-
Ipso Facto
-
Jumper J
-
Eusorcelence
-
Djerk
Estes últimos são os mais recentes campeões franceses, ganhadores de medalhas e destaques em todas as competições.
Usos da Raça de Cavalo Anglo Árabe
Com o tempo, já no ano de 1850 a raça de cavalo anglo árabe que foi considerada pronta e perfeitos como deveriam ser, e por este motivo a cruza deixou de ser feita.
Esse animal é um excelente cavalo para montaria, ele é maior que o Árabe e mais fácil de lidar que o inglês.
O cavalo anglo árabe é perfeito para ser usado na cavalaria militar, é um animal leve, rápido, forte e resistente.
Os animais podem ter uma pequena variação e hora predominar sangue árabe e hora sangue inglês, isso vai revelar suas habilidades. Rápido como um árabe, e quando inglês é perfeito para corridas com obstáculos. Quanto menos, ótimo para polo. É um animal com boas habilidades para saltar, para galopar e trotar.
Fotos do Cavalo Anglo Árabe
Como já citamos nos texto pela questão de mistura algumas características ainda podem ser uma surpresa, quanto se terá mais características de um ou de outro.
Mas apesar de tudo não é certo afirmar que um cavalo terá por exemplo 50% de características genéticas de cada raça. Tudo isso vai depender do nível de critério de cada criador, em alguns lugares é permitido realizar a cruz do animal tendo um deles 75% de carga genético e outro apenas 25% por exemplo.
Em outros lugares menos criteriosos por exemplo é permitido inclusive cruzas com cargas genéticas bem pequenas, algo em torno de 12,5%.
Anglo Árabe Brasileiro
Em nosso país no ano de 1948 nasceu o primeiro cavalo dessa raça brazuca. Ele é filhote de cavalos importados da Hungria, os cavalos seguintes dessa raça foram utilizados especialmente para cavalaria do exército daqui.
Características do Cavalo Anglo Árabe
Esses cavalos medem em média de 1,5m a 1,65 metros se os cavalos reprodutores tiver o tamanho certo. A pelagem deles pode ser castanha, tordilha ou alazã de acordo com os reprodutores. As crinas são finas assim como sua pele. Eles possuem a cabeça em formato quadrado, bonita e seca. A face é larga, porém curta, suas orelhas não são grandes, estão sempre atentas. Seus olhos são expressivos e demonstram inteligência. Possui lábios afilados, e as narinas também. Possui as bochechas espaçadas.
O pescoço em formato de pirâmide parece resistente, longo e proporcional ao seu corpo. O corpo é forte e muito harmônico. O cachaço é alto e longo. Possui o lombo simples assim como seu dorso, eles são curtos porém fortes. Possui garupa resistente, espaçosa, inclinada, a sua cauda é baixa em relação ao corpo. O peito do animal é mediano, possui seu tórax bem marcado. A barriga é arredondada, possui o flanco curto. Seus membros são alongados, com perfil delicado, boas articulações, os tendões são fortes. Os cascos são duros e resistentes.
Possui as nádegas planas.
O que você achou sobre mais essa raça? Conta para gente.