O poodle é uma das raças de cães mais populares e inteligentes do mundo, estando em segundo lugar no ranking mundial. Brincalhão, é um ótimo parceira para alegrar a casa e curtir grandes aventuras. Além de esperto, esse cãozinho gosta de estar junto de seu dono e agradá-lo, sendo um ótimo animal para adestramento.
Com diversas particularidades, o poodle é muito tradicional por sua pelagem encaracolada e sua inteligência, se tornando uma das raças mais famosas e queridas em todo o mundo. Por isso, vamos conhecer um pouco mais a história desse cãozinho e também descobrir qual é o peso ideal de um filhote e de um poodle adulto confira.
História E Origem Do Poodle
A origem do poodle é bastante questionável, apesar de haver vários registros de sua existência em esculturas e artefatos gregos e romanos criados em sua homenagem. Inclusive, existem diversas hipóteses do surgimento da raça.
Uma delas acredita que o poodle surgiu na Alemanha, a partir do cruzamento de várias raças de cães russos, portugueses, alemães, espanhóis, húngaros e franceses. Outra afirma que os poodles descendem de cães pastores da Ásia, levadas para a Alemanha por tribos góticas e ostrógodas.
Pela história, o poodle foi criado para ser uma raça que trabalha na água, onde uma de suas tosas foi elaborada para proteger o animal do frio e diminuir atrito nas regiões do tórax e pernas, que são mais delicadas. Apesar de os franceses reivindicarem a criação da raça, diversos estudos mostram que a verdadeira origem do poodle é alemã, apesar de várias influencias de raças francesas. Entretanto, a FCI (Federação Cinológica Internacional) dá a França o título de criadores da raça.
A palavra “poodle” vem do alemão Pfudel, que significa espalhar águas ou poça de água, que faz referência a sua habilidade na água. Na França, era conhecido como Caniche, que quer dizer cão canário, referindo-se a suas habilidades para caça de patos. Tanto suas habilidades aquáticas quanto pastoras, fizeram da raça uma ótima companheira para caça de animais aquáticos.
Características Físicas Do Poodle
Existem quatro tipos de poodle:
- Gigante
- Standart ou normal
- Anão
- Toy
Eles são classificados pelo tamanho, onde o gigante mede entre 45 e 60 centímetros de altura, o standart mede de 35 a 45 cm, o anão de 28 a 35 cm e o toy de 24 a 28 cm. O peso dos animais também varia conforme o tipo, indo de 3 até 32 quilos.
Dentre suas principais características estão a pelagem que é macia, fina, longa e encaracolada, nas cores preta, branca, cinza, avermelhada e marrom. A cor dos pelos muda conforme o animal vai crescendo, assim, a cor definitiva leva dois anos para ser definida.
Seu corpo é forte, com uma estrutura bem elegante. Sua cabeça é retilínea e suas expressões faciais bem particulares. Os olhos do poodle podem ser marrons, âmbar escuro ou preto. Seu focinho é no formato de um retângulo e, nos animais de pelagem branca ou cinza, ele é de cor preta. Já nos cães com pelagem marrom, o focinho também é marrom.
Temperamento E Personalidade
O poodle possui um temperamento dócil e obediente, além de ser um companheiro fiel, brincalhão, inteligente e carinhoso. Esse animal gosta e precisa da companhia de pessoas, principalmente de seu dono. Por seu comportamento dócil, ativo e equilibrado, é considerado uma das raças mais indicadas para conviver com crianças, sendo compatível com as mais variadas personalidades.
Além disso, ele está no segundo lugar no ranking mundial de cães mais inteligentes, o que faz com que o animal aprenda muito facilmente as coisas. Ele também tem uma grande capacidade de memorização e, com isso, ele é um ótimo animal para ser adestrado. Outra característica do poodle é sua habilidade de empatia, podendo detectar o estado de ânimo de seus familiares e utilizar seu afeto e fofura para fazê-los sentirem melhor.
Entretanto, ele é um animal bastante desconfiado quando se trata de pessoas e animais desconhecidos. Assim, quando um visitante chega, ele pode até ser sociável, mas seu instinto de guarda estará muito ativo, estando sempre pronto para proteger seus familiares. Quando se socializa bem com os visitantes, logo ele se mostra amigável e demonstra toda sua docilidade para com eles.
Cuidados Com O Poodle
A grande quantidade de pelos desse animal exige muita atenção e cuidados para ser conservada de forma saudável. Assim, a escovação dos pelos deve acontecer de 1 a 3 vezes na semana e os banhos de 1 a 2 vezes no mês, sendo recomendado levar num cabeleireiro canino a cada 3 meses no máximo.
Como apresenta grande apego aos familiares, seu afeto deve ser retribuído, caso contrário o animal pode sofrer com ansiedade e até depressão. Como é um cão com muita energia, precisa se exercitar de 1 a 2 vezes na semana, seja num passeio ou brincar no parque.
Como qualquer cão, o poodle também precisa visitar o veterinário periodicamente e tomar as vacinas adequadas durante sua vida para que cresça saudável e tenha longevidade. Mesmo com aspecto que pareça vulnerável, ele dificilmente adoece e é um animal forte que pode viver entre 12 e 15 anos.
Alimentação e Peso Ideal De Um Poodle Adulto E Filhote
Assim como todo animal, o poodle precisa de uma boa alimentação para que fique saudável e cresça forte. Desse modo, o poodle deve ser alimentado com uma boa ração, nas quantidades corretas para seu tamanho, idade e peso. Além disso, deve ser evitado o uso de comida industrializada ou comida humana para o animal.
Na hora de escolher a ração, é sempre importante verificar a qualidade da mesma e optar por rações que possuam mais proteínas e nutrientes para atender todas as necessidades do cãozinho. Também deve se optar por rações específicas para a fase do cachorro: filhote ou adulto, assim seu poodle estará bem alimentado.
O peso desse cão varia conforme seu tipo, veja:
- Poodle Toy: de 2 a 7 quilos
- Poodle Anão: Aproximadamente 7 quilos
- Poodle Standart: Cerca de 12 quilos
- Poodle Gigante: Aproximadamente 22 quilos