Existem no mundo mais de 300 raças de galinhas que chamamos de domésticas (gallus domesticus), divididas em três grupos: aves locais, aves de raça pura e aves híbridas.
Galinhas matrizes são galinhas selecionadas para reprodução por serem os híbridos resultantes do cruzamento de avós. As galinhas e os galos, pais das matrizes, nascem do acasalamento das bisavós dentro de uma mesma linha.
O termo híbrido vem do cruzamento entre linhagens ou raças diferentes, mas pertencentes à mesma espécie. Trata-se de aves férteis, capazes de produzir novos indivíduos, com iguais características.
As galinhas matrizes servem para garantir que as gerações futuras não se degenerem, descartando o risco de que elas percam suas características produtivas e peso, o que geraria galinhas menores, com crescimento reduzido e lento.
Essas diferenças na produtividade são determinantes para o produtor rural, pois fazem que os lucros na venda de ovos ou de carne se tornem menores do que o custo com mão de outra, ração e outros, tornando a criação inviável.
Aves híbridas, quando pesadas entre 90 a 100 dias, ainda vivas pesas cerca de 2.200 quilos. Apresenta, característica diferenciadas, de acordo a rusticidade e a raça:
- Raças pesadas voam mais baixo do que as mais leves, o que implica na altura da cerca
- As galinhas de cores escuras toleram menos calor que as de cor clara
- Algumas raças põem mais ovos
- Algumas raças são melhores mães
Estatísticas
Segundo a União Brasileira de Avicultura – UBA, o maior produtor de matrizes de corte nacional é o Estado de Santa Catarina. O alojamento de matrizes de corte catarinense cresceu de 6,495 milhões de cabeças, em 2003 para 7,161 milhões em 2004, garantindo participação de 21,5% no plantel de matrizes de corte no País, seguido pelo Paraná (19,8), São Paulo 16,4) e Rio Grande do Sul (15,9). As galinhas caipiras híbridas são classificadas segundo o peso:
Aves Híbridas Pesadas 2.200 kg – peso vivo com 90 a 100 dias
- Pescoço Pelado – Conhecida também como caipira francês tradicional, é uma ave rústica, mas de fácil manejo. Dentre as aves híbridas é raça mais criada na França e no Brasil. Possui penas na cor vermelho mesclado, pele, patas e bico amarelo forte e sua carne possui textura e sabor muito apreciados.
- Acoblack – Ou Caipira Preto com Pescoço Pelado é uma ave de porte esguio, penas pretas e esverdeadas, canelas longas, barbela e crista vermelho sangue. Muito procurada por sua carne magra, com baixo colesterol.
- Gigante Negro – Por ser uma ave criada em confinamento é muito procurado no mercado de aves vivas e ornamentais. O macho é empregado na avicultura orgânica para ovos galados.
Híbridos Pesadões 2.200 kg – peso vivo com 70 a 80 dias
- Carijó Pesado – Ave conhecida por suas belas penas com pontos brancos, possui porte alto, tem o pescoço emplumado, pele, bico e patas amarelos. Alimenta-se em pastagens e com rações de cereais. Excelente produtora de carne nobre, é muito valorizada no mercado.
- Pesado Vermelho – Conhecida também como Caipira Francês Vermelho Escuro, é uma ave com penas na cor vermelho forte, pele, patas e bicos na cor amarela, com rabo preto. Possui peito avantajo e forte e é muito rústica, apropriada para o campo, de fácil alimentação e comercialização.
- Carijó Pescoço Pelado – Ou Caipira Francês Pedrês), ave excelente para ser criada em clima quente, possui patas e pele amarelo escuro, crista e pescoço pelado na cor vermelho sangue. Muito apreciada em restaurantes elegantes por ter pele fina e não possuir gordura.
Híbridos Super Peso 2.200 kg – peso vivo aos 56 a 68 dias
- Master Griss – Leva ainda o nome de Caipira Francês Exótico por possuir penas coloração atraente, mescladas nas cores preto, marrom e branco. Apresenta pigmentos amarelo escuro no bico, patas e pele e pescoço emplumado. É uma ave de porte grande, com canelas compridas, ótimas para o campo, fácil de alimentar.
- Pesadão Vermelho – Popularmente conhecido como Caipira Francês Vermelho Claro é muito bem paga no comércio, viva ou abatida, quando apresenta excelente rendimento. De porte grande, peito avantajado, possui penas vermelho claro, pescoço emplumado, e cor branca nas extremidades das penas e do rabo. As patas, bico e pele possuem pigmento amarelo.
- Isa Brown – Ótima para ovos de granja. Produz cerca de 300 ovos vermelhos e grandes por ano, consome pouca ração e pesa aproximadamente 1.900 gramas. Seu bico e patas são amarelos e suas penas vermelho claro.
- Caipira Negra – Referência em ovos de granja, é criada em sistema semi-intensivo e produz aproximadamente 270 ovos por ano. Suas penas são brilhosas, pretas no corpo e avermelhadas no pescoço e na cabeça, com patas e bico pretos.
Melhores Raças Poedeiras
- Legorne- É uma das raças mais populares mundialmente. Poedeiras desde a antiguidade, põe ovos brancos e grandes desde cedo, com taxa de produtividade muito alta. Não chocam seus pintinhos e são inconstantes, sendo mantidas em confinamento.
- Rhod Island Red -Raça americana muito popular, conhecida também com o rode. São menos inconstantes, mas produzem menos ovos. São ovos grande e marrons, mas nem sempre os chocam. Podem ser agressivas ou dóceis, boas para produções sem gaiolas, livres nos quintais.
- Sex Link – Provém de um processo cuidadoso de procriação e têm garantia de alta produtividade. Têm bom comportamento e são procriadas para a produção de ovos. Têm o sexo indicado pela cor das marcas, que após a primeira geração desaparecem. São compradas diretamente de seus criadores, que passam as informações sobre seus traços.
Melhores Raças de Corte
- Cornish – É uma raça de galinácio da Cornualha, Inglaterra, conhecido também como O combatente ou brigador indiano.
- Plymouth Rock Branca – É uma ave dos Estados Unidos, ideal para pequeno proprietário, tanto para avícola ou quintal, pois é muito resistente ao frio e tem dupla aptidão: carne e ovos.
- New Hampshire – Vem do New Hampshire, Estados Unidos, uma raça meio pesada, excelente produtora de ovos e carne que disseminou-se pela Europa.
- Sussex – Originária da Inglaterra, é uma galinha de quintal mansa e tranquila, de constituição pesada que possui finalidade dupla, ovos e carne.
- Rhode Island White – Vem de Rhode Island, Estados Unidos, e tem dupla finalidade: carne e ovos, distinta da Rhode Island Red, mas as duas podem ser acasaladas para criar galinhas híbridas.
- Gigante de Jersey – Ave mundialmente conhecida, originária de New Jersey, EUA, é uma ave de dupla finalidade, carne e ovos, muito requisitada por ser uma raça de galinhas pesadas para abate