Depois de sobreviver quase inalterada desde a época dos dinossauros, os cientistas determinaram que os jacarés existem há cerca de 150 milhões de anos, sobrevivendo além dos dinossauros e répteis voadores e praticamente não tendo predadores naturais como adultos hoje, os jacarés estavam se dirigindo à extinção há apenas 20 anos devido à intensa caça do homem. Proteger os habitats de espécies e jacarés permitiu que o status fosse alterado para medianamente ameaçado.
A Caça ao Jacaré de Louisiana
Jacarés foram abatidos por cerca de duzentos anos, este histórico de caçadas foram iniciados em Louisiana em grande número no início dos anos 1800. Esses jacarés foram caçados para extração de suas peles, que eram usadas para fazer botas, sapatos e selas, e para extração do óleo, que era usado para engraxar máquinas a vapor e fábricas de algodão. A demanda diminuiu quando se descobriu que o couro feito de peles não era durável.
Em meados dos anos 1800, a demanda por peles de jacaré aumentou novamente. Estas peles foram usadas para fazer sapatos e selas para as tropas confederadas durante a Guerra Civil. No final de 1800 e início de 1900, os processos de curtimento comercial começaram em Nova York, Nova Jersey e Europa. Esse processo tornava as peles de jacaré suaves, duráveis e mais maleáveis, a demanda por couro de jacaré aumentou dramaticamente.
Em meados da década de 1900, a população de jacarés da Louisiana havia sido reduzida significativamente. Em 1962, a temporada de caça a jacarés foi fechada em todo o estado devido aos baixos números populacionais. A redução nos números foi resultado da exploração não regulamentada.
Os jacarés são uma parte importante de seu ecossistema; os habitat de jacaré geralmente estão entre os lugares mais profundos nas zonas úmidas depois que outras áreas secaram, eles controlam a população de espécies de presas, criam turfa através de suas atividades de nidificação e beneficiam várias outras espécies com seus ninhos (incluindo a tartaruga de barriga vermelha que incuba seus próprios ovos nos ninhos abandonados pelos jacarés).
Quanto Ele Mede?
Um macho típico chega a mais de 4 mts. de comprimento e pode pesar mais de 200 kg. há relatos não confirmados de jacarés mais de 5 mts. O maior jacaré de todos os tempos foi levado na Ilha Marsh, Louisiana, e mediu 5,84 metros. Como foi encontrado no final do século 19, é um pouco difícil de verificar a alegação, e isso fez com que alguns especialistas questionassem sua credibilidade.
Na Flórida, os caçadores capturaram um jacaré de 4,57 metros e 362,8 kg. O jacaré teria aterrorizado e comido gado em uma fazenda da Flórida.
Caçadores capturaram e mataram um jacaré gigante no Alabama River em 2014, que mediu 4,5 mts. de comprimento e pesava 458,8 kg.. A maioria das fontes escolhe este como o maior jacaré já registrado. Uma vez que os registros são claros e o jacaré está em exibição num museu do Alabama, pode-se dizer que é o maior jacaré registrado no mundo..
Em média, um jacaré americano macho adulto ( Alligator mississippiensis ) mede cerca de 4 mts. de comprimento. O jacaré chinês ( Alligator sinensis ), que é a única outra espécie de jacaré no planeta, é ainda menor, com um comprimento raramente superior a 2 mts.
Tem havido muitos relatos não confirmados de jacarés americanos com mais de 6 mts. de comprimento vindos de diferentes partes dos Estados Unidos, mas nenhum deles é digno de crédito.
Como se Mede um Jacaré
Ao realizar pesquisas populacionais, os biólogos estimam a extensão total de um jacaré com base no comprimento de uma porção de sua cabeça entre o meio dos olhos e a ponta das narinas, converta a distância em polegadas da ponta do nariz até o sulco dos olhos em pés.. Uma vez que um jacaré pode causar sérios danos aos seres humanos quando abordados, faz-se uma estimativa visual da sua cabeça a partir de uma distância segura, os jacarés podem ouvir debaixo d’água. Nunca se deve aproximar ou provocar jacarés, mesmo em terra eles são bastante ágeis.
Reprodução dos Jacarés
O processo de acasalamento dos jacarés consiste em três fases. A primeira fase é caracterizada pelo sexo oposto gritando e batendo na cabeça. A segunda fase é a formação de pares, em que o macho e a fêmea tocam os focinhos. A terceira fase do processo de acasalamento é a cópula que pode durar 15 minutos e é repetida por vários dias. Os jacarés fêmeas constroem ninhos elaborados de vegetação compactada com suas bocas para incubar seus ovos, e aproximadamente 20 a 50 ovos são postos. Os jacarés fêmeas são muito protetores dos ninhos e geralmente ficam por perto para afastar os predadores.
Os jacarés imaturos têm faixas cruzadas amarelas sobre um fundo preto para camuflagem , os jacarés bebê podem ficar com a mãe por alguns dias a um mês, depois da eclosão pode-se ver jovens jacarés se aquecendo ao sol nas costas da mãe.. Um grito angustiado de um jovem jacaré poderia chamar a atenção de uma fêmea ou mesmo de um macho. A localização do ninho e até mesmo a localização dos ovos determinam o sexo dos jacarés do bebê. Áreas sombreadas são mais propensas a produzir fêmeas; Ninhos mais quentes favorecem os machos.
Outros Fatos Sobre os Jacarés:
.. Os adultos podem ter faixas longas e finas ou curtas e encorpadas. Os jacarés alimentados pelas pessoas superam sua natural timidez e são mais propensos a atacar.
A expectativa de vida de um jacaré, se passar dos 2 anos, é de 50 anos.
Grandes quantidades de ácidos fortes são secretadas para ajudar a digestão dos ossos de suas presas e uma rocha ocasional que foi engolida por engano.
Os jacarés têm pouca força para abrir suas mandíbulas e com uma das mãos a mandíbula pode ser mantida fechada. Um jacaré tem oitenta dentes.
Quem vive em regiões onde há registro de presença de jacarés, não deve deixar animais de estimação nadar em águas ocupadas por jacarés e manter animais de estimação na coleira em todos os momentos. Cães e gatos são semelhantes em tamanho à presa natural dos jacarés.
É proibido por lei matar, assediar ou possuir jacarés. Lidar com pequenos jacarés pode resultar em ferimentos graves.