O golden retriever é talvez uma das raças de cães mais famosas e apreciadas do mundo, embora tenha sido reservada quase que exclusivamente para a aristocracia inglesa.
Atualmente, o golden retriever é apreciado por muitos entusiastas, isso também e acima de tudo em virtude de suas inconfundíveis qualidades físicas e de caráter, além de suas características.
Essa raça é certamente uma das mais inteligentes, na verdade, não é incomum, dada sua predisposição natural para nadar, vê-lo se aproximando de seus amigos humanos em operações de resgate na água ou em outras situações.
O golden retriever, filhote e adulto, tem um caráter bonito, muito dócil, afetuoso e equilibrado, o que o torna muito adequado para a vida em casa e para a companhia de crianças; não por acaso, também é usado na terapia de animais de estimação.
Que Tipo De Alimentação Um Filhote De Golden Deve Comer?
Seu filhote, para um desenvolvimento correto, precisa de uma dieta específica e bem equilibrada. Recomendamos o uso de ração seca, os chamados “croquetes”, pois, além da inquestionável praticidade, garantem ao cão a contribuição de todos os elementos necessários para o correto crescimento.
Mas tenha cuidado, pois existem muitos tipos de croquetes no mercado, alguns de excelente qualidade e outros de baixa qualidade; use apenas croquetes das melhores marcas nas linhas “premium” ou “super premium”.
Tente usar um alimento que contenha uma boa quantidade de carne desidratada e que não contenha muitos cereais. Evite muito milho, sem grãos ou soja. Por outro lado, grãos menos refinados, como cevada, sorgo, aveia ou trigo sarraceno vão bem, se em quantidades limitadas e de excelente qualidade.
Corrigindo Maus Hábitos E Postura Ao Alimentar Um Filhote De Golden
Aconselhamos vivamente que não satisfaça os seus caprichos alimentares. Se o seu cachorro luta para terminar a ração, mas mostra que ele aprecia qualquer outra coisa, evite deixar isso acontecer.
Se ele parar de comer em alguns minutos, retire a tigela e deixe em jejum até a próxima refeição. Dessa forma, você não corre o risco de ter um cão adulto que precisa de mudanças constantes no paladar ou de um ritual específico para comer.
É igualmente importante não deixar que o filhote prove a comida, caso contrário, será mais fácil ter um cachorro que recuse a comida para ter o que está na nossa mesa.
Lembre-se também de que alimentos salgados e açucarados ou, pior ainda, o chocolate, são como um veneno para o fígado canino. Antes, verifique sua vivacidade, seu desejo de brincar e, acima de tudo, seus excrementos, se tudo é como sempre, sem alarmes, ou apenas caprichos.
Se, por outro lado, houver algo mais além do apetite, vá imediatamente ao veterinário. Para evitar mais estresse para o filhote, além de ser separado da família, recomendamos que você não mude sua dieta muito abruptamente e, se possível, continue com o que ele está acostumado até 5/6 meses, quando ele passará gradualmente para alimentação de adultos, misturando-a em porcentagens cada vez maiores ao longo de uma semana.
Para evitar uma postura errada durante as refeições, recomendamos que você use um elevador de tigela, para que seu filhote sempre coma na posição horizontal, sem ter que inclinar a cabeça para alcançar a comida, a postura dobrada pesa anormalmente nas pernas dianteiras do filhote, com o risco de esticar os cotovelos.
Quantas Vezes Por Dia Um Filhote De Golden Deve Comer?
Aos 60 dias, seu filhote deve comer cerca de 250/300 gramas por dia de croquetes administrados em três rações diárias de cerca de 80/100 gramas cada. Você continuará a fazer 3 refeições por dia, em doses gradualmente mais altas, até cerca de 5 meses.
Nesse período, o filhote deve ser pesado semanalmente e o crescimento semanal deve ser de cerca de 700/1000 g. por semana para fêmeas e 800/1200 g. por semana para machos.
Os alimentos devem ser aumentados em cerca de 10% (cerca de dez gramas por refeição ou 30 gramas por dia) sempre que não tiver ganho peso suficiente. Após o quinto mês, a curva de crescimento diminuirá e, gradualmente, o crescimento semanal será menor.
Em cerca de 5/6 meses, no caso de crescimento regular do filhote, passe para a ração adulta. Em conjunto com a mudança de alimentação, você passará para as duas refeições, que manterá por toda a vida. Melhor duas refeições do que uma, para ajudar a evitar o risco muito sério, quase sempre mortal, de torção estomacal.
Alimentos a Evitar Para Seu Filhote Golden
Os melhores feeds nem sempre são os mais facilmente disponíveis; na verdade, o oposto costuma ser verdadeiro. Felizmente, existem inúmeras lojas comerciais, físicas ou através da internet, que lidam com uma ampla gama de produtos, mesmo de excelente qualidade, e os enviam sem custo diretamente para sua casa.
Tente evitar o uso de produtos comerciais, é verdade que eles geralmente são os mais facilmente disponíveis, porque são amplamente distribuídos por multinacionais presentes em todos os lugares, mas geralmente são de baixa ou muito baixa qualidade.
E caso ainda decida mudar a dieta, recomenda-se que preste muita atenção na leitura dos rótulos e na escolha de um alimento que possua, como primeiro ingrediente, carne, especialmente desidratada. Se “carne fresca” for indicada, significa que a água que ela contém também é pesada, para fazer com que ela apareça como o primeiro elemento, mas uma vez desidratada, a carne se torna um elemento insignificante no todo.
Tente evitar alimentos que contenham milho e evite absolutamente todos aqueles que indicam “subprodutos” ou “derivados” tanto vegetais quanto animais. Se você tiver dúvidas, consulte especialistas veterinários capazes de sugerir a melhor solução para o seu golden.
Suplementos Ao Alimentar Um Filhote
De 3/4 a 6/8 meses: é recomendável administrar um condroprotetor contendo glucosamina e sulfato de condrotina para preservar sua cartilagem crescente.
Duas vezes por semana, você adicionará uma colher de sopa de óleo de girassol por refeição, que contém as vitaminas necessárias para tornar o pêlo brilhante e macio. Com a mesma frequência, você pode dar a ele uma gema de ovo crua, que é uma fonte de proteínas nobres.
A clara do ovo (o albúmen) nunca deve ser dada crua. O ideal é dar a ele um ovo cozido, inteiro, incluindo casca, primeiro ele o toca e depois descobre que é bom comer.
De tempos em tempos, você pode dar a ele alguns prêmios, alguns pães duros, alguns pedaços de frutas, sem caroços ou sementes (exceto uvas que NUNCA devem ser administradas), além de iogurte natural (sem açúcar) ou uma colher de ricota, mas sempre depois que ele comeu sua dose de croquetes.
As indicações que fornecemos até agora são bastante gerais, porque cada cãozinho tem seu próprio desenvolvimento, por isso aconselhamos sempre a consultar especialistas em busca de orientação, para personalizar ainda mais essas regras. Consulte seu veterinário!