Home / Animais / Qual Raça de Cachorro Menos Late?

Qual Raça de Cachorro Menos Late?

Uma das características distintivas dos cães é a capacidade de latir e eles geralmente usam latidos para se comunicar , por mais irritante que seja às vezes. O latido agressivo que ameaça é o mínimo; é mais comum ele dizer que está feliz em vê-lo, pedir que você brinque com ele ou cumprimentar outros cães. Juntamente com o movimento da cauda, ​​eles são dois pilares básicos de sua comunicação, embora às vezes sejam barulhentos e, como proprietários, possam nos levar a mais de uma situação embaraçosa.

No entanto, há uma raça de cachorro, o basenji, que é incapaz de latir. Ele ainda tem o impulso de se comunicar, mas não pode emitir latidos fisicamente, mesmo que queira. Isso ocorre porque sua laringe tem uma orientação diferente do resto dos cães e suas cordas vocais são muito planas, estreitas e superficiais, de modo que ele não é capaz de ouvir o som gerando um latido robusto.

O Cão Mais Gato

Mas, contra a crença de que o basenji é uma raça muda, que falha em latir não significa que falha em se expressar com som. A grande surpresa do basenji é que seu jeito de latir é mais como o miado de um gato do que um som de cachorro. De fato, parece uma música tirolesa, sendo um tipo de uivo fino e afogado. O caráter do basenji, de fato, é mais parecido com o dos gatos, porque são cães muito independentes e contrários aos jogos ou recebendo amostras de afeto. Além disso, possui uma maneira característica de se arrumar, lambendo as pernas, o que também lembra muito o comportamento dos felinos.

Esta raça não anseia por contato físico, nem por agir como um cão pastor, observando que toda a família caminha em grupo. O basenji é ativo, mas usa essa energia para brincar sozinho e fazer longas caminhadas. Era originalmente um cão de caça, acostumado a perseguir suas presas. Ele compartilha essa atitude com os felinos e, junto com seu “miado”, são as razões pelas quais o basenji é considerado o gato dos cães. Não é aconselhável viver com crianças, pois seu temperamento independente não o faz participar dos jogos. Mas isso não torna impossível para mim fazer parte da família. Os primeiros meses são os mais importantes em sua educação, pois um bom treinamento pode ajudar a registrar essas arestas. De fato, a educação no seu caso é vital, porque a priori é uma raça que pode ser estressada por fazer parte de uma família, e essa condição pode desencadear agressividade e algum comportamento destrutivo.

Apesar dessas questões que podem ser negativas à primeira vista, o basenji é um cão que sempre procurará a figura de seu mestre . Ele escolherá uma pessoa da família, geralmente que demonstra uma posição de mais autoridade, e se sentirá ligado a ela para encontrar seus limites e valorizar seus reforços positivos. Com disciplina suficiente em seu treinamento e respeitando sua maneira de ser independente, o basenji pode acabar sendo um bom membro da família.

E os Cães Que Vivem Latindo?

O latido de um cachorro diz muito sobre seu humor: ele pode estar nervoso, sentir medo, querer brincar, ficar entediado. As causas são muitas e é possível que você mesmo tenha reforçado esse comportamento acariciando seu cão toda vez que ele late ou dizendo palavras encorajadoras, pensando que dessa maneira você o acalmará. Você nunca deve reforçar o comportamento negativo e não é apropriado prestar atenção ao seu cão quando ele faz algo que você não gosta. Embora seja desagradável ter um cachorro latindo, pode ser ainda pior quando o latido do cão causa desconforto aos outros. É sua responsabilidade impedir que seu cão cause estresse entre seus vizinhos, conhecidos e estranhos.

Os cães latem e por mais manso que seja, um cachorro deve latir. Algumas raças, por razões de genética ou cruzamentos bem-sucedidos ou não, latem mais que outras. Por exemplo, considero que o Chihuahua é um cão que pode latir por razões de travessia que resultaram em nervosismo. Se o cão latir de vez em quando para avisá-lo ou alertá-lo sobre algo, você não precisa se preocupar. Seria muito estranho se o seu cachorro nunca latisse. Até cães mais calmos precisam latir algumas vezes. O problema surge se o cão latir repetidamente toda vez que vê algo, ouve algo ou por outros motivos. Entenda por que ele está latindo e o que você pode fazer para evitá-lo.

Falta de Socialização

Às vezes, o cachorro late por medo ou falta de familiaridade. Digamos que seu cão não esteja acostumado ao barulho de uma motocicleta e toda vez que ele ouve um incêndio, ele começa a latir. Mostre a ele que ele não deve ter medo dele. Ponha a situação e associe-a a algo positivo, como brincar com ela ou dar-lhe algum prazer. Para evitar medo, fobias, timidez e agressividade, é melhor socializar o cão, já que é um filhote, mas o cão adulto também pode ser socializado.

Cachorro Anti Social
Cachorro Anti Social

Falta de Exercício

Um cão sem exercício tem muita energia e causa discórdia onde quer que vá: pula, late e carrega uma exaltação que nem mesmo seu dono pode controlar. Você precisa liberar energia. Caminhadas longas, esportes e treinamento de cães ajudarão. Se você tem um cachorro médio ou grande, faça uma corrida por 20 minutos. Se você trabalha o dia inteiro, precisará retirá-lo antes de ir trabalhar e concordar com alguém para visitá-lo e retirá-lo também. A vida do seu cão será muito mais agradável se ele for exercitado e a sua também.

Cachorro em Falta de Exercícios
Cachorro em Falta de Exercícios

Tédio

O cão pode ficar entediado e, portanto, frustrado. É sua responsabilidade passar um tempo com seu cão, fazer atividades com ele, cuidar dele, alimentá-lo e passear três vezes por dia. Além de exercitá-lo, você precisa ativar sua mente. O cão entediado precisa aliviar sua frustração de alguma forma e latir às vezes é uma maneira inevitável de fazê-lo. Não deixe seu cão ficar entediado e acabar sobrecarregado. Faça atividades com ele que lhe dêem estímulo e prazer.

Cachorro Entediado
Cachorro Entediado

Solidão e Ansiedade

Estar sozinho e ansioso é em grande parte uma conseqüência do fato de o proprietário não estar compartilhando com ele. Isso não só leva a ter um cachorro que late, mas também o destrói e morde ou quebra itens domésticos. Embora seja normal que você deixe seu cão em paz algumas vezes, ele é um animal sociável. Ele gosta de estar entre pessoas e outros cães. A solidão pode causar ansiedade de separação, especialmente quando você é um filhote. Os brinquedos de pelúcia podem ajudá-lo quando você precisar sair algumas horas sozinho. Eles carregam comida para dentro e o cachorro precisa girá-lo para obtê-lo, mas o essencial é que você esteja com ele e consulte alguém para fazê-lo quando não puder. Viveiros e babás de cães podem cuidar do seu cão se você precisar trabalhar longas horas.

Alerta e Aviso

Como observei anteriormente, o cão pode latir como sinal de alerta, quando há algo novo no ambiente: um cachorro, um estranho, um som inesperado. Mas também pode latir como um sinal de aviso. Por exemplo: seu cão vê outro cão e não quer ser abordado, late para dizer que ele não deve dar outro passo. Este tipo de latido pode preceder um ataque. É aconselhável socializar o cão desde tenra idade para evitar sintomas agressivos. Procure ajuda profissional.

Gostou do nosso artigo? Possui alguma dúvida ou dica? Deixe um comentário

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *