A classificação desses animais vem de uma infraordem chamada Simiiformes. Alguns são engraçados, outros são mais agitados, mas todos mostram um “quê” de inteligência. Existem muitas espécies espalhadas por aí, mas você sabe quantos macacos existem no Brasil e no mundo?
Um Pouco Acerca Das Espécies Existentes De Macacos
Para entender bem e corretamente tudo acerca dos tipos de macacos que existem, devemos detalhar algo importante. Há cerca de 6 famílias agrupadas em 2 diferentes parvordens.
Parvordem Platyrrhini
Essa parvordem engloba o conhecido macaco do novo mundo e compreende 5 famílias, que são:
- Família Cebidae – Com 17 espécies advindas da América do Sul e da América Central;
- Família Callitrichidae – Com 42 espécies advindas da América do Sul e da América Central;
- Família Atelidae – Com 27 espécies advindas da América do Sul e da América Central;
- Família Aotidae – Com 11 espécies advindas da América do Sul e da América Central;
- Família Pitheciidae – Com 54 espécies advindas da América do Sul.
Parvordem Catarrhini
Essa parvordem engloba o conhecido macaco do velho mundo e compreende somente 1 família: a Cercopithecidae. Esta possui 139 espécies advindas da Ásia e da África.
Mas o que isso tem a ver com quantos macacos existem no Brasil e no mundo? Bom, dessa forma temos como especificar a quantidade de espécies e exemplares vivendo nos diversos habitats.
Como se pode ver, os Simiiformes tem uma grande extensão, com diversas famílias, bem como mais de 200 espécies de inteligentes macacos. Essas espécies estão distribuídas aproximadamente da mesma forma nos territórios:
- Americanos;
- Africanos;
- Asiáticos.
Deve-se observar que dentro da parvordem Catarrhini há uma família chamada Hominoidea. Esta é a dos primatas não classificados como comuns macacos.
Como São Os Macacos?
Antes de sabermos quantos macacos existem no Brasil e no mundo, que tal descobrirmos um pouco mais sobre esses animais? Achamos que conhecemos as espécies por conta de:
- Seu comportamento lúdico;
- Darem voltas pela floresta;
- Terem expressões estranhamente familiares (afinal, estamos relacionados a eles).
Mas como alguns tipos de macacos são diferentes de outros primatas, que incluem grandes símios como: gorilas, orangotangos e chimpanzés – e nós?
Uma das maneiras mais simples de definir um macaco quando comparado a outros primatas é olhar para o rabo. Os macacos, em um sentido geral, abrangem inúmeras espécies de primatas.
Outros grupos de primatas, como os lêmures tem cauda, mas os macacos não. Os macacos também tendem a:
- Ter faces relativamente planas e curtas;
- Se mover com os quatro membros;
- Ter mãos e pés tipicamente com um dedão ou um polegar;
- Viver em grupos familiares sociais.
Eles diferem também dos prosimianos noturnos por terem características especiais, como órbitas ósseas totalmente fechadas. Estas os ajudam a enxergar melhor durante o dia.
Quando você olha para um animal desse e vê a sua postura mais vertical e articulações dos ombros totalmente móveis, deve se perguntar: como eles são tão parecidos conosco? E quantos macacos existem no Brasil e no mundo?
Quantos Macacos Existem No Brasil E No Mundo?
Macacos Existentes no Velho Mundo
Ok, agora que sabemos o que é um macaco, exatamente quantos tipos existem? O macaco é amplamente dividido em espécies do Velho Mundo (160) e espécies do Novo Mundo (174). Então são 334 espécies no total.
Diz-se que macacos do Velho e do Novo Mundo têm narizes diferentes. Os do primeiro possuem narizes estreitos e narinas voltadas para baixo. Seus dentes e tipos de visões também diferem. Isso porque a arcada dentária é menor e a quantidade de cores enxergadas também.
Como o próprio nome sugere, os macacos do Velho vivem em regiões geográficas na África e Ásia. Já os do Novo Mundo, vivem nas Américas do Sul e Central.
É sabido que muitos especialistas em macacos estão substituindo os termos “Velho Mundo” e “Novo Mundo”. Essa troca está sendo feita por exemplares africanos, asiáticos e centro/sul-americanos para refletir um ponto de vista menos centrado no colonialismo.
Macacos Existentes no Novo Mundo
Conhecendo um pouco mais sobre as espécies, saberemos quantos macacos existem no Brasil e no mundo. Uma grande diferença com os exemplares do que se chama de Novo Mundo é que algumas espécies têm caudas “pré-trêmulas”. Isso significa que podem captar objetos com essa parte do corpo.
Esses macacos são capazes de suportar totalmente o seu próprio peso corporal pendurando nas caudas. Incrível, não? Tanto por isso, eles também passam muito mais tempo nas árvores, enquanto os exemplares do Velho Mundo tendem a preferir mais o solo.
Os macacos do Novo Mundo têm narizes largos com narinas voltadas para o exterior. Além disso, os que são vistos na América Central e Sul variam em termos de visão limitada de cores. É o que podemos dizer que equivale ao daltonismo em humanos. Nesse caso, todos os machos são daltônicos, mas as fêmeas podem variar de uma para a outra.
Os Macacos no Brasil
É interessante saber quantos macacos existem no Brasil e no mundo. Dessa forma, explanamos um pouco sobre o que encontramos no mundo, agora, saberemos como as espécies são distribuídas no Brasil.
Em território nacional temos 2 dos 34 mundiais hotspots de biodiversidade. Hotspots são as regiões que possuem alta biodiversidade, bem como uma grande quantidade de espécies que são ameaçadas. Entre elas temos: a Mata Atlântica e o Cerrado.
Na Mata Atlântica, a estimativa é que ocorram mais de 1.700 espécies desses vertebrados especiais. Assim sendo, temos cerca de 700 endêmicas. Espécies endêmicas ocorrem apenas em um local. Aproximadamente, 55 são espécies dos grupos dos mamíferos.
Em se relacionando com as espécies dos primatas, temos mais que 110 primatas instalados em solo brasileiro. Esse é o maior número encontrado em todo o planeta. Desses 110, 23 podem ser encontrados dentro da Mata Atlântica, assim como 18 que são endêmicos.
Os grupos dos primatas encontrados dentro da Mata Atlântica podem incluir:
- Mico;
- Sagui;
- Muriqui;
- Mico-leão;
- Macaco-prego;
- Barbado.
Diversos desses animais acabam sofrendo ameaças quanto a sua extinção. Isso deve-se, principalmente, à fragmentação e modificação do habitat.
Viu quantos macacos existem no Brasil e no mundo? São realmente muitos, não é? Mas algo a se ressaltar é que, se não cuidarmos bem desses animais, teremos uma quantidade cada vez menor.