Quando decidimos dar as boas-vindas a um cachorro em nossa família, devemos levar em conta suas necessidades. Devemos nos informar sobre diferentes aspectos, especialmente se for nosso primeiro cão: educação, higiene, saúde, comportamento, etc.
Também é importante conhecer a dinâmica, as fases e os períodos de acasalamento em cães. Isso nos ajudará a não estarmos despreparados para uma necessidade fisiológica de nosso cão. Se o nosso cão é uma fêmea, é ainda mais importante, de modo a não se deparar com a “surpresa” de uma gravidez indesejada.
Consideremos nesse artigo apenas um básico sobre os aspectos biológicos e comportamentais que você deve conhecer nessa fase, a fim de saber como lidar com o ciclo de reprodução de sua prole canina em sua propriedade.
O Cio Da Fêmea?
Se o nosso cão é uma fêmea, temos que esperar que ela atinja a maturidade sexual entre o sexto e o vigésimo mês de idade. Um fator que tem uma influência decisiva em sua capacidade reprodutiva é o tamanho; cães pequenos tendem a ser férteis primeiro.
Elas geralmente têm duas “excitações” por ano, mas esses dados também variam de acordo com: idade, saúde e alimentação do cão. Se escolhermos o caminho da esterilização, o período aconselhável é entre o sexto e o oitavo mês de vida; para evitar qualquer risco de gravidez indesejada.
No caso de desejarmos a cruza, é aconselhável pular o primeiro e o segundo estro. Isso ocorre porque a maturidade sexual não coincide com o desenvolvimento físico completo da cachorra. A cachorrinha já pode engravidar, mas ainda é muito nova para ficar prenha.
É melhor esperar atingir um desenvolvimento físico completo e harmonioso, antes de se tornarem mães. O calor da fêmea é dividido em três fases: proestro, estro e diestro. Proestro é basicamente a fase inicial de “excitação” da cachorra.
A fêmea parecerá nervosa e vai urinar mais frequentemente. Ela estará sujeito a vazamentos avermelhados e terá genitais inchados. Neste período, atrai machos, mas não está disposto a acasalar. Estro é a fase em que a cachorra estará fértil.
Tem uma duração de 8 a 10 dias reconhecível pelo vazamento amarelado ou transparente. A fêmea tem uma ovulação autônoma o que significa que uma única relação sexual pode ser suficiente para fazer a gravidez acontecer. Diestro é a fase em que a fêmea não está mais disposta a acasalar.
Há também o anestro que corresponde ao período de inatividade sexual que coincide com o fim do diestro e o início do seguinte proestro. É bom lembrar que a cadela não entra na menopausa, certamente a idade afeta seu grau de fertilidade, mas ainda pode continuar atravessando esses períodos de “excitação” mesmo na velhice. E também pode engravidar.
O Cio Do Macho?
A primeira informação importante é que o cão macho não entra em “excitação”, não é afetado pelo “calor” em fases, como a fêmea. O cão macho atinge a maturidade sexual, ou seja, a capacidade de procriar filhotes, em torno de 8 a 10 meses de vida, mas, quanto à fêmea, nesse dado, ela influencia o tamanho.
O cão nesta fase atinge pleno desenvolvimento e assume a aparência de um adulto, codificado pelos padrões da raça. Na fase da puberdade, o nível de testosterona do cão macho, cresce e, portanto, começa a desejar uma vida sexual ativa. O cão pela primeira vez começa a ser atraído pelo cheiro da fêmea no cio.
O cão sexualmente ativo sente a presença de uma fêmea “excitada” no ar e reage com os seguintes comportamentos: “bufa”, uiva, arranha objetos, escapa do seu território para ir em busca da fêmea, puxa muito na coleira na direção das fêmeas no cio, e outras atitudes de ansiedade possíveis.
O cão reconhece o calor da fêmea pelo cheiro. O namoro começará com o macho abanando a cauda ao redor da fêmea e farejando-a. Tomando alguma confiança, eles seguem alguns jogos como perseguições e arcos. O macho nesse ponto poderia se aproximar da fêmea e pousar a cabeça nas costas.
Este comportamento é equivalente ao pedido, pelo macho, de um consentimento da fêmea. Se a fêmea move a cauda de um lado e permanece imóvel, ela aceita o pedido para acasalar o macho. O ritual de namoro varia muito, dependendo da experiência sexual do macho, que pode ser mais ou menos sem preconceitos.
Também pode haver machos agressivos ou muito insistentes que tentarão forçar a fêmea a se acasalar. É uma boa regra, se o dono do cão macho conhecer o temperamento de seu cão, prestar especial atenção à presença de fêmeas no cio. Se o acasalamento é planejado, é uma regra não escrita acasalar com o cão macho, para fazê-lo sentir-se mais à vontade em seu território.
Quantas Vezes O Cachorro Tem Que Cruzar Para Pegar Cria?
A fase após o namoro é a cruza, no qual o macho penetra na fêmea. Uma parte do pênis do macho incha dentro da vulva, forma o que no jargão é chamado de “nó”. Serve para evitar a separação dos cães, após o que a ejaculação começa e é a fase mais duradoura. Acasalamento geralmente dura dois a vinte minutos.
Após o acasalamento, é necessário esperar cerca de dez minutos para os cães se separarem sem dor e desaconselhável e perigoso tentar forçar essa fase, pois levar tempo é natural. Como já dissemos, uma única relação sexual pode ser suficiente para fazer a gravidez acontecer.
Também é importante lembrar que os espermatozóides sobrevivem por alguns dias dentro do sistema reprodutivo; portanto, até mesmo um relacionamento que ocorreu nos dias anteriores à inspiração pode ser frutífero. Finalmente, é bom lembrar que, estando a fêmea no período de cio, período que pode perdurar por cerca de dez dias, e se a fêmea tiver relações com diferentes parceiros durante essa fase, filhotes com diferentes pais podem nascer na mesma ninhada.
Portanto, para evitar surpresas, o dono de apenas uma fêmea ou de um casal precisa estar atento a esses sintomas descritos acima e precaver-se, seja no sentido de evitar o acasalamento que pode resultar em gravidez pra sua cadela (caso não seja esse o seu desejo), ou seja para evitar que outros machos que não somente o seu escolhido tenha a oportunidade de cruzar com a fêmea. Nessa fase de ‘cio’, muitos cães machos são capazes de invasões surreais em propriedades desejando vorazmente a fêmea.