Garantir que o seu Poodle esteja em uma dieta bem equilibrada é um dos elementos mais importantes para manter seu membro da família canino saudável, agora e no futuro. Os filhotes de poodle precisam ingerir muitas calorias para alimentar seu rápido crescimento. No começo, isso significa cerca de duas vezes mais por libra do que um cão adulto da mesma raça. Os filhotes crescem mais rápido nos primeiros cinco meses.
Quantas Vezes Por Dia um Filhote de Poodle Deve Comer?
Os filhotes devem receber alimentos sólidos a partir de quatro semanas, quando não puderem obter todas as calorias necessárias do leite da mãe. A maioria dos filhotes é desmamada por seis semanas. Filhotes com menos de oito semanas, pode ser necessário umedecer os alimentos secos até que pareçam esponjosos.
Os filhotes devem comer três vezes ao dia desde o desmame até quatro a seis meses, se possível.
Depois de seis meses, a alimentação duas vezes por dia do seu filhote ficará bem.
Ajuste conforme necessário para manter seu filhote nas melhores condições, quase semanalmente. Uma vez que os filhotes de poodle atingiram 90% de seu peso e altura esperado, eles devem mudar de uma dieta de crescimento para outra adequada para manutenção. Raças pequenas podem terminar de crescer de nove a 12 meses; para raças grandes, espere 12 a 18 meses.
Alimentos Proibidos Para Seu Poodle
Alguns alimentos que as pessoas apreciam podem ser prejudiciais aos cães.Mantenha seu filhote longe de abacates, chocolate, uvas, passas, macadâmia e massa de pão crua feita com fermento. Tente evitar restos de comida, pois podem causar distúrbios digestivos e doenças graves como diabetes canino e problemas pancreáticos.
Evite também cebola, alho e cebolinha; leite e grandes quantidades de produtos lácteos, como queijo; álcool; café e cafeína; alimentos salgados, como batatas fritas; e alimentos adoçados com xilitol, como chicletes, assados e doces. O xilitol, também usado em produtos como pasta de dente, pode causar insuficiência hepática em cães.
Ao invés disso, alimente o seu poodle com lanches saudáveis, como pedaços de cenoura, feijão verde ou pimentão, dê ao seu cachorro algo para triturar sem muitas calorias.
Se um Poodle tivesse o que queria, a maioria optaria por comida molhada. No entanto, alimentos secos são recomendados, pois isso é muito melhor para gengivas e dentes. Além disso, ração seca tende a ser mais fácil no estômago e no intestino e uma dieta de todos os alimentos enlatados molhados pode levar a amolecer as fezes.
Alimentos Recomendados Para Seu Poodle
Se não quiser alimentar seu Poodle com grãos, em virtude da polêmica envolvendo seu benefício na alimentação de cães, convém seguir uma dieta que possui carnes tradicionais como frango, peru ou carne ou receitas à base de peixe. E, se você não tiver certeza sobre quais grãos seu Poodle pode fazer bem, você pode optar por grãos saudáveis, sem trigo e sem glúten, como arroz (marrom ou branco), aveia ou quinoa (que é tecnicamente uma semente).
Muitos donos de animais gostam de recompensar seus cães com guloseimas, mas é melhor limitá-los; Como os filhotes precisam de tantos nutrientes para crescer, é importante fornecer alimentos que forneçam nutrição completa e equilibrada. Não há problema em alimentar o seu cachorro com guloseimas. No entanto, as guloseimas não devem representar mais de cinco por cento da ingestão diária de nutrientes do seu filhote. O restante de sua dieta deve provir de um alimento para cachorros de alta qualidade.
Adaptação Para Uma Nova Dieta
Antes mesmo de levar o seu Poodle para casa, é muito importante discutir com o criador (ou trabalhador do abrigo, se você estiver adotando um resgate) exatamente qual tipo de alimento eles estão alimentando no seu Poodle. Uma mudança rápida na comida pode causar problemas estomacais e digestivos.
Criadores e abrigos estão comprando alimentos a granel e precisam alimentar muitos cães, o que é um fator em que marca eles escolhem; então há uma boa chance de você querer oferecer ao seu Poodle algo diferente. Tenha em mãos os alimentos atuais e os novos e faça uma mudança gradual ao longo de três semanas. Você pode fazer isso da seguinte maneira, misturando a comida “velha” com a nova:
Semana um: ¾ comida velha ¼ comida nova;
Segunda semana: ½ comida velha, ½ comida nova;
Semana três: ¼ comida velha, ¾ comida nova;
Semana quatro: mudança completa para novos alimentos.
Alimentação Conforme a Faixa de Idade
Menos de 3 Meses – Embora seu objetivo seja manter seu Poodle em um horário de alimentação, filhotes muito jovens com menos de 3 meses se saem melhor quando alimentados gratuitamente. Embora você sempre deixe comida fora, é importante que ela seja fresca. Não o complete apenas durante o dia, enxágue e limpe a tigela, conforme necessário, para que os alimentos velhos não fiquem presos no fundo do prato.
Mais de 3 Meses – Filhotes de poodle a partir dos 3 meses de idade devem comer 3 refeições por dia, além de lanches.
Poodle Adulto – Quando um filhote amadurece, isso não significa necessariamente que, de repente, eles recebam apenas uma refeição por dia. Cães menores, como Toy Poodles e Miniaturas, costumam requerer 2 ou até 3 refeições por dia. Os poodle padrões têm um pouco mais de tolerância a uma única refeição na hora do jantar, no entanto, muitos também podem se beneficiar da divisão dos alimentos em duas porções.
Vários lanches podem ser dados entre as refeições e isso é particularmente útil, pois um Poodle é um comedor rápido.
Alimentação Conforme a Quantidade
O tamanho exato da porção varia um pouco, dependendo do tipo de alimento. Existe uma grande diferença de calorias entre qualidade úmida ou seca e baixa qualidade ou alta qualidade. E a quantidade de comida que um Poodle deve comer depende da idade do cachorro, nível de atividade, metabolismo individual e estado de saúde. Até o clima pode desempenhar um papel, já que os cães tendem a comer um pouco mais no inverno e um pouco menos no verão .
No que diz respeito às necessidades calóricas, os filhotes precisam de mais calorias por libra do que as contrapartes adultas, aproximadamente 40 a 55 calorias por libra, diariamente, em comparação com cães adultos que precisam de 35 a 45 calorias por libra, diariamente. Cães mais idosos têm metabolismo mais lento e mobilidade reduzida e, portanto, requerem normalmente um pouco menos calorias. Esses números podem variar para cima ou para baixo em 20%.