Classe: Reptilia
Ordem: Crocodilia
Família: Crocodylidae
Gênero: Caiman
Espécie: Caiman crocodilus
Os jacarés são alguns dos animais silvestres que mais dão medo às pessoas. Afinal de contas, os seus dentes e sua aparência não são nada convidativos para uma amizade, não é mesmo? Você teria coragem de chegar perto de uma dessas espécies? Provavelmente não!
Apesar de todo o temor que eles passam, são animais incríveis. Sua sobrevivência na natureza e alguns hábitos peculiares despertam a nossa fascinação, mesmo que ele seja assustador.
Assim, neste artigo queremos revelar alguns desses hábitos tão incríveis. Um deles é quanto tempo este animal consegue ficar submerso, sem subir a superfície. Por quantas horas ele consegue fazer esta proeza? Veja no decorrer do artigo, além de outras curiosidades!
Quanto Tempo Um Jacaré Fica Embaixo Da Água?
Essa pergunta não é tão difícil de responder, mas, temos que considerar a espécie, idade, local onde ele está submerso e por aí vai. Resumidamente, um jacaré adulto e com condições físicas normais consegue ficar debaixo d’água por volta de 3 horas.
Se for um animal menor ou até uma fêmea, suas condições não permitem ficar por tanto tempo. Porém, ainda sim podem ficar entre 1 e 2 horas tranquilamente, sem prejudicá-los.
Para que isso aconteça, eles utilizam um processo batizado de “by pass”. Quando estão submersos e o oxigênio pulmonar termina, o sangue não passa pelos pulmões, mas continua normalmente por todo o corpo.
Agora que você já descobriu a resposta do título, veja algumas outras curiosidades a respeito deste animal incrível!
É Rentável Fazer a Comercialização De Jacarés?
Sim, você consegue ter um lucro muito bom. Ao proprietário rural que decidir realizar este novo empreendimento, terá em pouco tempo uma rentabilidade muito boa. E, outro ponto positivo além do retorno financeiro é que você pode ajudar a preservar espécies que estão correndo o riso de serem extintas.
O sabor de sua carne é considerado bastante exótico e, por este motivo, o consumo de jacarés está numa crescente sem igual no nosso país. Restaurantes excêntricos estão cada vez mais vendendo a carne desses animais. A procura por esta carne teve uma alta muito significativa.
E, para terminar, o seu couro ainda possui um preço muito alto no mercado. Seu valor comercial ainda é lucrativo para aqueles que o vendem. Sem falar que é muito requisitado pelas pessoas, principalmente aquelas que têm um maior poder aquisitivo.
Quando são criados em cativeiros, a sua alimentação está baseada em subprodutos das indústrias. E, pode ser que o produtor rural consiga descartes do criadouro de aves, bovinos, suínos, peixes e aves. Assim, a carne é moída e potencializada com sais minerais e vitaminas.
A comida desses animais chega a 35% de seu peso todo mês.
Características Gerais Dos Jacarés
Ele é um réptil. Este é o nome mais popular aos membros da classe Reptilia. Nela, estão inclusas as serpentes, tartarugas, lagartos, crocodilos e diversas espécies que já foram extintas. Estima-se que os répteis foram uma das classes do reino animal que mais perderam membros decorrentes da extinção.
A característica mais comum a todos eles é que possuem o sangue frio. Isso significa que a temperatura do seu corpo varia de acordo com o ambiente que está. No caso dos jacarés, é bem provável que você já tenha visto alguma reportagem sobre o banho de sol que tomam. Não é mesmo?
Seu gênero é o Caiman, sendo que jacaré é o nome mais comum dado aos répteis que estão localizados na América do Sul. O jacaré de papo amarelo vive, além do Brasil, na Argentina, Uruguai e Paraguai. Já o jacaretinga— também conhecido como jacaré de focinho estreito, jacaré do pantanal e jacaré negro — pode ser encontrado até no México.
Eles possuem uma adaptação muito boa quando estão dentro de cativeiros e semi-cativeiros. Se as suas exigências básicas como a umidade, temperatura, nutrição e higiene estão sendo atendidas, ele não tem nenhum tipo de desconforto; se adapta a qualquer lugar.
Algo bastante curioso é que os jacarés possuem uma terceira pálpebra. Elas são transparentes e vão de um lado para o outro do olho. Isso serve para que seus globos oculares fiquem protegidos quando estão debaixo d’água e, mesmo submersos, consiga ver sua presa.
Sua natação é excelente. Este animal tem a sua cauda como uma das principais ferramentas para o nado. Além disso, eles ainda conseguem caminhar, trotar e até fazer galopes quando estão na terra. Para isso, eles elevam o seu corpo através dos membros posteriores e anteriores.
Alimentação
Os filhotes de jacarés possuem uma alimentação mais restrita, comparado aos adultos. Geralmente, ela é baseada em insetos aquáticos e moluscos. Porém, pode ser que quando ele começar a caçar verdadeiramente, pererecas e pequenos anfíbios sejam as suas primeiras presas.
Já os adultos possuem uma alimentação bem mais variada. Como são carnívoros, alimenta-se de tudo o que veem pela frente. Suas presas mais comuns são peixes, mas, eles ainda comem aves que se aventuram na busca por alimento nos rios, moluscos que ficam na beirada das águas e mamíferos que vão beber um pouco de água.
Eles, apesar de estarem bem próximos um do outro, não costumam atacar em bandos. Cada um é responsável por sua própria caça.
Como foi dito em um tópico anterior, os jacarés comem cerca de 7% do seu peso, podendo chegar a até 35% de seu peso no mês. Portanto, se um jacaré pesa meia tonelada, ele costuma comer até 175 quilos e 30 dias para se satisfazer.
Eles comem durante um ou dois dias por semana. Já os seus filhotes comem quase todos os dias. Quanto mais velhos, menor é a sua caça. Porém, ela aumenta em peso.
No período mais frio do ano, o inverno, eles são capazes de hibernar por até 4 meses. Nesse período, ele não se alimenta e permanece tomando o banho de sol. Como são animais de sangue frio, eles necessitam de uma forma de aquecimento. Os raios solares são sua maior fonte de calor e, assim, durante todo o inverno, eles descansam recebendo essa energia.
O que você achou sobre este texto? Descobriu coisas que ainda não sabia sobre este animal? Comente sua experiência logo abaixo, nos comentários!