As formigas são animais que despertam muita atenção e curiosidade, uma vez que se encontram espelhadas pela natureza e ambiente civil.
Existem várias espécies, algumas extremamente venenosas, cuja mordida é considerada uma das mais dolorosas de todas.
As formigas trabalham em cooperação e têm características específicas, além de diversas curiosidades.
São animais pequenos e possuem diversas propriedades. Vamos entender um pouco mais desses animais agora
Entendendo Como São As Formigas – Curiosidades
Existem cerca de 10 mil espécies de formigas conhecidas espalhadas pela superfície terrestre. Em relação ao número de formigas no mundo, elas existem quase em comparação ao número de seres humanos, em relação ao seu peso.
Ou seja, para cada ser um humano, existe um milhão de formigas espalhadas pela Terra.
As formigas não precisam de machos para se reproduzir. Elas conseguem, via clonagem, se reproduzirem, portanto, muitas vezes, só há fêmeas em um formigueiro, com essa forma de reprodução.
São animais extremamente fortes, pois são capazes de levantar 50x do seu peso. Imagine isso: você conseguiria levantar 50x o seu peso? Faça o teste: se você pesa 70 kg, consegue levantar sozinho 3500 kg?
As formigas são animais muito antigos e podem chegar a viver até 30 anos. Acredita-se que as formigas vieram no meio do período Cretaceo, o que significa que há 110 ou 130 milhões de anos, elas já existiam.
Formigas “conversam” usando substâncias químicas. Elas são capazes de se comunicar e cooperar usando feromônios.
Por meio dos feromônios, as formigas são capazes de enviar mensagens simples para suas colegas, alertam sobre perigos ou avisam que alguma comida foi localizada. É uma forma rápida e efetiva de comunicação.
As formigas usam sua comunicação através de feromônios para criarem superorganismos.
As formigas têm um tipo de mente coletiva, ou seja, assim como nosso corpo precisa de vários órgãos para funcionar, elas trabalham como parte de um organismo maior.
Elas se juntam para cumprir façanhas surpreendentes. Ao invés de trabalharem como indivíduos, elas trabalham como parte de um inteiro coletivo e agem como é melhor para a colônia.
Por isso as formigas são sempre exemplo de cooperação.
Formigas não têm ouvidos, mas isso não significa que sejam surdas. Elas usam as vibrações do chão para ouvir, colhendo-as no órgão subgenual, que está localizado abaixo do joelho.
Formigas conseguem nadar. Não todas, mas algumas espécies sim.
Elas têm a habilidade de sobreviver na água usando sua própria versão do nado cachorrinho, e também podem boiar por longos períodos de tempo.
Elas são excelentes sobreviventes, não só conseguem segurar a respiração por longos períodos de tempo, como também se juntarão para construir um bote salva vidas para sobreviver às inundações.
As Formigas Têm Dois Estômagos
Formigas têm dois estômagos, um pra se alimentar e o outro pra alimentar as outras.
Pode ser que você já tenha visto formigas se “beijando”, elas estavam na verdade alimentando uma à outra.
Esse processo permite que algumas formigas fiquem e cuidem do ninho enquanto outras saem em busca de alimento.
Como As Formigas Respiram?
Formigas não têm pulmões. Devido ao seu tamanho, as formigas não comportam um sistema respiratório complexo como o nosso, então elas respiram através de espiráculos, que nada mais são que buracos distribuídos nas laterais do corpo.
Os espiráculos são conectados por uma rede de tubos que distribui oxigênio para quase todas as células do corpo da formiga.
Portanto, a maneira de que as formigas respiram tem nome: chama-se respiração traqueal. É um tipo comum de respiração em insetos.
A respiração traqueal funciona da seguinte forma:
Respiração Traqueal
As traqueias formam um sistema de tubos aéreos, revestidos por quitina, que conduzem o ar diretamente aos tecidos do corpo.
O fluxo do ar é regulado pela abertura e pelo fechamento de poros especiais situados no exoesqueleto, denominados estigmas. Existem em insetos, aracnídeos, quilópodes e diplópodes.
Na respiração traqueal, o sangue não participa; todo o transporte gasoso é feito pelas traqueias.
As traqueias estão diretamente em contato com os tecidos. Isso quer dizer que, nos insetos, o sistema respiratório funciona independentemente do sistema circulatório.
Portanto, de maneira resumida, esse tipo de respiração funciona da seguinte forma:
- O ar atmosférico entra no corpo do animal através dos espiráculos e atinge as traqueias.
- O ar é conduzido ao longo das traqueias até as suas ramificações, as traquéolas, onde atingem as células.
- Desse modo, o oxigênio é transportado até a célula e o gás carbônico é retirado, através de difusão simples.
- Os insetos podem controlar a sua respiração abrindo e fechando os espiráculos, com contrações musculares. Essa condição é importante para a sobrevivência em ambientes secos, pois evita a perda de água.
E com esse tipo de respiração e sendo um animal que a habita a superfície terrestre, tendo características especiais em relação à reprodução, as formigas vem habitando a superfície terrestre há vários séculos e se multiplicando cada dia mais.
E O Coração Das Formigas?
Na verdade, as formigas não têm um ‘coração’ como é o do nosso sistema. Elas possuem um vaso dorsal, que carrega a hemilinfa, que o ‘sangue’ dos insetos, da região anterior para a região posterior, irrigando o cérebro.
Portanto, de uma maneira simples, o “coração” é um longo tubo que bombeia o sangue descolorido desde a cabeça até a retaguarda, e depois de volta à cabeça.
O sistema nervoso consiste em um longo nervo que vai também vai da cabeça até o final do corpo da formiga, mais ou menos como a medula espinhal humana.
Esse sistema circulatório das formigas também está presente em outros insetos. É um sistema simples, mas que funciona bem nesse grupo de animais.
Fontes: https://www.portalsaofrancisco.com.br/biologia/respiracao-traqueal
https://www.greenme.com.br/informar-se/animais/5549-formigas-curiosidades-bizarras
http://emanacndida.blogspot.com/2010/03/formiga-tem-coracao.html