Home / Animais / Quantas Espécies de Baratas Existem no Mundo?

Quantas Espécies de Baratas Existem no Mundo?

Por muito tempo desprezada pelos proprietários, a barata é mais do que apenas uma praga assustadora que pode sobreviver a temperaturas baixas e uma semana sem cabeça . Esta criatura saudável pode representar sérios riscos à saúde dos seres humanos se encontrar um caminho para dentro de casa. De fato, todos os tipos de baratas capturam germes nas espinhas de suas pernas enquanto rastejam através de matéria em decomposição, que pode ser transferida para os seres humanos por contaminação de alimentos.

Quantas Espécies de Baratas Existem no Mundo?

Baratas
Baratas

As baratas foram documentadas como existindo há mais de 300 milhões de anos  e se adaptaram para sobreviver, enquanto muitos outros organismos não o fizeram. Globalmente, cerca de 4.600 espécies de baratas foram descobertas até agora e muitas outras ainda precisam ser descobertas pelos cientistas. A maioria das baratas não entra em contato com os seres humanos e são criaturas que habitam a floresta.

As baratas prosperam em climas subtropicais e tropicais em todo o mundo, mas também são abundantes em climas temperados. Existem também algumas espécies de baratas que vivem na região do Ártico.

Barata é Uma Praga Domiciliar?

Menos de um por cento de todas as espécies de baratas são consideradas pragas de seres humanos e praticamente todas as espécies ocorrem apenas onde não existe vida humana. Essas pragas vivem em outros ambientes e provavelmente foram distribuídas em todo o mundo através de transporte humano:

  • A barata sibilante de Madagascar (Gromphadorhina portentosa ) é um exemplo de uma espécie de barata que não está associada à atividade humana. Esses organismos vivem no chão da floresta e se alimentam de materiais vegetais em decomposição, incluindo frutas. Essa barata é encontrada principalmente na ilha de Madagascar; no entanto,  indivíduos geralmente adotam esses organismos como animais de estimação devido à sua natureza dócil. A barata recebe esse nome por causa do som sibilante que produz em resposta ao perigo (alarmar predadores), combater outros machos e  ou processos de acasalamento.
  • A barata da caverna gigante (Blaberus giganteus ) é encontrada nas florestas tropicais da América Central e do Sul e tem aproximadamente o tamanho de uma mão humana. Como o nome comum sugere, esta espécie é encontrada em áreas como cavernas e outros lugares onde há pouca exposição à luz. Alimenta-se de materiais vegetais em decomposição e de outros itens, como excrementos de morcegos (em cavernas) e frutas.
  • A barata de madeira da Pensilvânia (Parcoblatta pennsylvanica ) é uma espécie comum (e outras espécies de baratas de madeira) geralmente não são encontradas em residências. Eles geralmente vivem em áreas de floresta e se alimentam de material orgânico em decomposição. No entanto, em alguns casos, essas baratas podem ser inadvertidamente trazidas para dentro de casa em pilhas de lenha e sabe-se que elas impactam telhas de madeira ou casas localizadas em áreas densamente arborizada.

Baratas Caseiras

Para as espécies de baratas consideradas pragas de saúde pública, devem ser tomadas precauções para evitar sua ocorrência e  ou minimizar a abundância em residências, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais para proteger a saúde. Convém conhecer as mais comuns:

  • A barata americana (Periplaneta americana ) se originou no Velho Mundo (provavelmente na África). Esta espécie provavelmente foi transportada para os Estados Unidos da África no início de 1600. Eles são catadores e se alimentam de qualquer coisa, desde matéria orgânica em decomposição a cabelos, pão, frutas e encadernações de livros. Algumas baratas têm sido associadas a problemas de saúde pública, como alergias e segurança alimentar . Algumas espécies estão associadas à transmissão mecânica de bactérias, como Salmonella , Staphylococcus aureus , Escherichia coli e Listeria.
    Barata Caseira
    Barata Caseira

As baratas americanas são marrom avermelhadas com um padrão amarelado na parte de trás da cabeça.  As baratas americanas são frequentemente encontradas em esgotos e porões, principalmente em torno de canos e esgotos.  A barata americana é a maior das baratas que infestam a casa. Elas são ativos quando a temperatura esta acima de 30 graus ou mais, mas podem sobreviver a temperaturas mais baixas com as condições certas.

  • As espécies de baratas Blatella são amplamente encontradas na Ásia. A barata alemã (Blattella germanica) pode ser a espécie mais amplamente distribuída e se adaptou a várias regiões desde sua primeira descoberta em 1797 na Dinamarca. Alguns cientistas acreditam que essa espécie se originou na África e chegou à Europa por meio de rotas comerciais, enquanto outros acham que sua origem está na Ásia. As baratas alemãs são encontradas (sempre associadas aos seres humanos) até a América do Sul e são encontradas em todos os continentes, exceto na Antártica. As baratas alemãs se alimentam de muitos alimentos, incluindo carnes, gorduras e alimentos ricos em amido e açúcar.
    Barata Blatella
    Barata Blatella

As baratas alemãs são marrom claro, com duas listras escuras localizadas nas costas. Eles são ovais, com seis pernas e antenas.  Baratas alemãs podem ser encontradas em todas as estruturas, mas mostram preferência por lugares quentes e úmidos. Eles geralmente são encontrados nas cozinhas e secundariamente nos banheiros, mas as infestações geralmente ocorrem em salas onde as pessoas comem e bebem.  A barata alemã é de longe a mais importante e geralmente a mais comum das baratas. Além de ser um incômodo, a barata alemã tem sido implicada em surtos de doenças e reações alérgicas em muitas pessoas.

  • Baratas com bandas (Periplaneta fuliginosa) são marrons com faixas pronunciadas nas asas. Preferem morar dentro de uma sala,  tendem a preferir locais mais quentes, secos e mais altos do que qualquer outra barata urbana de pragas. Eles são freqüentemente encontrados em armários superiores ou em salas que não sejam as cozinhas ou banheiros. Esta espécie geralmente se esconde em suas caixas de ovos ou sob móveis. Baratas com faixas marrons recebem seu nome das duas faixas mais leves que têm nos corpos marrons escuros. As asas do macho são maiores que as asas da fêmea.
  • As baratas orientais (Blatta orientalis) são grandes, de cor muito escura e brilhante.  Baratas orientais são frequentemente encontradas em esgotos e entram nas estruturas através de esgotos. Eles encontram refúgios internos em porões e espaços de rastreamento. Eles também podem ser encontrados em pilhas de folhas e lenha ao ar livre.  As baratas orientais às vezes são chamadas de “insetos aquáticos” porque saem de esgotos e “baratas de besouro preto” por causa de seus corpos lisos e escuros. Esta espécie cria um cheiro forte e é considerada uma das mais sujas de todas as baratas.

As baratas existem há milhões de anos e continuarão a ter sucesso em ambientes humanos e não-humanos associados. As baratas estão ligadas ao aumento de ataques de asma e alergia, pois seus excrementos, saliva e pele derramada contêm alérgenos potentes, conhecidos por desencadear reações alérgicas e agravar os sintomas da asma, principalmente em crianças.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *