Carinhoso, leal, gentil e teimoso são palavras que resumem o bulldog, seja inglês ou francês. Cuidar bem do pet e retribuir todo o amor dele é essencial. Para isso, saber qual o peso ideal de um bulldog evitará muitos problemas de saúde.
Ele pode parecer feroz e assustador para alguns, mas os seus tutores sabem que este cão é um grande companheiro. Dessa forma, exercícios e dieta são tão importantes para manter seu peso e sua sanidade.
Se você quiser saber mais acerca do assunto, que tal ler o artigo até o final? Nele preparamos todas as informações mais interessantes e necessárias, tanto para você quanto para o seu pet.
Qual O Peso Ideal De Um Bulldog Adulto E Um Filhote?
Uma coisa é saber o peso ideal de um bulldog e outra é mantê-lo no seu peso ideal. Embora o filhote seja animado e adore brincar pela casa, uma vez que ele alcança a idade adulta, exercício é algo que ele prefere viver sem.
Se um cachorro da raça fosse uma pessoa, sua ideia de um dia perfeito estaria em uma rede, enquanto os empregados lhe trariam comida e bebida. No entanto, se você quiser impedi-lo de acumular quilos extras, precisará ser firme.
Será necessário estabelecer uma rotina regular de movimentos ao ar livre logo no início de sua vida. Idealmente, uma fêmea adulta deve pesar entre 21 e 23 kg, e um macho em torno de 23 a 25 kg.
Pesando Seu Filhote De Cachorro Bulldog
Manter um olho no peso do seu filhote durante o primeiro ano ajuda a evitar ganho excessivo de peso. Um filhote de porte médio deve pesar cerca de 5 kg aos 1 mês de idade. Ele passa por um surto de crescimento entre 3 e 5 meses, quando seu peso aumenta de 7 a 15 quilos.
O aumento é mais estável até os 12 meses, quando ele atinge o peso médio da raça em cerca de 23 kg. Você pode pesar seu filhote recém-nascido em uma balança de cozinha, mas quando ele ficar grande demais para isso, o mais indicado é verificar a pesagem em uma clínica veterinária.
Alimentando os Animais
O peso ideal de um bulldog é variável. Durante seu primeiro ano, o filhote está crescendo rapidamente e precisa desenvolver muita massa óssea em um curto espaço de tempo. Consequentemente, suas necessidades nutricionais são muito maiores do que as de um adulto.
Os cães da raça são considerados adultos somente quando atingem 18 meses e precisam ser tratados como filhotes nutricionalmente até essa idade. Até 4 meses, eles geralmente são alimentados por, no máximo, 4 vezes ao dia. A quantidade se reduz para 3 refeições até quando atingir 6 meses. Depois disso, bastam apenas 2.
Exercícios Para A Raça
O corpo do bulldog se mostra com o peito largo, musculoso e atarracado. O exercício regular ajudará a manter sua aparência muscular. A manutenção de sua forma é imprescindível, embora ele prefira ficar em casa.
No entanto, se você colocá-lo em uma rotina de caminhada desde o início, será menos problemático. Esses pets não exigem passeios longos para permanecerem “fitness”. Assim, aproximadamente de 1 a 2 horas deve ser suficiente.
É melhor dividir esse tempo em 2 ou 3 caminhadas, pois os bulldogs superaquecem facilmente com exercícios excessivos. Se você mora em um local de clima quente, não saia com o cachorro no meio do dia, pois ele realmente sofrerá muito com o calor.
Quanto Alimentar o Animal
Embora os bulldogs não sejam cães tão ativos, eles são musculosos e precisam de proteínas de carne de boa qualidade. Cerca de 2 xícaras dos alimentos secos mais comuns para cachorros é o ideal. Mas consulte as orientações especificadas sobre a alimentação canina na quantidade recomendada com o veterinário de sua confiança. É possível também reduzir os alimentos secos e adicionar alguns alimentos molhados sem problema algum.
O peso ideal de um bulldog deve ser sempre verificado com cuidado, junto com a escolha dos ingredientes alimentares mais nutritivos. A raça tem as necessidades de comida específicas que devem ser seguidas.
Os ácidos graxos ômega 6 proporcionam uma pele saudável aos bulldogs e um belo pelo. Já o ômega 3 também é muito importante. Eles são bons para a saúde do coração e dos rins. Sem contar que ajudam os pets a evitar artrite mais tarde na vida, além de dores nas articulações e nos quadris.
Certifique-se de que existem muitos minerais e vitaminas, pois estes também promovem uma boa saúde. Não se pode esquecer também de sempre verificar se o seu bulldog tem acesso à água, especialmente se ele está apenas comendo comida seca.
O animal precisam se manter hidratado. Alimentos úmidos podem ajudar na hidratação, mas ainda é necessária água adequada para que as funções corporais funcionem de maneira saudável, tal como deveriam.
Sinais De Que Seu Pet Está Acima Do Peso
Então, como você sabe o peso ideal de um bulldog? Como identificar se ele está acima do peso? Avalie se a pesagem por idade e tamanho, se ela excede as diretrizes estabelecidas para pets da raça e do porte.
Além disso, se a aparência corporal não tiver uma forma definida com uma aparência mais de “salsicha”, o pet provavelmente está com sobrepeso. Sim, os bulldogs são cães atarracados, mas devem ser um pouco mais magros na cintura, em comparação com os quadris.
Bulldogs com excesso de peso terão mais camadas de depósitos de gordura em seus corpos. A hora de se preocupar é quando não conseguem coçar os ouvidos com as patas traseiras, porque há muita gordura. Esses depósitos também os impedirão de se limpar adequadamente.
Os animais dessa raça são conhecidos por terem problemas respiratórios e se cansarem facilmente. A razão disso é seu focinho mais curto, fazendo com que sejam braquicefálicos. Isso significa que, devido à estrutura da face e dos ossos, é mais difícil respirar adequadamente.
Se o peso ideal de um bulldog não condiz com a realidade, sua respiração pode ficar mais difícil. Assim, seu nível de energia será muito menor. Esses problemas respiratórios e de peso podem levar a doenças mais significativas, como bronquite. Então, que tal começar a cuidar bem do seu pet?