Pastor-da-Anatólia
Uma raça reconhecida a pouco tempo, foi registrada nos Estados Unidos em 1990 e começou a ser exportada um pouco antes, nos anos 80. Famoso por ser um cão de porte grande, que ajuda na proteção e cuidados com rebanhos e gados.
Possui um método muito inteligente de cuidar desses animais, ficando em um local estratégico para visualiza-los e costuma andar aos arredores para ver se tem predadores escondidos.
São animais velozes, ágeis e inteligentes. Possuem um temperamento mais difícil por se tratar de um cão pastor e de caça, demoram um pouco para obedecerem aos comandos e respeitarem seus donos. Mas são dóceis e amigáveis, porém mais sérios, no caso evite o contato com crianças.
É considerada uma raça nobre e por conta disso, nunca houve misture desse animal com outros tipos de cães, por não gostarem da presença junto a eles. No caso, são temperamentais, protetores e ciumentos. Não gostam da presença de estranhos e podem ser agressivos. Caso opte por adota-lo certifique de colocar cercas ao redor para proteger de possíveis ataques a outras pessoas.
Suportam diversas temperaturas como quentes e frias, e por conta disso viveram boa parte do tempo de uma forma saudável na Turquia que possui essas características. Mesmo sendo registrado há pouco tempo, sua existência por essa região é mais de dois mil anos Antes de Cristo.
É um ótimo cão guarda, ficando bem em quintais, mesmo assim, sempre passeie com seu cão para mantê-lo saudável.
Tamanho do Pastor-da-Anatólia
É um cão bem grande, sendo até mesmo a ser confundido com lobos na região pelos que veem de longe e não conhecem a raça. Porém seus focinhos são bem característicos e lembram os vira-latas que conhecemos habitualmente tendo uma cara mais achatada e orelhas caídas, ao contrário do seu primo, pastor alemão.
- Os machos podem chegar até 80 centímetros e pesar 65 quilos.
- As fêmeas podem medir até 75 centímetros e pesar 55 quilos.
Por conta dessas características, além das descritas acima, precisa de um dono mais forte e experiente para que consiga segura-lo em possíveis situações, além de uma inteligência maior para treinamento e cuidados de cães de guarda e de porte maior.
Possui uma visão privilegiada, além do olfato e audição como todos os cães. Tem costume de latir a noite, assim como seu antepassado, os lobos.
Por conta do seu tamanho e temperamento, não é um cachorro muito indicado para apartamento e lares menores que não seja em fazendas, já que é um animal muito ativo, precisa ter disposição para percorrer longas distâncias. Mas, claro, nunca deixe seu animal abandonado no quintal, ele também precisa de cuidados e afetos diariamente!
Falaremos no tópico abaixo mais sobre os cuidados com o Pastor-da-Anatólia para que ele viva bem e saudável.
Cuidados com o Pastor-da-Anatólia
Caso sua casa seja grande e você esteja pensando em adotar um animal de estimação, o Pastor-da-Anatólia é uma excelente opção de companhia. Porém, assim como todos os pets alguns cuidados são necessários para que ele se mantenha saudável, feliz e viva por bons longos anos.
- Coloque cercas, grades ou outros meios de segurar o Pastor-da-Anatólia dentro da residência, por ser um cão muito independente ele tem costume de fugir e pode ser agressivo com estranhos o que não é algo muito legal tanto para você juridicamente, como para vida de seu animal.
- Tenha uma rotina de exercícios com seu animal, no caso, leve para passear ou ofereça treinamentos que tenham esforços físicos em conjunto.
- Sua pelagem é bem densa, por isso ele resiste a temperaturas muito quentes e frias. Porém, ela deve ser escovada diariamente se possível, e lavada mensalmente para que fique um animal apresentável, além de um animal fedido pode atrair moscas e outros insetos e isso faz mal à saúde do seu pet.
- Assim como todos os animais maiores, possuem predisposições genéticas a terem algumas doenças como: deslocamento de quadril e do cotovelo. Tudo isso pode ser predeterminado com exames específicos em um veterinário e tratado com remédios e fisioterapia que fazem com o problema seja amenizado e seu animal tenha uma vida normal, no caso, essas doenças fazem com que ele fique manco e seja impedido de correr e por conta disso, acabe morrendo antes por tristeza e dores constantes, em raros casos, uma cirurgia é necessária.
- Como todos os cães, o hipotireoidismo também pode aparecer com a idade adulta, caso note que a pelagem do seu cão esteja caindo mais que o normal, ele esteja engordando com facilidade e com fadiga, procure o veterinário. Essa doença pode ser tratada com medicamentos.
- Um cão de porte maior, pode comer um pouco mais, por isso, além de investir em uma quantia maior de ração, escolha uma de boa qualidade e que contenha todos os nutrientes e vitaminas necessárias para seu pleno desenvolvimento.
Agora que você já sabe todos os cuidados necessários com seu Pastor-de-Anatólia, vamos responder nesse artigo quanto tempo esse seu novo amigo pode viver!
Quantos Anos Vive o Pastor-de-Anatólia
No caso, alguns cuidados são necessários para todos os cães, em cães maiores tem uma vida agitada com caminhadas e exercícios é essencial para evitar problemas como sobrepeso e até mesmo psicológicos em seu animal, para eles, estar trancado em um apartamento é inviável, e pode torna-lo agressivo e depressivo.
Mas, quando todos os itens acima são preenchidos e você esteja com plena de responsabilidade de adotar um, o Pastor-de-Anatólia pode viver por longos 12 anos, com muita saúde esbanjando companhia e alegria em seu lar.
No caso, no Brasil, eles são muito difíceis de serem encontrados, sendo necessário até mesmo importa-lo dos Estados Unidos. Com isso, informações específicas sobre seus pais e pré-disposições genéticas ficam difíceis de serem informadas previamente, mas nada impede que a adoção e compra ocorra.
No caso, seu preço é um pouco acima da média em razão de todos esses percursos necessários, chegando a custar quase 6 mil reais dependendo do local de compra, além do investimento com rações, vacinas e consultas no veterinário.
Não esqueça de saber mais sobre o Pastor-de-Anatólia e outros cães no Mundo Ecologia e deixe nos comentários se já saiba sobre esse cachorro.