Algumas espécies de cães possuem muita força em seu interior, o que faz com que possam realmente criar muitos problemas para as presas. O caso é que essa presa pode ser uma pessoa, em geral pelo fato de o animal se sentir atacado ou violado de alguma maneira. Assim, não é incomum que os cachorros possam atacar as pessoas, o que acontece com certa regularidade.
Quando o animal é leve e pequeno, o ataque não costuma causar muitos problemas. Já quando o cachorro em questão é de grande porte, como um pastor-alemão, as coisas já começam a mudar de figura. Isso porque o pastor-alemão é um dos grandes exemplos de cães fortes, tão fortes ao ponto de apenas uma mordida ser capaz de fazer muitos estragos.
Essa força toda faz com que as pessoas se perguntem: qual será o peso da mordida de um pastor-alemão? Você já ouviu dizer que é duas vezes o peso do animal? Ou seria três vezes? A grande verdade é que, no fim das contas, há muitos boatos em relação a tudo o que envolve os cães, não sendo diferente com o peso da mordida do animal. Em todo caso, se você possui interesse em saber quanto pesa a mordida de um cachorro como o pastor-alemão, veja abaixo.
Quanto Pesa a Mordida de um Pastor-Alemão?
A mordida de um cão e o seu peso sempre são temas bastante corriqueiros nos debates a respeito de como os animais podem ser socializados. Assim, há aqueles cachorros que possuem mordidas realmente fortes e que, em um surto, poderiam causar inúmeros problemas. Esse é o caso do pastor-alemão, que possui uma mordida capaz de chegar aos 110 quilos.
Isso faz com que o animal esteja na sétima posição dentre os cães com mordida mais forte de todo o mundo, segundo pesquisas de algumas universidades norte-americanas. Dessa forma, é natural pensar que um ataque de pastor-alemão possa ser bastante perigoso. Todavia, a grande questão é que ataques do animal são cada vez menos comuns, já que essa raça se torna cada vez mais dócil no trato com as pessoas.
Ademais, o pastor-alemão é um animal de adestramento fácil e acessível, então muitas vezes o cachorro apenas será capaz de atacar alguém caso o seu dono ordene que isso aconteça. Logo, tenha em mente que o pastor-alemão é um cão como outro qualquer, capaz de amar e de ser amado, evitando propagar o estereótipo de que a raça é agressiva.
Características do Pastor-Alemão
O pastor-alemão está entre os animais mais fortes e resistentes de todo o mundo, mas também é um dos primeiros no quesito inteligência. Portanto, o animal é relativamente fácil de adestrar e costuma ser obediente.
De qualquer forma, o porte do pastor-alemão já assusta qualquer um, com o animal tendo de 55 a 65 centímetros de altura. Além disso, um pastor-alemão pode pesar até mesmo 40 quilos quando em fase adulta, quase o peso de uma mulher adulta.
Esses dados fazem com que a impressão errada a respeito do animal seja transmitida às pessoas, que acabam por entender de forma equivocada o que é essa raça. Vale lembrar que, quando treinado para tal, o pastor-alemão pode servir como um belo cão de companhia, gostando de se exercitar e de brincar ao ar livre.
Assim, o cachorro pode ser uma boa opção para donos que também gostam de atividades físicas, pois a falta de passeios pode gerar estresse no pastor-alemão, deixando a raça mais agressiva que o normal. Nesses casos, com o cachorro é forte e possui mordida muito aguda, a violência da raça pode se tornar um grave problema, sendo interessante evitar isso a todo custo.
Inteligência do Pastor-Alemão
O pastor-alemão é um cachorro muito inteligente, capaz de entender e obedecer a ordens com muita facilidade. Dessa maneira, é muito comum que o pastor-alemão seja treinado para servir como cão policial, por exemplo. Pois, como o trabalho policial exige precisão e força, a raça funciona muito bem no serviço de buscar por entorpecentes e demais materiais ilícitos. Além disso, o pastor-alemão pode ser treinado para apenas imobilizar o criminoso, sem causar danos permanentes a quem quer que seja.
Ademais, não é raro que o pastor-alemão possa ser treinado, também, para a participação em eventos e competições voltadas para cães de todos os tipos. Nessas competições, a parte física e a inteligência do animal costumam ser colocadas à prova, mostrando o quanto essa raça pode ser completa em muitos sentidos.
Alguns especialistas, na verdade, classificam a raça como uma das três mais inteligentes de todo o mundo, ocupando justamente a terceira posição desse ranking. Em muitos casos, o pastor-alemão apenas precisa de cerca de 5 repetições para aprender alguns comandos simples, embora seja necessário mais esforço para ensinar tarefas um pouco mais complexas ao animal.
A Saúde do Pastor-Alemão
O pastor-alemão é um cachorro grande e, como tal, possui maior possibilidade de desenvolver problemas ligados à coluna vertebral. Dessa maneira, é importante que o dono esteja sempre atento aos possíveis problemas na coluna dos cães dessa raça, o que não costuma ser incomum. Na verdade, o pastor-alemão apresentará algum problema relacionado à sua estrutura vertebral ao menos uma vez em sua vida.
Dessa forma, caso você tenha um exemplar de pastor-alemão, saiba que esse animal precisa de acompanhamento frequente. Além disso, o pastor-alemão possui certa propensão, também, a sangramentos em muitas partes do seu corpo. Portanto, esse é outro fator a considerar ao longo da vida do animal, para que, caso aconteça algum tipo de problema, você já esteja atento para resolver o mais rapidamente possível.
O tempo médio de vida de um pastor-alemão costuma girar ao redor dos 10 anos de vida, o que mostra como animais dessa raça não vivem muito. Isso porque há cachorros que podem viver até 16 anos, por exemplo, sem apresentar grandes preocupações médicas ao longo da sua vida. De qualquer forma, antes de adquirir ou adotar um pastor-alemão, é importante saber o quanto o cachorro dessa raça pode apresentar alguns tipos de problemas, até mesmo para que a resolução seja mais rápida.