O dogue alemão é uma raça de grande porte e merece muita atenção quando o assunto é alimentação. Alguns aspectos como o tamanho e a idade do cachorro devem ser considerados para que o seu pet possa se desenvolver bem. No artigo de hoje vamos falar um pouco sobre os hábitos alimentares da raça. Vamos lá?
Para os criadores do dogue alemão é muito importante prestar atenção na alimentação dessa raça, já que eles possuem um porte muito avantajado e necessitam de nutrição mais especializada e até mesmo alguns reforços nutricionais.
O dogue alemão costuma alcançar um peso considerável em poucos meses de vida e isso pode sobrecarregar seu corpo e seus ossos. Assim, uma alimentação apropriada é indicada desde os primeiros meses de vida até a fase adulta, quando eles chegam a pesar quase noventa quilos.
Saiba que o dogue alemão precisa consumir cerca de duas mil calorias por dia para o seu desenvolvimento pleno. A dieta pode incluir alimentos caseiros e rações que variam de quantidade à medida que o cachorro cresce.
Quando ainda são filhotes os dogues precisam comer de forma fracionada ao longo do dia, já os mais velhos podem realizar as refeições duas vezes ao dia. Assim, a indicações dos especialistas é que o filhote coma até quatro vezes até completar três meses de idade.
Essa rotina pode ser diminuída aos poucos, de modo que ao completar seis meses, o cão realize apenas duas refeições diárias.
Quantidade de Comida
Quando completa aproximadamente um ano e meio o dogue alemão já pode ser considerado um animal adulto e a sua alimentação vai variar de acordo com o seu peso. É aconselhável que para um animal de aproximadamente quarenta e cinco quilos sejam servidas cerca de 500 gramas de comida por dia. Dessa forma, as necessidades do animal serão plenamente supridas.
Outro detalhe importante que não deve ser esquecido é sempre deixar uma vasilha com água à disposição do seu pet. A hidratação é essencial para que o seu dogue alemão permaneça saudável e livre da desidratação.
Observe que o excesso de comida pode levar o dogue alemão à obesidade causando muito problemas para a saúde do bichinho. Além do peso, eles podem sofrer com alguns problemas de saúde (com a displasia de quadril). Portanto, muita atenção na escolha da alimentação já que ela precisa auxiliar no fortalecimento dos músculos e ossos do animal.
Procure evitar alimentar o cão antes de submetê-lo a uma atividade física mais intensa, já que pode causar problemas gastrointestinais.
Características do Dogue Alemão
Mesmo com um porte bem grande, o dogue alemão é um animal muito dócil e inteligente. São muito ativos, cheios de energia e precisam sair pra passear e realizar atividade todos os dias.
Além disso, são excelentes companheiros para a família e costuma conviver muito bem com as crianças. Sua aparência é muito altiva, elegante e suas orelhas são curtas. Já o pelo do animal é mais ralo e liso podendo se apresentam nas cores: preto, dourado, chumbo e tigrado.
As hipóteses mais aceitas destacam que o dogue alemão surgiu a partir do cruzamento entre o bulldog e outras raças. Com o passar dos anos, a raça foi se expandindo para todo o mundo e os seus parentes próximos do passado eram comumente utilizados para auxiliar a atividade de caça. Por esse motivo, eles herdaram essa característica e são bons caçadores por serem corajosos, resistentes e muito fortes.
Tal qual é conhecido atualmente, o dogue alemão foi reconhecido quase nos anos de 1900.
Cuidados e Curiosidades
Confira alguns cuidados essenciais com o seu dogue alemão. Veja:
- Procure escovar o pelo do seu animal todos os dias. Isso pode ajudar a remover pelos mortos e evitar doenças. Os banhos devem ser realizados a cada quinze dias.
- O dogue alemão é uma raça que necessita exercícios físicos contantes. Assim, as caminhadas precisam ser feitas diariamente.
- Procure treinar e ensinar alguns comandos ao seu cão logo nos primeiros meses de vida. Assim, ele poderá ficar cada vez mais comportado ao longo da vida.
- Você sabia que o dogue alemão sabe nadar muito bem? Uma excelente opção de atividade a ser realizada com o pet é a natação.
- O dogue alemão foi considerado o maior cão do mundo segundo avaliação do livro dos recordes. O animal chegava a medir mais de dois metros de comprimento. Incrível, não é mesmo?
- Quem gosta de desenho animado deve lembrar do ScoobyDoo, não é verdade? Saiba que o famoso cachorro é da raça dogue alemão.
- O dogue é um animal muito pacífico e pode se adaptar muito bem no ambiente doméstico. Carinhoso e muito companheiro ele é uma excelente escolha para alegrar e defender a sua casa . Tome cuidado apenas com os espaços que ele frequenta, pois costuma ser muito desastrado podendo derrubar objetos e bagunçar muito.
- São cães que costumam viver apenas cerca de 8 anos de vida. Uma pena, não é verdade?
Bom, nosso artigo acaba por aqui! Mas você pode continuar acompanhando o nosso site e aproveitando as novidades sobre diversos animais e plantas. Ficou alguma dúvida com relação à alimentação do dogue alemão? Logo abaixo você pode nos deixar o seu questionamento, ok?
Se você já cria um cachorro dessa raça, que tal nos contar a sua experiência? Ficaremos muito felizes em receber o seu comentário e conhecer um pouco mais sobre o seu dogue alemão. Esperamos encontrar você mais vezes aqui no Mundo Ecologia. Até a próxima!