Cachorros Poodles
Excelentes cães domésticos famosos devido a sua pelagem e seu porte elegante. Surgiu na Alemanha, mas se tornou famoso na França, sendo até mesmo símbolo do país. Andava junto da elite francesa e era quase obrigatório que toda dama tivesse um em sua companhia.
São animais muito inteligentes, já tiveram diversas funções como carregar charretes, atrações circenses, cães guias e policiais. Quando adestrados conseguem aprender diversos truques e surpreendem seus donos por conta da rapidez com quem aprendem coisas novas.
Costumam se apegar a um membro da família, que disponibiliza os alimentos, água, carinhos e dá mais atenção no dia-a-dia do animal. Podem ser protetores com os familiares quando chegam visitas ou pessoas de fora, por isso, nunca deixe seu poodle sozinho com um estranho como entregadores ou outros tipos de funcionários.
Quando bem treinados, com responsabilidade e limites, costumam ser animais bem tranquilos. São caseiros, mas gostam de brincar e correr. Aliás, seu nome veio do francês e significa poça d’água e por conta de sua agilidade, antigamente, eram cães utilizados para caçar dentro da água, conhecidos como predadores de patos. Interessante, não?
Caso esteja em seus planejamentos adotar ou comprar um poodle, continue acompanhando esse artigo no Mundo Ecologia com informações muito importantes como exemplo como alimentar seu animal e qual a quantidade recomendada.
Quantas Vezes e Qual Quantidade o Poodle Come por Dia
Para os menos curiosos, que ainda estão em processo de selecionar seu próximo pet, é necessário saber que os poodles possuem diversos tamanhos e eles afetaram a quantidade de comida que deve ser fornecida ao seu animal.
Tudo isso depende do ambiente em que você vive, no caso de casas pequenas e apartamentos, o Poodle Toy ou Micro Toy é o ideal. Para residências maiores, o médio ou gigante vão se adaptar tranquilamente tendo espaço em seu quintal para correr, como dentro de casa.
Como no Brasil, o clima é quente, é legal deixa-lo no período da tarde ou de grande calor dentro das casas para que a temperatura quente não prejudique a saúde do animal.
Mas, voltando ao que interessa, veja abaixo a quantidade de comida de acordo com cada porte do poodle que você tiver ou escolher.
- Tamanho grande:
Filhote = 100 a 500 gramas de ração por dia, dividida em 3 porções (manhã, tarde e noite)
Adulto = 300 gramas de ração por dia, dividida em 2 porções (manhã e noite)
- Tamanho médio:
Filhote = 100 a 150 gramas por dia em 3 porções (manhã, tarde e noite)
Adulto = 130 a 200 gramas por dia em 2 porções (manhã e noite)
- Tamanho pequeno:
Filhote = 100 a 110 gramas por dia 3 porções (manhã, tarde e noite)
Adulto = 100 gramas por dia em 2 porções (manhã e noite)
- Tamanho micro e toy:
Filhote = 100 gramas por dia em 3 porções (manhã, tarde e noite)
Adulto = máximo 70 gramas por dia em 2 porções (manhã e noite)
Lembre-se de nunca deixar a ração liberada o tempo todo para que seu cachorro não fique com sobrepeso, como ele possui um porte delgado pode fazer mal aos seus joelhos e posteriormente sofrer de complicações para correr, brincar e se tornar um pet triste.
Elas devem possuir boa qualidade e se possível seja semiúmida. Nunca dê carne ou carboidratos como arroz, feijão para o Poodle pois além de ser calórico, não são alimentos que possuem digestão preparada em seu estômago podendo fazer mal para saúde. Se achar necessário pergunte ao seu veterinário de confiança quais as melhores marcas e rações para seu pet.
A água ao contrário da ração deve estar disponível o tempo inteiro, apenas atenção para troca frequente para que não apareçam insetos e para que ela esteja sempre fresca em períodos de temperaturas mais quentes como no Verão. Cuide muito bem do seu novo amigo!
Veja a seguir no próximo tópico mais uma lista de cuidados com seu Poodle.
Outros Cuidados Com o Poodle
Embora seja um animal muito calmo, que se adapta fácil e quando bem cuidado, nunca fica doente, chegando a viver até quase 20 anos, os poodles necessitam de alguns cuidados comuns como todos os demais cães, assim como cuidados mais específicos em relação principalmente a sua pelagem. Por isso, anote tudo para saber mais sobre a raça. Vamos lá?
- Os poodles precisam ser tosados de forma frequente, no caso pelo menos uma vez por mês ou de 15 em 15 dias caso opte por uma pelagem mais alta que necessite apenas de retoques. Nunca corte o pelo do seu animal sozinho, pois pode cortar demais e principalmente o tipo Toy precisam de cuidados em relação a sua fragilidade. Procurem pet shops de confiança, vale a pena o investimento.
- Seu pelo deve ser escovado todos os dias para evitar nós. No caso de pelagem suja, a tosa deve ser feita urgente, pois desembaraçar pode trazer desconforto para seu poodle além da questão estética.
- Outros cuidados assim como demais cães também são obrigatórios, como vacinas em dia e idas ao veterinário pelo uma vez por ano para um checkup.
- O poodle não necessita de longas caminhadas, mas deve se exercitar nem que seja correndo atrás de brinquedos e bolas pela casa todos os dias.
- Caso não tenha interesse em ter mais animais, procure mais informações sobre castrar seu animal. Nunca em hipótese alguma deixe um cachorro abandonado na rua!
Caso tenha optado por ter um poodle veja abaixo valores para compra dessa raça tão famosa e querida.
Preço de Um Poodle
Por se tratar de um cachorro de raça, mas encontrado facilmente principalmente no Brasil, o poodle não é tão caro, e tem o preço de 500 a mil reais, dependendo do tamanho ou do local comprado, se já vem vacinado ou vermifugado.
Os amantes de Poodle dizem que vale o investimento, lembre-se de anotar junto a essa quantia valores para rações, caminhas, vacinas, consultas, entre outros cuidados pagos para não ter surpresas, nem passar apertos.
Para saber mais sobre essa raça, aproveite e faça uma busca no site do Mundo Ecologia!