Conhecidos como cavalos d’água, os hipopótamos são considerados os mamíferos mais perigosos do mundo, quando ameaçados, pois mais de 500 pessoas morrem por ano devido a ataques desse animal.
Semiaquático, o hipopótamo é encontrado em rios e lagos profundos, mas quanto tempo ele consegue ficar embaixo da água? Será que ele nada rápido? Confira isso e muito mais a seguir.
Características Do Hipopótamo
Hipopótamo vem do grego e significa “cavalo do rio”. Pertence à família Hippopotamidae e tem suas origens na África. Este animal é um dos maiores animais terrestres quando se fala de peso, perdendo apenas para os elefantes e rinocerontes.
O hipopótamo é um mamífero ungulado, ou seja, possui cascos. Sua pele é grossa, cauda e patas curtas, cabeça grande com focinho largo e redondo. Tem o pescoço largo e a boca grande. Suas orelhas são arredondadas e pequenas e seus olhos ficam na parte de cima da cabeça. É um animal de cor rosada ou marrom e possui poucos pelos, que são bem finos.
Sua pele possui algumas glândulas que expelem uma substância que age como lubrificante da pele e ainda o protegem do sol. Um animal desse mede de 3,8 a 4,3 metros e pesa entre 1,5 toneladas a 4,5 toneladas, sendo que as fêmeas são um pouco menores e menos pesadas. Além disso possuem um estomago bem complexo e ainda conseguem ficar embaixo da água por até cinco minutos.
Os hipopótamos vivem em grupos liderados por um macho. Esses grupos podem ser de até cinquenta indivíduos. Eles se alimentam a noite e durante o dia dormem e mantém os corpos resfriados. Quando saem para se alimentar caminham por até oito quilômetros em busca de comida.
Alimentação E Habitat do Hipopótamo
Os hipopótamos são animais herbívoros e se alimentam, basicamente de grama, folhas verdes e largas, frutas caídas no chão, samambaias, brotos, ervas e raízes macias. Eles são animais que saem para se alimentar ao entardecer e podem chegar a comer de 68 a 300 quilos por dia.
Existem alguns relatos de que hipopótamos podem comer carne ou ainda praticar o canibalismo, mas seu estomago não é adequado para esse tipo de alimentação. Assim, a carnivoria pode ser consequência de estresse nutricional do animal.
Apesar de ficarem a maior parte do tempo na água, sua alimentação é terrestre e, geralmente ele anda nos mesmos caminhos em busca de comida. Assim, ele tem forte impacto sobre a terra, mantendo-a clara da vegetação e firme.
Habitualmente, os hipopótamos vivem em rios e lagoas da África, mas também existem alguns animais mantidos em cativeiro, principalmente nos zoológicos. Por ter a pele bastante sensível ao sol, passam a maior parte do tempo dentro da água, ficando apenas com os olhos, narinas e orelhas para fora da água.
Reprodução do Hipopótamo
Como vivem em bandos, o ciclo reprodutivo acontece mais facilmente. Fêmeas atingem sua maturidade sexual aos 5 ou 6 anos e os machos com 7,5 anos. O acasalamento acontece na água, durante o ciclo reprodutivo que é de 3 dias, quando a fêmea está no cio. Na época de reprodução, os machos podem chegar a brigar para ficar com a fêmea.
Via de regra, o nascimento dos filhotes acontece sempre nas épocas de chuva e a fêmea consegue dar à luz a cada dois anos. A gestação dura aproximadamente 240 dias, ou seja, 8 meses. Cada gestação resulta de apenas um filhote, sendo raro ter dois. A cria nasce debaixo da água, medindo 127 centímetros e pesando entre 25 e 50 quilos. Ao nascer, os filhotes precisam nadar até a superfície para poder respirar pela primeira vez.
Os filhotes são amamentados até completarem um ano. A amamentação acontece tanto em meio terrestre como na água. Nesse período os filhotes ficam sempre junto da mãe, e em águas mais profundas ficam nas costas delas, nadando para baixo quando querem se alimentar.
Hipopótamo Fica Embaixo Da Água E Nada Rápido?
Os hipopótamos ficam na água praticamente todo o dia, pois gostam de estar dentro da água por se tornarem mais leves e flutuar. Dentro da água, eles ficam apenas com as orelhas, olhos e narinas para fora da água, para poder respirar. Porém, ele consegue ficar totalmente submerso por até seis minutos.
Em terra, eles podem atingir até 30 km/h, andando tão rápido como as pessoas, porém eles podem parecer um tanto desengonçados ao caminhar. Já na água, são bastante suaves, parecendo bailarinos. Também são rápidos e apresentam suas narinas e orelhas se fecham quando ele fica submerso. Nadando, podem atingir até 8 km/h.
Curiosidades do Hipopótamo
- Quando ficam muito tempo no sol, os hipopótamos podem se queimar, por isso eles se hidratam tomando banho de lama.
- Quando ficam totalmente embaixo da água suas narinas se fecham.
- Sua respiração é automática, assim mesmo se ele dormir na água ele vai subir a cada 3 ou 5 minutos para respirar.
- Sua mordida pode chegar a força de 810 quilos, equivalendo a força de mais de duas mordidas de um leão.
- Os leões são os únicos predadores naturais do hipopótamo.
- Em cativeiro, podem viver por até 54 anos, já no meio natural até os 41 anos.
- Vivem apenas na beira de rios e lagos por serem semiaquáticos.
- Possuem a forma arredondada, parecendo um barril.
- É o terceiro maior animal terrestre, depois do elefante e do rinoceronte.
- É considerado um animal agressivo e perigoso na África.
- Entre si, são extremamente agressivos, lutando para ganhar território.
- Sofre ameaça de extinção em algumas regiões.
- São bastante seletivos na sua alimentação.