O cachorro Dachshund hoje é um excelente amigo para fazer companhia, mas antigamente, era um cão de caça. Ganharam o carinhoso apelido de salsichas e apesar do pequeno porte são corajosos por sua curiosidade e ficam um bom tempo farejando algo diferente do normal, um vestígio do seu antigo ofício canino.
Fique por aqui e saiba tudo sobre esse cãozinho!
O valor de um filhotinho de Dachshund puro depende muito de quem o cria e da região do país em que você está.
Um Dachshund puro filhote pode custar de R$ 500,00 a R$ 3.000,00. Vale saber que esta estimativa é dos criadouros mais procurados para compra, baseados no ano 2020.
Características Gerais do Dachshund
Este lindo cão tem as pernas curtas com o corpo alongado e o tamanho das orelhas grande, desproporcional ao seu corpo – o que o torna um animal único. A raça deste cachorro se divide em tamanhos apesar de visualmente ser de porte pequeno.
1 – Dachshund miniatura: este pequenino exemplar, quando adulto, mede de 13 cm a 15 cm de altura e cerca e 5 kg
2 – Dachshund stantand: aqui o cão adulto pode pesar 7 kg e sua altura geralmente é de 20 cm a 23 cm
O tempo de vida desse cachorro varia de média a alta chegando até os 16 anos de vida.
O cão Dachshund é separados em 2 categorias: os de pelo liso e os de pelo duro. O animal de pelo longo, o de pelo liso e o de pelo duro, podem exibir uma única tonalidade, que seria: preto ou marrom.
Mas, muitos Dachshunds possuem mais de uma cor, em geral, 2 cores. Tais tonalidades de pelos podem incluir: chocolate, creme, dourado, castanho.
Ainda, temos o Dachshund que apresenta pelos azulados – que seria um tom parecido com o preto, mas com nuances acinzentadas, que fica semelhante a cor azul.
Também, há os Dachshunds de pelagem com listras de cor escura em todo o corpo e com manchas arredondadas – causando um contraste harmonioso. Também, temos o malhado e o sable – que são de pelagem nas corespadrão, porém mais escuras.
A Personalidade do Dachshund
A raça canina Dachshund é um caçador nato conhecido nos tempos antigos por seu temperamento, digamos, forte. Para ele é uma diversão sair farejando, cavando e enterrando várias coisas. Ele é um animalzinho bem teimoso em fazer a sua vontade a qualquer custo em alguns momentos.
Por isso, o ideal a fazer o adestramento do pet quando filhote para obter melhores resultados em relação a sua personalidade. Esse “jeitinho de ser” do Dachshund vem das gerações passadas: a categoria Dachshund de pelo duro é malicioso e o de pelo longo tranquilo e bem calmo.
O de pelo liso por sua vez fica no meio do muro pois mescla esses dois temperamentos. Tirando essas particularidades, no geral, os Dachshunds são uma delícia no que diz a respeito de ser esperto, brincalhão e sempre animado – a companhia perfeita para espantar o estresse e a tristeza.
O Dachshund é um cão muito sociável, faz amizade com qualquer tipo de animal, principalmente com os machos da mesma raça, apesar dele ser imparcial na sua posição de macho alfa da matilha – tanto que, às vezes, é bastante possessivo com os seus pertences, no caso, seus brinquedos.
Para haver harmonia entre o cão e a família, principalmente com visitas, ele precisa de treinamento de socialização desde pequenininho. É imprescindível que o tutor esteja presente com a visita de uma criança que por um acaso ele ainda não conhece.
O Dachshund tem por costume acabar com o tédio destruindo objetos, principalmente se fica sozinho por muitas horas. A sorte é que o adestramento e tendo a atenção que precisa e brinquedos para se distrair, com toda certeza ele não vai apresentas essa característica.
O cão é um aventureiro e sai fiscalizando tudo com seu potente faro. Sua genética de caçador o faz, por instinto, perseguir animais menores que eles, fazendo a varredura em todo jardim e quintal da casa, um parque para ele é um presente! Sendo assim, o tutor precisar deixar ele sempre ocupado para o tédio não aparecer.
A Saúde do Dachshund e os Cuidados
O cão Dachshund não precisa de cuidados extras referente as demais raças caninas, apenas o que é essencial para sua saúde:
1 – Corpo: monitore seu bichinho para não se aventurar pulando de locais muito altos, pois, as costas dessa raça naturalmente é alongada e ele pode se machucar com facilidade pulando por exemplo, de uma cama ou sofá. Outro cuidado é segurar com as mãos o peito e a parte traseiro do cão, quando for pegá-lo no colo.
2 – Banho: este lindo salsichinha ama uma bela poça de lama! A necessidade de banho, não precisa ser frequente. Quando tem o pelo longo, aí sim é preciso tomar mais banhos e secar muito bem os pelos.
3 – Escovação: as 3 categorias de Dachshund deve obrigatoriamente ter escovação frequente. Semanal para o cão com pelo duro e liso e 2x por semana para o de pelo longo, sendo necessárias escovas próprias para não formar nós na pelagem do animal.
4 – Orelhas: as orelhas caídas, característica que demonstra o charme da raça, precisam regularmente de limpeza e verificação constante para evitar o acúmulo de possíveis micoses, causadas por bactérias e fungos. Use um algodão e um líquido para limpeza cuidando para não introduzir o algodão no ouvido do cão.
5 – Peso: o Dachshund, devido ao seu tamanho, certamente, pode engordar e, como consequência, ficar bem acima do peso. É um perigo sério para o animal, levando em consideração que sua coluna é alongada e com o sobre peso isso pode sobrecarregá-la. Outra consequencia é ter problemas nas articulações, principalmente nos joelhos. Sendo assim, cuidar da alimentação do seu Dachshund é primordial
6 – Escadas: devido a sua coluna, o Dachshund não pode subir e descer escadas frequentemente e no caso da pessoa morar em uma residência com escadas, ter um cão dessa raça não seria aconselhável.
7 – Joelho: por sua estatura, ele pode ter problemas de luxação na patela do joelho, isso ocorre quando o osso do joelho sai do lugar, causando dores e evitando a mobilidade do cão. Evite ao máximo que ele circule em pisos ou terrenos muito escorregadios