Home / Animais / Qual o Tratamento Para Cinomose? Ela Tem Cura?

Qual o Tratamento Para Cinomose? Ela Tem Cura?

A maioria das pessoas já ouviu falar de cinomose em cães, mas poucas sabem exatamente o que é. Entre as cinco principais doenças possíveis no cão, há a doença cinomose devido ao paramixovírus. Esta doença contagiosa é transmitida pela via respiratória, se o cão entrar em contato com um congênere atingido ou cheirar objetos que estiveram em contato com o vírus.

O Que É Cinomose?

A cinomose é causada por um paramixovírus, próximo ao sarampo em humanos, transmitido por secreções corporais (saliva, urina, fezes, corrimento ocular e nasal …) e por contato direto ou indireto com indivíduos ou ambientes contaminados. No entanto, o vírus é bastante frágil no ambiente externo e pode ser facilmente removido pela maioria dos desinfetantes convencionais.

Como o paramixovírus não é muito resistente ao calor, é principalmente no outono e inverno que a doença cinomose é galopante.

Os cães mais expostos são indivíduos não vacinados, principalmente filhotes de 3 a 6 meses, os anticorpos da mãe protegendo filhotes de até três meses de idade. Além dessa idade, o sistema imunológico é enfraquecido enquanto cria seus próprios anticorpos e, na ausência de vacinação, o risco de contaminação aumenta. Existem três tipos de doenças: cinomose respiratória, intestinal e nervosa. O ataque geralmente é grave ou fatal e as complicações podem ser numerosas.

Como Se Contrai a Cinomose?

A cinomose é uma doença que se espalha rapidamente: o vírus que está presente na secreção oculo-nasal / espirros / tosse de animais infectados, infecta outros hóspedes por contato direto ou por via aérea ou pela dispersão de gotas no sangue. ar. Embora o vírus seja instável no ambiente, ele pode ser transportado a uma certa distância nas roupas das pessoas em contato com animais infectados.

A introdução de um filhote de cachorro cujas origens são desconhecidas (potencialmente doentes ou sendo incubadas) em um grupo de cães é a principal causa do surto. Nos canis, de fato, a cinomose é uma doença muito temida. Note-se que este é um vírus que não pode infectar pessoas.

Os Sintomas Da Cinomose

O diagnóstico de cinomose nem sempre é evidente, pois pode causar sinais clínicos fracos em alguns cães. Por outro lado, é frequentemente deslumbrante e mortal em filhotes. Os indivíduos afetados inicialmente têm febre alta que pode durar até 48 horas. Então, os sintomas concretos dependerão da forma da afecção, sendo a forma respiratória a mais comum.

Isso resulta em tosse seca devido à irritação do trato respiratório superior e amígdalas, seguida por tosse com catarro, espirros, coriza e algumas vezes irritação nos olhos (conjuntivite). Estes sinais são frequentemente acompanhados de vômitos e diarreia, fadiga extrema e diminuição do apetite. No caso de envolvimento intestinal, os sintomas lembram gastroenterite aguda com fezes muito líquidas que podem mostrar vestígios de sangue.

Infestação paralela com parasitas intestinais oportunistas e infecções bacterianas secundárias é freqüentemente observada. Finalmente, o dano nervoso é a forma mais séria que ocorre apenas se o cão já tiver contraído uma das duas formas anteriores. Os distúrbios associados podem ser convulsões, dificuldades motoras, convulsões epilépticas, erupções cutâneas, cataratas que levam à cegueira.

A combinação de vários problemas ou a presença de pequenas úlceras na boca ou lesões na pele podem se transformar em um alarme valioso. Em vez disso, a situação agora é grave quando os sintomas neurológicos aparecem: à luz da anamnese, excluindo a ingestão de substâncias tóxicas, drogas, plantas que possam justificar o aparecimento de sintomas neurológicos no filhote entre os primeiros diagnósticos diferenciais, existe uma patologia congênita, uma patologia inflamatória / infecciosa e, entre estas, certamente a cinomose.

Medidas Preventivas Contra a Cinomose

A vacinação é a melhor opção contra a cinomose; pode ser praticado desde o início da transição imune no filhote. Durante esse período, recomendamos certas medidas de precaução, como manter o filhote na coleira, limitar o contato direto com cães desconhecidos, evitar áreas frequentadas por congêneres (parques por exemplo) e impedir o contato com as fezes e a urina dos outros cães.

Em casa, limpe regularmente o piso com água sanitária e desinfecte os pertences do seu cão se você suspeitar de contaminação. Lembre-se também de desinfetar suas roupas se você tiver tido contato com cães e, principalmente, seus sapatos que podem levar o vírus a qualquer momento para casa se houver contato com fezes ou urina. Quando a vacina for eficaz, a única restrição será atualizar a vacinação com um simples lembrete anual.

Cinomose
Cinomose

Diagnosticando Infecção Por Cinomose

Um diagnóstico de cinomose é um pouco complicado. Além de existirem outras doenças cujos sintomas são bem parecidos com os de cinomose, mesmo um teste para garantir um diagnóstico pode levantar suspeitas falsas. Somente um teste feito utilizando o líquido espinhal cerebral do cão poderá oferecer um diagnóstico preciso, mas além de custar muito financeiramente, põe seu cachorro em risco de não sobreviver ao teste.

Por isso quase sempre os veterinários se limitam ao diagnóstico clínico, por meio do qual analisam os sintomas, realizam testes mais rotineiros à medida que vão descartando outras doenças por eliminação, verificando tudo o que já sabem sobre aquele cachorro especificamente, seu histórico de exames, consultas, vacinas, etc.

Seu veterinário pode suspeitar da doença cinomose, quando apresentado a ele, o cão apresentar sintomas respiratórios, digestivos, neurológicos e / ou dermatológicos. Dependendo da história da vacinação e do exame clínico que ele realizará, ele decidirá fazer um exame de sangue para confirmar o diagnóstico.

A doença cinomose é um defeito inaceitável, ou seja, cancelam a venda de um filhote se a doença for declarada dentro de 8 dias após a compra.

Tratamento da Cinomose

Não existe tratamento antiviral específico para a cinomose. Frequentemente, o veterinário opta por administrar antibióticos de amplo espectro do tipo penicilina, medicamentos antieméticos e antidiarréicos para aliviar os sintomas. Curativos gástricos e intestinais à base de argila, bem como suplementos alimentares, podem ser usados ??para ajudar na recuperação e reidratação. A hospitalização é frequentemente necessária porque a aplicação de medidas sanitárias é essencial.

Mesmo se cuidar, o animal corre o risco de morte e, mesmo nos raros casos de cura, é provável que as sequelas persistam por toda a vida, principalmente se o vírus atacar o sistema nervoso. A melhor opção são medicamentos de suporte.

Cães que se recuperam de cinomose canina podem ter convulsões ou outros distúrbios do sistema nervoso central que podem não aparecer até muitos anos depois – às vezes na velhice. Eles também podem sofrer danos permanentes no cérebro e nos nervos, e esses sintomas também podem não aparecer até anos depois.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *