O esquilo pertence à família dos roedores e passa a maior parte do tempo nas árvores. É hiperativo, saltando de galho em galho a toda velocidade, tanto que segui-lo com os olhos pode deixá-lo tonto rapidamente! Os esquilos voadores são espécies que possuem o dom de “planar” de um local a outro.
Demonstraremos algumas caracteristicas desses animalzinhos formidáveis!
O Esquilo Voador
O termo “esquilo voador” é um nome vernacular ambíguo que designa vários grupos de roedores que parecem estar próximos dos esquilos clássicos, mas que possuem habilidades “voadoras ” graças à presença de uma membrana entre os membros anteriores e os posteriores chamados patágio. Eles são classificados em dois grupos distintos:
- A subfamília Pteromyinae ou “esquilos voadores reais”, da mesma família que esquilos no sentido estrito, mas algumas espécies também são chamadas de esquilos voadores
- A família Anomaluridae
Descrição
Comprimento da perna: de 20 a 25 cm
Comprimento da cauda: 16 a 20 cm
Peso: 50 a 100 gramas
Reprodução: 2 reproduções por ano
Duração da gravidez: 40 a 42 dias
Número de bebês: entre 1 e 6 bebês
Longevidade: 12 anos, às vezes mais
Filhotes
Os bebês nascem em fevereiro ou março. A mãe os carregou cerca de 38 dias. No nascimento, eles são cegos e sem pelos. Eles pesam cerca de dez gramas. A mãe deles os amamenta, então ela os leva a procurar sua própria comida.
Planando
O esquilo voador pode planar por cerca de 20m. Não sabe-se ao certo quanto tempo conseguem ficar no ar, entretanto, estimando serem animais pequenos e indefesos no chão, passam a maior parte do tempo no alto.
Ambiente
O esquilo às vezes tem vários ninhos. A fêmea constrói um ninho em forma de bola. No inverno, ele dorme boa parte do dia. Melhor removê-los de sua casa do que atraí-los e persegui-los!
Com a chegada do outono e do tempo frio, muitos pequenos animais selvagens serão atraídos pelo calor de nossas casas. Este é particularmente o caso de seus primos sciuridae, família de mamíferos roedores, camundongos e ratos. Seu exterminador fornece algumas dicas de prevenção.
Prevenir Antes de Ser Invadido
Evite alimentá-los por prazer ou involuntariamente através de alimentadores de pássaros. Esses “comedores de nozes” são muito gananciosos e habilidosos. Escaladores ágeis, eles se movem facilmente de galhos em galhos e nos telhados das casas. Assim, as sementes, que você acha que são reservadas para os pássaros, poderiam ser mais apreciadas pelos esquilos.
Para tornar as viagens um pouco mais complicadas, lembre-se de podar os galhos perto de sua casa. Também limpe sua calha pelo menos uma vez por ano. Por fim, verifique as condições da cobertura da sua casa.
Os esquilos têm incisivos fortes, que eles devem manter continuamente enquanto mastigam. Eles roem os materiais podres da sua casa para entrar e se instalar no seu telhado ou sótão.
Danos Graves
A extensão dos danos causados pelos esquilos depende do tempo que eles passaram sob o seu teto. Se seus colegas de quarto ficareme por semanas, até meses, esperam ter que fazer algum trabalho importante. Como os ratos, os esquilos rastejam por toda parte, entre paredes e sobre a espuma isolante, tornando-o cada vez menos eficaz, o que aumenta significativamente seu fator de aquecimento. Também a urina e os excrementos, deixados aqui e ali, emitem cheiros sujos e podem ter um impacto na sua saúde.
Comportamento e Estilo de Vida
O esquilo tem uma memória espacial muito boa e lembra precisamente onde esconde suas provisões. Ele constrói ninhos de folhas nas árvores. Ele se move regularmente para impedir que as pulgas invadam seu ninho. Portanto, é um animal relativamente limpo. O esquilo não hiberna. Por outro lado, ele tenta se proteger do frio em nossos sótãos. É durante esse período que eles se reproduzem.
O esquilo se move durante o dia, sozinho, exceto quando chega a hora do amor. Seu pêlo vermelho ou cinza, barriga branca e pluma de cauda o tornam imediatamente identificável. Sua cauda espessa serve principalmente como um equilíbrio para mantê-lo. Pode ser vista durante todo o ano, andando nas florestas de coníferas e caducifólias, mas também nos parques e jardins de nossas cidades, que oferecem abrigo e comida.
Sempre cauteloso, mas muito curioso, ele costuma se aproximar das casas. O esquilo é mais frequentemente em altura, nos galhos das árvores e, às vezes, nos gramados dos jardins onde ele tenta comer. Nas grandes cidades com jardins movimentados, os muitos transeuntes o tornaram menos feroz e ele às vezes se deixa aproximar a alguns metros de distância. Ao cair da noite, desaparece em seu ninho.
O esquilo constrói seu ninho em altura, bem preso em um garfo de árvore. É lá que ele se refugia, sozinho ou em casal, quando a fêmea espera os pequenos. Na forma de uma bola, o ninho pode atingir cinquenta centímetros de diâmetro. É feito de galhos e galhos entrelaçados, e o interior é revestido com espuma para maior conforto. Os esquilos costumam ter vários ninhos, mais ou menos bem estabelecidos (um ninho de corvo velho ou um buraco de pico faz o truque!). Eles mudam para superar os predadores.
Qual é a Dieta de um Esquilo?
Na primavera e no verão, o esquilo passa mais da metade do tempo procurando comida. O cardápio é variado: frutas, flores, botões, frutas, caracóis, ovos de pássaros, pinhas, sementes e insetos. Nozes e avelãs vêm para completá-lo no início do outono. Ao pé das árvores, às vezes encontramos os restos de suas refeições: conchas divididas em duas e cones de coníferas descascados cuidadosamente.
No outono e inverno, o esquilo é menos ativo. Mesmo que ele não hiberne, ele não gosta de clima frio e pode ficar vários dias em seu ninho. Naquela época, alimenta-se principalmente de sementes de coníferas, faias, castanhas, bolotas, avelãs, nozes, mas também cogumelos, cascas e brotos. Ao devorar tudo o que entra em seus dentes, ele ganha peso para suportar melhor o mau tempo.
Muito ganancioso, nosso amigo também está planejando e faz reservas. Ele enterra sementes e frutas no solo, para poder colocar a pata em seu tesouro em caso de escassez. Por si só, um esquilo pode esconder até 125 quilos de comida!
O esquilo conta com seu excelente olfato para encontrar suas reservas, mesmo sob a neve. Mas isso não o impede de ficar de cabeça no ar. Ele muitas vezes esquece onde estão seus esconderijos! Esse ecologista que se ignora, participa da regeneração das florestas. Graças a ele, novas árvores vão crescer! Também é possível que você o ajude a se alimentar e a encontrar comida, colocando comida especialmente para ele em seu jardim, à altura ou ao pé de uma árvore, por exemplo.