Home / Animais / Quantas Pernas Tem uma Mosca? Quantas Asas Ela Possui?

Quantas Pernas Tem uma Mosca? Quantas Asas Ela Possui?

A mosca é um inseto da ordem dos dípteros. Este nome é derivado  do grego antigo δις (dis) e πτερόν (pteron) que é literalmente: duas asas.

Quantas Pernas Tem Uma Mosca? Quantas Asas Ela Possui?

Na verdade, esses insetos têm a característica de usar apenas um par de asas para voar, enquanto outro par é reduzido a tocos e tem a função de regular o voo, informando as moscas (e outros insetos semelhantes) sobre a posição do corpo enquanto estão voando. O reino das moscas não inclui apenas moscas, mas também outros insetos voadores,  como mosquitos,por exemplo.

Entre as muitas espécies existentes, a mais comum é a mosca doméstica (a negra com dimensões, que são um cruzamento entre um mosquito e uma mosca, é a mais comum e aquela com a qual estamos mais familiarizados).Esta espécie de  mosca doméstica pertence à família Muscidae e está presente em todos os continentes. Prolifera em climas calmos e úmidos. Em áreas mais frias, vive apenas perto de assentamentos humanos. O corpo de uma mosca doméstica adulta mede entre cinco a oito milímetros.

É coberto por finas cerdas escuras e é dividido em três regiões principais: a cabeça, o tórax e o abdômen. A mosca está equipada com seis pernas, que aderem a qualquer superfície. Possui duas antenas, duas asas para voo e dois órgãos menores, chamados roqueiros – usados ​​​​para manter o equilíbrio. Utilizando suas duas asas, existe uma diversão para voar. É possível entender a previsão predatória, o trovão do uso de alimentos, a presa de captura, a ruptura de um parceiro e a passagem para um novo território.

Não é fácil distinguir uma fêmea de um macho, mas em geral as fêmeas têm asas mais longas que os machos, que por outro lado têm pernas mais longas. Os olhos das fêmeas são claramente separados, enquanto nos machos a distância é muito menor. Uma mosca doméstica tem um total de cinco olhos. Os dois olhos grandes ocupam boa parte da cabeça e proporcionam à mosca uma visão de quase 360 ​​graus.

Os olhos são compostos de milhares de unidades visuais chamadas omatídios. Cada uma dessas unidades percebe uma imagem da realidade de um ângulo diferente. A síntese dessas imagens produz uma visão detalhada e complexa. As características e o funcionamento variam entre insetos diurnos e noturnos. Para captar odores, a mosca usa receptores olfativos, localizados principalmente nas cerdas das pernas.

Além dos dois olhos compostos, as moscas têm três olhos primitivos na cabeça, muito mais simples. Eles não percebem imagens, mas apenas variações de luz. Eles são uma ferramenta essencial, especialmente para detectar a posição do sol, mesmo no caso de nebulosidade, para manter a orientação correta nas fases de voo.

As moscas são muito mais rápidas do que nós para processar as imagens que saem de seus olhos – estima-se que sejam sete vezes mais rápidas que as nossas. Em certo sentido, é como se eles nos vissem em câmera lenta em comparação a nós, e é por isso que são tão difíceis de capturar ou esmagar: eles percebem com o tempo o movimento da nossa mão ou do mata-moscas, voando para longe antes de dar um mau fim.

Alimentação das Moscas

Alimentação das Moscas
Alimentação das Moscas

Os receptores gustativos são encontrados nas pernas e nas peças bucais, equipadas com uma tromba que serve para sugar os líquidos. Esfregando as pernas, a mosca limpa os receptores, mantendo a sensibilidade alerta. A mosca doméstica é onívora, mas pode se alimentar apenas de substâncias líquidas. Para isso, ele derrama saliva na comida para que ela derreta e depois a suga com o tronco.

As moscas não são mastigadoras grandes e preferem seguir uma dieta substancialmente líquida, como muitos outros insetos. Durante a evolução, suas mandíbulas tornaram-se cada vez menores, de modo que não têm mais uma função específica. Em vez disso, a probóscide das moscas é muito evidente, um pequeno tubo retrátil que termina com uma espécie de ventosa, o labelo.

É uma espécie de esponja, coberta por pequenos sulcos que permitem à mosca ingerir açúcares e outros nutrientes. Se necessário, algumas gotas de saliva são liberadas da tromba para amaciar alimentos sólidos. Então, sim, geralmente comemos saliva de moscas quando elas se estabelecem em nossos cursos (e não apenas isso). As moscas domésticas adultas são predominantemente carnívoras e são ávidas por carnes podres, como carniça, e material já digerido, como fezes.

Elas também se alimentam de frutas e vegetais, preferindo, nesses casos, os em decomposição. As moscas provam a comida, especialmente andando nela. Nas patas, eles têm receptores sensíveis a certos compostos, como açúcares. Elas passam muito tempo esfregando as patas para limpá-los e liberar os receptores de degustações anteriores, a fim de entender melhor as características das superfícies nas quais caminharão.

Reprodução  das Moscas

O ritual de namoro de macho e fêmea  é alterado por movimentos no ar e pela emissão de feromônios, substâncias que atuam como atração sexual. Durante o acasalamento, o macho sobe nas costas da fêmea para exibir ou esperar através do órgão copulatório . Um único acoplamento permite gerar mais ciclos de ovos. Isso acontece porque uma fêmea mantém ou espera uma bolsa especial do seu aparelho reprodutor.

Após o acasalamento, uma fêmea deposita seus ovos, dos quais as larvas saem. As larvas proliferam nenhum material orgânico em decomposição, o que mantém a nutrição adequada. A seguir, segue um terceiro estágio de desenvolvimento: uma larva se fecha em um casulo, por dentro de algum tempo  retorna um adulto.Este processo é chamado de metamorfose. Em condições ideais, dura cerca de dez dias.

Isto  é prolongado em climas mais frios. O tempo médio de vida de uma mosca doméstica tem uma duração variável: de duas semanas a dois meses e meio. Em seu ciclo de vida, a fêmea deposita em média entre seiscentos e mil ovos. As moscas são veículos de doenças infecciosas. Colocando excrementos, substâncias decompostas e alimentos, eles transportam microrganismos nocivos de um lugar para outro.

Um simbolismo, em Moscou, é tradicionalmente associa as moscas ao negativo e às forças do mal. O nome de Belzebu, uma das denominações do diabo, significa “Senhor das Moscas”.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *