Será que você conhece mesmo o hipopótamo? algumas curiosidades sobre o animal podem ser surpreendentes.
O hipopótamo-comum (Hippopotamus amphibius) e o hipopótamo-pigmeu (Choeropsis liberiensis ou Hexaprotodon liberiensis) são as duas únicas espécies restantes da família Hippopotamidae.
Os hipopótamos são animais nativos do continente africano, sendo os que habitam zoológicos em sua maioria da espécie comum. Na natureza, o animal vive em bandos próximo a lagos, dentro dos quais costumam passar boa parte do tempo. Um fato impressionante a respeito dos hipopótamos é que seus dentes caninos inferiores crescem continuamente, podendo chegar aos 50 cm e pesar até 5 kg. Mas apesar disso, os animais são herbívoros.
Hipopótamo: Características
Os hipopótamos vivem próximos a rios e lagos profundos ao redor dos quais podem ter acesso ao seu principal alimento, a vegetação baixa. São animais classificados como semi-aquáticos, podendo ser encontrados em grande parte do continente africano e também no Oriente Médio.
Os animais fazem parte da categoria de mamíferos mega-herbívoros, juntamente com os elefantes e os rinocerontes. Uma curiosidade: as girafas não fazem parte desse grupo pois, apesar da sua altura, não são tão pesadas.
As Características Físicas de um Hipopótamo Macho ou Fêmea são:
- Peso varia entre 3 e 4 toneladas;
- Comprimento varia entre 3,80 e 4,30 m;
- Cauda de 50 cm;
- Animais machos são maiores e mais pesados do que as fêmeas;
- Animais robustos, com grossa camada de gordura subcutânea;
- Pernas curtas, orelhas pequenas, focinho grande e presas grandes;
- Quatro dedos em cada pata e cascos;
- Pele lisa, podendo ter tom cobre ou rosado, coberta por pelos curtos;
- Lábios, orelhas e ponta da cauda do animal não possuem pelos;
- Sua pele secreta uma substância avermelhada para se proteger do sol.
Hipopótamo: Como Vive
Os hipopótamos vivem em grupos na natureza e um animal macho lidera grupos de até 50 animais. A respeito do ciclo reprodutivo, o cio das fêmeas dura 3 dias e os os filhotes costumam nascer na estação de chuvas. A gestação dura de 32 a 34 semanas e na maioria das vezes o animal gera apenas 1 filhote.
Os hipopótamos atingem a maturidade sexual por volta dos 3 anos de idade em cativeiro. Os machos a atingem entre 6 e 13 anos na natureza, já as fêmeas a atingem entre 7 e 15 anos. Os animais podem chegar até os 41 anos na vida selvagem e até os 54 em cativeiro.
O animal passa boa parte do dia dentro da água, podendo ficar submerso por até 5 minutos, e passa a noite em terra firme. Um fato interessante é que o acasalamento, o nascimento e a amamentação de filhotes ocorrem dentro da água.
Hipopótamo: Alimentação
Os hipopótamos são herbívoros, sendo a maior parte da sua alimentação composta por ervas e plantas próximas a lagos e rios. Como o animal passa boa parte do tempo na água, seu corpo não exige uma quantidade tão grande de comida visto que seu gasto de energia é baixo durante o dia. Por isso, em comparação a outros mega-herbívoros, o hipopótamo come relativamente pouco.
Em cativeiro, sua dieta é composta por plantas, frutas e vegetais, sendo que os animais podem chegar a consumir diariamente o equivalente a 1,5% do seu peso corporal. Na natureza, seu consumo se restringe a vegetação curta como grama, brotos e juncos. Ocasionalmente, pode se alimentar de raízes e frutas. Mas ainda assim, o hipopótamo pode chegar a comer 30 kg de grama durante sua pastagem noturna.
Os hipopótamos passam muitas horas pastando durante a noite na natureza e podem andar por quilômetros até encontrar comida. É interessante notar que mesmo estando próximos a fontes de comida dentro dos lagos e rios, os animais só comem enquanto estão na água se não houver alimento em terra firme.
Na natureza, o hipopótamo segue as fezes de outros animais para encontrar locais com alimento abundante. O animal precisa consumir muita água para não ficar desidratado, portanto encarar longas jornadas em busca de comida pode fazer mal à sua saúde.
Mesmo sendo um animal de grande porte e dentes afiados, o hipopótamo é lento fora da água e isso compromete suas habilidades de caça. No entanto, caso sua sobrevivência seja ameaçada pela falta de alimento, os animais podem praticar canibalismo contra os membros jovens, doentes e idosos do seu grupo.
Apesar de os hipopótamos pastarem e consumirem uma grande quantidade de vegetação, eles não são ruminantes. Na realidade, seu estômago com câmaras e seu trato intestinal longo promovem uma digestão mais lenta, havendo maior absorção de nutrientes dos alimentos ingeridos.
Os filhotes de hipopótamo e suas mães precisam de atenção especial para que fiquem hidratados e bem alimentados. As fêmeas precisam ingerir alimento suficiente para se nutrir e produzir leite para os filhotes, que são amamentados até os seis meses de vida. Os pequenos comem as fezes da mãe e assim desenvolvem uma flora bacteriana saudável para seguir com a dieta normal dos hipopótamos depois desse período.
Hipopótamo: Extinção
Alguns fatores que levaram a extinções locais de hipopótamos em áreas da África e do Oriente Médio são a caça para consumo e para utilização do seu habitat para plantio. Além disso, o animal pode ser agressivo e pôr em risco a vida de seres humanos, o que os leva a serem abatidos caso hajam encontros perigosos.
Os hipopótamos machos também brigam muito entre si e esse é um outro fator que contribui para a diminuição da sua população. Diante de tantas ameaças, no ano de 2008 a União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN) passou a considerar o estado de conservação dos hipopótamos como vulnerável.
Hipopótamo: Curiosidades
- “Hipopótamo” é uma palavra de origem grega e significa “cavalo do rio” – o animal também já foi chamado de cavalo-marinho e peixe-cavalo;
- A pele do animal é muito sensível ao sol, portanto para se proteger ele produz e secreta uma substância que serve como protetor solar, anti-séptico e anti-bactericida;
- A mordida de um hipopótamo equivale à pressão de 810 kg;
- O animal mata mais humanos no continente africano do que leões, búfalos, elefantes e rinocerontes juntos;
- Os leões são os únicos predadores naturais dos hipopótamos, atacando em bandos para conseguir abatê-los.
Gostou do artigo? continue navegando no blog para aprender mais e compartilhe este artigo em suas redes sociais!