Home / Animais / Quantos Dentes Tem a Boca do Jacaré?

Quantos Dentes Tem a Boca do Jacaré?

Se falando com animais perigosos nos vários continentes da Terra, você já conhece um dos mais famosos: o jacaré. É muito comum vermos em zoológicos e documentários, mas ver um ao vivo pode não ser nada seguro. Certamente é um animal territorial e ataca aqueles que invadem seu território, com a possibilidade de preempção.

Números E Características Dos Dentes

Os dentes de alguns animais poderiam facilmente apenas servir para aterrorizar outros animais e a nós, seres humanos. Ou poderia ser apenas útil para mastigar sua presa ou higienizar, realizar a higienização de seu corpo. Ou simplesmente facilitar o caminho de sua comunicação com sua própria espécie ou com outras espécies de animais.

Não há dúvida de que o mundo animal ainda tem muitas surpresas para nós. Os jacarés costumam ter um número diferente de dentes, dependendo da espécie a que pertencem, com muitas diferenças. Podemos decidir que, em média, o número de dentes de jacaré varia entre setenta e quatro e oitenta. Seus dentes são caracterizados por serem muito afiados e vão crescendo à medida que se deterioram e, durante a vida, podem deixar até três mil dentes, o que o torna o animal do planeta no qual mais dentes crescem.

O jacaré está na lista dos animais que mais possuem mais dentes no mundo, dividindo o páreo com a girafa, o crocodilo, as piranhas e os tubarões. Os animais se adaptaram, graças a milhões de anos de evolução, a viver no ecossistema em que crescem, aproveitando ao máximo as características de suas espécies. Quando você pensa no animal com mais dentes no planeta, o que você imagina? Você pensa em um tubarão temido ou uma baleia?

Existem dois animais que competem para ocupar o primeiro lugar como animal com maior número de dentes e, o tamanho de ambos, é consideravelmente reduzido em comparação com as espécies temidas que possam aterrorizar com suas próprias mandíbulas. Este animal não é o jacaré.

O jacaré troca de dentes cerca de vinte e cinco vezes durante sua vida. Suas células permitem esta recuperação dos dentes por uma quantidade bastante grande de vezes, diferente dos seres humanos, que são incapazes de regenerar um dente perdido e reconstituí-lo apenas uma vez na vida. Na natureza, existem outras habilidades muito melhores para recuperar células dentárias graciosas nas células-mãe que são ativadas se necessário. Agora, uma equipe de cientistas está estudando como os pacientes desses predadores estão crescendo para aplicá-lo aos seres humanos no futuro.

Utilidade dos Dentes

Com esta quantidade grande de dentes, sabemos que o jacaré os utiliza para atacar suas presas. São raros os ataques a seres humanos, mas podem acontecer. O ser humano não faz parte do cardápio principal do animal, mas em alguns casos pode ser incluído. Podem também atacar pescadores, aqueles que buscam água ou aqueles que andam ao longo das margens de um rio. A sua alimentação varia de acordo com a espécie.

O jacaré de papo amarelo, por exemplo, possui uma alimentação generalizada alimentando-se de moluscos, crustáceos, insetos, peixes, aves, morcegos e até mesmo ungulados e outros répteis. O jacaré do pantanal mesmo com a boca fechada deixa ver muitos dentes, por isso é também chamado jacaré piranha. A sua dieta é constituída por peixe, moluscos e crustáceos. As fezes desse jacaré servem de alimento para muitos peixes.

O jacaré açu, que também é conhecido como jacaré negro, é um dos predadores que estão no topo no que se diz respeito à cadeia alimentar. Os adultos podem predar qualquer animal de seu habitat, como onças, pumas, sucuris e jiboias. São de forma geral carnívoros alimentando-se de pequenos animais. Estão na lista: peixes, tartarugas e capivaras. Podem engolir em pedaços grandes uma cobra.

Podemos notar assim que, o número de dentes que os jacarés possuem é essencial para que possam atuar como excelentes predadores e realizar uma refeição saudável. Lembrando que os jacarés não mastigam, apenas mordem suas presas. Suas mandíbulas são muito fortes.

Eles percebem um movimento mínimo da superfície da água. Podem identificar a presa e evitar o soro predatório na menor escuridão. O soro é coberto de escamas que mudam individualmente. Os olhos e as narinas dormem na parte superior da testa, na forma de restauração possível quase completamente debaixo d’água e não são vistos deitados em paz, esperando o almoço chegar.

Cuidados Com Os Jacarés

Se você não quiser sentir na pele a presença desta enorme quantidade de dentes por sofrer algum tipo de ataque destes animais, sugerimos aqui alguns cuidados que podem ser extremamente úteis:

Não ignore a presença de um jacaré. Não entre em áreas ou regiões onde estes animais estejam dormindo. Não assuma sua segurança. Tenha muito cuidado nas águas habitadas por jacarés. Mais de noventa por cento dos ataques de crocodilos ocorrem dentro ou perto da água; portanto, todo cuidado é pouco para evitar essas áreas.

Esses animais geralmente vivem em águas quase estagnadas, que contêm muita lama e vegetação, e geralmente podem ser encontradas em pântanos. Eles também podem viver em lagos, lagoas, rios, estuários, canais artificiais e, em casos raros, piscinas. Nadar nas águas em que os jacarés estão presentes é altamente perigoso. Podem atacar também e capotar pequenos barcos, trazendo perigo a marinheiros e arrastando -os para a água.

Tente ficar bem longe da água antes do anoitecer. Eles podem atacar a qualquer momento, porém são mais ativos e perigosos ao pôr do sol e a noite. Se você estiver próximo ou estiver em águas infestadas após o anoitecer, use uma lanterna ou uma lâmpada de mineiro para verificar frequentemente a área circundante.

Homem Dando o de Comer a um Jacaré
Homem Dando o de Comer a um Jacaré

Preste atenção especial durante a estação de acasalamento. Eles são mais perigosos quando se acasalam e se reproduzem, porque são mais agressivos. Também aumenta a probabilidade de encontrá-los no local durante esse período, porque, em alguns casos, eles vagam em busca de um companheiro ou um covil. Mães que protegem a toca são particularmente ferozes e atacam qualquer pessoa para proteger a ninhada.

Lembre-se de que os jacarés são mestres da camuflagem. Tome especial cuidado em águas barrentas ou nublada e onde a vegetação está presente. Mesmo que você não consiga ver um jacaré, sempre assuma que existem. Fique longe da água quando estiver em terra e evite a vegetação densa para fornecer um bom esconderijo para esses animais.

Se você ouvir um jacaré sibilante, tente entender de onde vem o som e corra na direção oposta, o mais silenciosamente e rapidamente possível. Jacarés que se sentem ameaçados podem assobiar. Não alimente jacarés ou crocodilos. Alimentar esses animais os ensina a não temer o homem e associá-lo à comida. Nunca os alimente voluntariamente e tome cuidado para não fazer isso acidentalmente jogando restos de peixe ou outros alimentos comestíveis na água.

Jacaré Comendo uma Tartaruga
Jacaré Comendo uma Tartaruga

Alimentar apenas os jovens não é permitido. Lembre-se que um jacaré de 60 cm de comprimento se tornará um dia um jacaré de três metros que ainda espera que os homens o alimentem. Isso torna mais perigoso para si e para os homens que ele encontrará.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *