Home / Animais / Raça Chihuahua de Pelo Longo: Características, Origem e Fotos 

Raça Chihuahua de Pelo Longo: Características, Origem e Fotos 

O chihuahua é um cãozinho meigo e com um olhar bem doce. Conhecido por ser muito pequeno, um dos menores cães que existem. Há dois tipos de Chihuahua: o de pelo curto e o de pelo longo.

O exemplar de pelo curto é considerado como o original. Enquanto que o de pelo longo surgiu do cruzamento do chihuahua de pelo curto com outras raças, como o Lulu da Pomerânia e o Papillon, no começo do séc. XX.

Os dois tipos são considerados como raças diferentes. Por isso, o cruzamento entre eles deve ser evitado.

No post de hoje, vamos aprender tudo sobre a raça Chihuahua de pelo longo, suas características, origem, e muito mais… Confira!

Raça Chihuahua de Pelo Longo – Origem

Sobre a sua origem do chihuahua, existem duas teorias: a primeira de que ele teria surgido na China e sido trago por comerciantes espanhóis para o Novo Mundo. E foi onde cruzou com outras raças de cães nativos também pequenos.

Enquanto que a segunda teoria afirma que o chihuahua surgiu na América do Sul, e que é descendente de um cão mudo e pequeno, que era usado em rituais religiosos dos povos Toltecas. Esses cães pertenciam à raça Techichi.

Eles diziam que existia um cachorro pequeno, com os pelos em tom avermelhado, que era responsável por guiar as almas para o submundo. Havia um cão assim em todas as famílias Astecas. Quando um membro da família falecia, eles sacrificavam o cão e depois o cremavam junto à pessoa falecida.

Raça Chihuahua de Pelo Longo Características

Além do mais, os Toltecas e Astecas também tinham o costume de comer cachorros. E acredita-se que os Techichi tenham servido de refeição para eles também.

Raça Chihuahua de Pelo Longo – Características

Antes de mais nada, é preciso frisar que não há subdivisão na raça chihuahua quando se trata de tamanho, ainda que o cão seja menor do que os seus pais ou seus irmãos.

Muitas pessoas, para venderem raças por preços melhores, afirmam que o exemplar pertence a subdivisões como Chihuahua Pocket Size, Standart, Chihuahua Toy, Miniatura e Tea-Cup. Porém, subdivisões como essas são utilizadas de forma errada, para valorizarem o exemplar.

Agora sim vamos às principais características do chihuahua:

O chihuahua de pelo longo apresenta as mesmas características que o de pelo curto. A única diferença entre eles é o comprimento dos pelos.

  • Tamanho: esse cão pode pesar até 2,7 Kg. No entanto, as pessoas preferem os que pesam menos, entre 1 e 1,8 kg.
  • Aparência: de pequeno porte, o chihuahua é bem compacto, é mais largo que alto.
  • Pelagem: de pelo longo, macio, que pode ser tanto liso quanto ondulado. Pode apresentar uma certa abundância de pelos na região do peito e ao redor do pescoço. Em suas patas traseiras, há uma espécie de “saia” de pelos, e também nas orelhas. A cauda possui uma pelagem longa e bem cheia, como se fosse uma pluma.
  • Cabeça: é arredondada, em um formato que se assemelha a uma maçã. A sua mandíbula é extremamente pequena quando comparada com o tamanho do crânio. E também é pontiaguda. A mordedura do chihuahua é em forma de tesoura. Possui orelhas expressivas, eretas, grandes e se apresentam em um ângulo de 45°.
  • Olhos: possuem os olhos grandes e separados. Normalmente, apresentam uma cor mais escura e bastante lágrimas, que servem para lubrificá-los. Os chihuahuas de pelos mais claros podem apresentar olhos claros também.
  • Cauda: o chihuahua possui a cauda um pouco curvada e ereta sobre as suas costas.
  • Cor: são várias as cores, como preto, abricot, bicolor, amarelo, marrom, multicor, creme e tricolor. No caso dos mexicanos, eles preferem exemplar todo preto, com algumas marcações na cor marrom; ou preto com algumas manchinhas brancas. Enquanto que os americanos preferem os exemplares de cores sólidas, em especial o abricot.
  • Expectativa de vida: um chihuahua vive entre 11 e 17 anos.

  • Problemas comuns em chihuahua: apresar de viverem bastante, esse cão costuma apresentar problema do coração por volta dos 9 anos de idade. Por isso, é muito importante manter o peso equilibrado, evitando o excesso, para que o coração não fique sobrecarregado. Outros problemas comuns em chihuahua são: fragilidade nos ossos, que podem se quebrar com facilidade; luxação nas patas; podem apresentar molera, assim como em seres humanos, e o parto pode ser difícil, devido ao tamanho da cabeça (em muitos casos, pode ser preciso realizar uma cesariana).
  • Perfil da raça: o chihuahua é um cãozinho muito alegre e esperto. Quando ele sorri, é capaz de esboçar expressões bem engraçadas. Ele é um cão muito inteligente, dinâmico, corajoso, muito observador e que gosta demais de latir. Ele também é fiel ao seu dono e afetuoso. Quando se trata de estranhos, ele é bem reservado.

A sua baixa estatura é compensada com os seus latidos altos, insistentes e fortes, sempre que nota um ruído, por menor que seja. Assim, se você procura por um cão menos barulhento, o chihuahua pode não ser a melhor opção.

O treinamento com o chihuahua deve se iniciar quando ele ainda é um filhote. Também é importante mantê-lo em contato com outros cães e também com pessoas, para que ele não fique tão estressado quando for submetido a uma situação ou ambiente diferente do que está acostumado.

Se for treinado da forma certa, pode se tornar uma excelente companhia. Essa raça de cão adora ficar no colo por longos períodos, desde que o local esteja bem silencioso. São, inclusive, considerados como cães de luxo e de colo.

Caso ele escute algum barulho, tende a sair correndo até o local para saber do que se trata. Se for um estranho, certamente irá latir muito. Isso faz do chihuahua uma ótima opção de cão de alarme.

Uma característica dessa raça é a tendência que ele tem de tremer, em especial quando diante de situações que lhe deixem ansioso ou em estado de alerta. Na maioria das vezes, as pessoas confundem com medo ou frio. Mas não há motivo para preocupação.

A maior parte dos cães da raça chihuahua vivem em harmonia com os gatos. No entanto, eles não gostam muito de crianças, em especial das suas brincadeiras. Por isso, é importante sempre ter um adulto por perto quando esses dois estiverem no mesmo ambiente.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *