Qual o Nicho Ecológico da Onça-Pintada?
As onças-pintadas são um dos maiores gatos do mundo. As onças-pintadas são predadores e animais solitários, que caçam e vivem sem companhia. As onças-pintadas costumam caçar no chão, mas às vezes usam sua habilidade de subir em árvores para capturar presas de cima.
Suas mandíbulas poderosas e dentes fortes os ajudam a matar presas com uma mordida no crânio. Diferente da maioria dos grandes felinos, os Jaguares adoram a água. Eles gostam de tomar banho, brincar e até caçar peixes na água.
As onças-pintadas são heterotróficas e endotérmicas. Sua energia é consumida pela comida que eles comem matando presas. Ao contrário de outros gatos grandes, os Jaguares caçam animais selvagens com peso de até 150 quilos. As onças-pintadas são mamíferos, que produzem filhotes durante todo o ano.
As onças-pintadas podem ter até quatro filhotes por nascimento. Depois que um homem e uma mulher se acasalam, ambos se separam e seguem seus próprios caminhos.
Isso significa que, quando o filhote nasce, a mãe cuida dele por dois anos até que eles saiam por conta própria. Filhotes ganham a visão depois de duas semanas; e depois de seis meses, eles começam a acompanhar a mãe nas caçadas.
Um Pouco Mais Sobre as Onças-Pintadas
Elas são carnívoras, o que significa que eles só comem carne. Eles são muito dependentes de jacarés, veados, capivaras, antas, cães, raposas e às vezes sucuris. A onça-pintada também come pequenas espécies que podem ser capturadas, como: sapos, ratos e peixes.
As onças-pintadas costumam ser descritas como noturnas, mas o nome específico é crepuscular, o que significa que sua principal atividade é durante o amanhecer. As onças-pintadas normalmente dormem em áreas altas, como árvores, e também podem dormir debaixo de uma árvore ou na grama alta, onde se escondem bem.
As maiores ameaças às onças são os humanos. A população deles diminuiu tremendamente nos últimos 100 anos por causa de humanos. Os humanos massacraram Jaguares para vender seu extraordinário pêlo marrom e amarelo. A vida útil típica de um Jaguar varia de 12 a 15 anos.
As onças-pintadas são capazes de rugir, o que é muito comum em gatos grandes. Eles são o único gato na América do Norte que ruge. Eles rugem para manter as ameaças territoriais ou acasalar os concorrentes. Seu rugido se assemelha a uma tosse repetitiva e é muito assustador.
As onças-pintadas são capazes de rugir, o que é muito comum em gatos grandes. Eles são o único gato na América do Norte que ruge. Eles rugem para manter as ameaças territoriais ou acasalar os concorrentes. Seu rugido se assemelha a uma tosse repetitiva e é muito assustador.
Um dos grandes felinos, as onças-pintadas são animais solitários, geralmente caçando à noite, costumam arrastar seus alimentos pelas árvores para se manterem em segurança, adoram nadar e vagar pelas florestas tropicais da América Central e do Sul.
Gênero e Aparência
A onça-pintada é um grande gato do gênero Panthera, o nome científico da onça-pintada é Panthera onca. A onça-pintada é o terceiro maior dos grandes felinos, depois do tigre e do leão, e é o maior de todos os grandes felinos das Américas. As onças-pintadas são encontradas apenas nas Américas.
Seu alcance se estende do Arizona, no sudoeste dos Estados Unidos, México, passando pela América Central, até a maioria dos países da Bacia do Rio Amazonas na América do Sul e até o sul do norte da Argentina. O habitat preferido da onça-pintada é a floresta tropical densa, mas também são encontrados em outras áreas florestais e planícies abertas.
Com sua pelagem manchada, a onça se assemelha mais ao leopardo, encontrada na Ásia e na África; no entanto, a onça é maior e tem uma constituição mais robusta que a do leopardo, além de possuir rosetas (manchas) menores, porém maiores, com pequenos pontos no meio.
Enquanto os hábitos comportamentais das onças se assemelham aos de um tigre. Como o tigre, as onças-pintadas desfrutam de água e são boas em nadar. Jaguares vagam, caçam e vivem sozinhos, apenas se unindo para acasalar. Eles deixam um perfume para marcar seu território. Os territórios femininos podem se sobrepor e variar em tamanho de 25 a 40 km quadrados.
Enquanto os territórios masculinos têm o dobro desse tamanho, um macho protege agressivamente sua área (e as fêmeas residentes nela) de outros machos. A onça-pintada persegue e embosca sua presa, frequentemente pulando na água ou de uma árvore.
Habitat
As onças são encontradas nos continentes americanos; eles vivem no Texas, nas montanhas Cerro Colorado, no Arizona, na parte sul da Califórnia e no Novo México, nos Estados Unidos, e são encontrados em florestas tropicais da América Central e do Sul.
A maior população conhecida existe nas florestas tropicais da Amazônia. Jaguares negros vivem na América do Sul. As onças-pintadas também são encontradas na África e na Ásia. Até a década de 1900, eles também vagavam pelo Yukon, sul dos Estados Unidos, Uruguai e Islândia.
As onças-pintadas preferem habitats úmidos de planície, savanas pantanosas ou florestas tropicais. Seu habitat favorito é nas florestas tropicais e subtropicais.
As onças-pintadas também vivem em florestas e campos, vivendo perto de rios e lagos, em pequenas cavernas, pântanos e sob bordas de rochas; eles vivem em áreas arbustivas também. As onças-pintadas gostam de suas casas para ter um solo muito macio.
Eles usam materiais como folhas, árvores podres e outros materiais macios que podem ser encontrados na floresta ou na floresta tropical. As onças preferem viver sozinhas e não gostam que outros animais se aproximem de sua toca, pois é uma área territorial para a onça-pintada.
Estrutura Corporal
A onça-pintada é carnívora, predando mais de 80 espécies de animais de todos os tamanhos, como veados, porcos, capivaras, raposas, peixes, sapos e até grandes cobras anaconda. A onça tem uma mandíbula muito poderosa, sua mordida exerce mais força do que a de um leão. As onças-pintadas são 10 a 20% maiores que as fêmeas. Em média, as onças-pintadas pesam entre 56 a 96 kg e têm de 1,2 a 1,95 m de comprimento.
As onças-pintadas vivem em estado selvagem por 11 a 15 anos; em cativeiro, podem viver mais de 20 anos. Muitas culturas americanas antigas, como os maias e astecas, apresentavam a onça-pintada em suas mitologias, muitas vezes considerada um símbolo de força. O crachá da equipe nacional de rugby da Argentina inclui uma onça-pintada. No entanto, um erro histórico resultou no apelido da equipe até hoje, Los Pumas (os pumas).