Inegavelmente o que motiva uma pessoa a ter um cãozinho para chamar de seu, é uma companhia para brincar e alegrar nos dias que mais precisamos, não é? O cão Basset Hound é a raça especializada em matéria de amigo e companheiro. Ele é um mar de tranquilidade e sempre está bem humorado.
Fique por aqui e saiba muitas coisas sobre esse cão tão interessante, como Quantos Filhotes Podem Ter Uma Cadela Basset, além de outras informações imperdíveis!
Cadela Basset: Quantos Filhotes Podem Ela Pode Ter?
A fêmea Basset pode ter de 8 a 9 filhotinhos.
Mas, para que esta gravidez e para o parto sejam tranquilos e bem sucedidos, a futura mamãe precisa de certos cuidados e acompanhamento profissional.
O motivo é pelo fato de seus filhotes serem pesados como também compridos. Infelizmente, devido a isso, alguns filhotes nascem mortos, pois comprimem o útero da sua mãe. Isso pode, consequentemente, provocar o sufocamento de outros filhotes.
Características Físicas do Basset
O Basset é um cão de porte médio e tem o título de 2º melhor cachorro farejador de todo o mundo. Apesar de ser uma raça de médio porte, tem patas curtas.
Além disso, eles podem chegar facilmente até os 30 quilos, semelhantemente ao peso da raça de porte grande.
O Basset tem rugas tanto na testa como também ao redor dos olhos. Seu focinho é negro bem aberto e grande, ferramenta essencial para um bom farejador.
Tem olhos de aspecto cabisbaixo e orelhas longas e caídas – dando a impressão de um cão constantemente triste. O que é um tremendo engano!
Em relação ao tamanho e o peso da raça, a média é:
- Machos: têm até 35 cm e pesam entre 18 kg e 27 kg.
- Fêmeas: chegam até 32 cm e pesam de 15 kg a 25 kg.
Temperamento e Personalidade do Basset
Este cão tem um temperamento de “amigo para todas as horas”. É extremamente sociável, compartilhando com alegria o espaço com seres humanos, cães e, até mesmo, outros animais como, por exemplo, os gatos.
Quem tem crianças em sua residência, se delicia com a algazarra que o Basset e eles fazem juntos, provando que ele é ótimo com crianças! É extremamente amoroso, sendo impossível ser agressivo, principalmente com seus donos.
Também não é nem um pouco tímido com chegada de visitas a sua casa.
É um típico amante de um aconchegante colo. Se deixar ele fica lá por horas e horas, o problema é que seu peso não permite esse luxo.
É um animal fácil de conviver com todos os entes da família. Sendo assim, esses bichinhos odeiam ficar sozinhos.
Sendo assim, a dica é planejar uma atividade, uma espécie de treinamento para ele se distrair nos momentos em que ficar sozinho até a chegada de alguém para bagunçar com ele. Ou, até mesmo, um cão companheiro para animar em toda a casa.
Apesar de ser uma raça extremamente sociável, principalmente com crianças, o Basset, quando ainda filhote, precisa receber um treinamento para ficar mais carinhosos e sociáveis, pois são bebês tímidos e desconfiados.
Mas, se acaso sua casa é movimentada, sempre recebendo muitas visitas, fique tranqüilo, pois o Basset é um ótimo anfitrião! Recebem convidados com todo charme e simpatia que a raça tem.
Para este cão, quanto mais pessoas na casa, melhor!
Problemas Mais Comuns da Raça Basset
Puxa vida! Como nada é perfeito, o Basset sofre de alguns problemas complicados de saúde como:
- Germes e bactérias podem querer habitar no canal auditivo do seu animal, causando inflamações devido ao fácil acesso. As suas orelhas são longas e representam um ambiente propicio também para o desenvolvimento de fungos.
- Tem forte tendência a ficarem obesos.
- Seu corpinho alongado pode ocasionar problemas na coluna, justamente por ela ser baixa. Por isso, não deixe seu pet subir com frequência escadas, em camas, em sofás e demais elevações, para prevenir problemas futuros.
Outros problemas que podem acometer essa raça de cão são: comprometimento das patas dianteiras, glaucoma, problemas no disco intervertebral, torções musculares, problemas gástricos.
Curiosidades Sobre o Basset Hound
Agora que já sabemos Quantos Filhotes Podem Ter Uma Cadela Basset e muito mais coisas sobre essa raça, conhece algumas curiosidades:
1 – Cão francês: a origem da raça é francesa – onde esses cães eram usados para caçar coelhos e lebres.
2 – Século 16: trata-se de uma raça antiga, sendo a primeira menção aos Bassets Hound feitas durante o século 16, em manuscritos sobre a caça;
3 – A partir de 1900: araça se torna mais popular e domesticada a partir dos anos 1900, onde o Basset ganha até espaço na publicadade;
4 – Babões: esses cães costumam salivar e babar muito, por isso, a higiene do focinho deve ser diária e regular;
5 – Expectativa de vida: é uma raça com expectativa de vida moderada, indo de 8 a 12 anos;
6 – Parece, mas não é… Há diversas raças parecidas com a Basset Hound e que costumam até serem confundidas, porém, mesmo com semelhanças, são cães diferentes:
- Bloodhound
- Beagle
- Foxhound Americano
- Dachshund
- Harrier
- Foxhound Inglês
- Pequeno Basset Griffon
- Otterhound
- Rhodesian Ridgeback.
7 – Teimosia: Apesar de extremamente carinhosos, dóceis e sociáveis, muitas vezes, são teimosos.
8 – Sempre junto: atenção! Ao passear com o seu Basset, mantenha a guia totalmente sob o seu controle. Isso porque o seu instinto caçador pode detectar a presença de algo interessante e chamar a atenção, o que o faz desviar do caminho e até não atender aos seus comandos.
9 – Comilões: ainda, são cães um tanto atrevidos em relação à comida. Tendem a insistir demais para ganhar um pedaço do seu alimento ou até avançar ou roubar qualquer coisa que ache saborosa;
10 – Roncos: o Basset é um cão que também costuma roncar bastante quando dorme. Se isso é um incomodo, acostume-o a dormir sempre no seu cantinho.
11 – Latidos: é um cão que late bastante, e alto! Portanto, prefira essa raça se não há vizinhos que costumam se incomodar, pois isso pode até colocar o bichinho em perigo.
12 – Manhosos: são cães manhosos, também, e costumam choramingar quando querem a atenção do dono.
13 – Preguiçosos: o Basset é uma raça que adora ficar horas sem fazer nada, apenas relaxando. Ainda, gostam muito de colo – o que passa a ser um incômodo para o dono, às vezes, devido ao fato de a raça não ser uma das mais leves. Mas não custa dar um pouco de carinho e manter o pet um pouco deitado sobre você!