No máximo, nós seres humanos podemos produzir algumas dúzias de descendentes ao longo de toda a vida, enquanto outros animais podem gerar exércitos inteiros. Somos conhecidos por dar à luz até oito bebês ao mesmo tempo, mas isso nem sequer nos aproxima das maiores crias de alguns animais.
Então, já parou para se perguntar que animal possui a maior ninhada? Ou melhor, o maior número de filhotes? Responderemos essa questão agora com este artigo:
Qual Animal Tem Mais Filhotes?
Existem muitos amimais capazes de reproduzir uma grande ninhada como coelhos, o tanreco (tenrec eucadatus), o rato-toupeira e alguns outros animais bons em reprodução incluindo alguns que provavelmente nem conhecemos. No entanto, o animal que possui a capacidade de ter mais filhotes descoberto até hoje, é um animal marinho. É o peixe lua.
O peixe lua (mola mola) da classe de peixes ósseos (osteichthyes), costumava ser o peixe ósseo mais pesado do mundo. A amostra adulta geralmente chega a 1000 kg, mas a nova espécie descoberta recentemente, a mola tecta, é ainda maior do que a sua e pode chegar a 2 toneladas.
Peixes lua são encontrados em todos os mares tropicais e temperados da Terra. Sua aparência lembra uma cabeça grande com uma cauda presa, e também pode lembrar uma lua. O corpo do animal é plano. Quando você estica as costas e o abdômen, o peixe lua é tão alto quanto comprido.
Pouco se sabe sobre os padrões de reprodução de peixes lunares, mas acredita-se que os principais locais de desova sejam o Atlântico Norte e Sul e o Oceano Índico. As fêmeas são capazes de produzir 300 milhões de ovos ao mesmo tempo! Nenhum outro animal vertebrado é capaz desse desempenho. E o peixe lua reproduz por inseminação externa, com a fêmea liberando ovos na água, que são fertilizados pelo macho, também pelo espermatozoide liberado na água.
Larvas recém-nascidas têm 2,5 milímetros de comprimento, o que equivale a cerca de um milionésimo do tamanho dos animais adultos. Os juvenis, com suas grandes barbatanas peitorais, barbatanas caudais e corpos pontiagudos, dificilmente se assemelham a peixes-lua adultos, e assemelham-se a um peixe redondo similar em miniatura. Jovens nadam em grupos, mas quando começam a crescer, tornam-se animais mais solitários.
O peixe lua pode viver em cativeiro por até dez anos, mas sua vida ainda não é conhecida na natureza. O processo de crescimento de peixes lua também é desconhecido. Um espécime observado num aquário cresceu de 26 quilos para 399 quilos em 15 meses e tem quase 1,8 m de altura.
O tamanho enorme e a pele espessa de animais adultos desencorajam muitos predadores, mas os jovens não têm essa proteção. Os peixes jovens são os principais predadores do albacora (tunnus albacares) e espécies de peixes-golfinho (coryphaemidae). Indivíduos adultos podem ser atacados por focas orelha, golfinhos espadarte e tubarões maiores.
Foi observado que as focas orelha gostam de molestar o peixe lua. Esses mamíferos aquáticos arrancam as nadadoras do peixe, empurram o corpo para frente e para trás até ficarem entediados e depois simplesmente o deixam sem consumi-lo. Eventualmente, o peixe lua ferido no fundo do mar morrerá.
Entre os mamíferos, é o tenrec eucadatus o mamífero aparentemente em primeiro lugar de maior ninhada. Ele é típico de Madagascar e tem ninhadas de aproximadamente 15 em média, com até 32 relatadas na natureza. Os mamíferos podem ter tamanhos de ninhada muito variáveis, mas, como regra geral, o tamanho máximo da ninhada é o número de mamilos e o tamanho médio da ninhada é cerca de metade disso. E o tanreco possui entre 21 a 29 mamilos.
Depois dele, o rato toupeira seria outro candidato, com uma ninhada de 33 relatados. E logo depois os coelhos, que podem produzir várias ninhadas, de até sete bebês, durante a época de reprodução e no caso das fêmeas, já são sexualmente ativas com apenas 3 a 4 meses e podem engravidar assim que dão à luz.
Qual Animal Tem a Gestação Mais Longa?
Achamos que seria interessante abordar essa questão extra também. E o candidatos a quem descobrimos ganhar nessa categoria é o elefante.
Os elefantes têm a etapa de gestação mais cumprida entre todos os mamíferos. A gravidez desses animais gigantes dura um período de cerca de um ano e meio. E o intervalo médio de gestação de um elefante é de aproximadamente 640 a 660 dias, ou seja, umas 95 semanas.
Em comparação, uma gravidez humana tem duração de 280 dias e cerca de 40 semanas. As fêmeas elefantes vivem de 60 a 70 anos, mas só possuem uma média de quatro filhotes durante sua longa estadia de vida.
Apesar de elefantes terem apenas um bebê de cada vez, 1% a 2% dos nascimentos de elefantes vem gêmeos. Ao um elefante dar a luz, o resto do rebanho de elefantes forma um círculo protetor em volta da mais nova mãe no decorrer do parto.
Alguns dos outros animais que estão dentro desse quesito período longo de gestação são: girafas, camelos, peixes-boi, baleias, tubarões e morsas. Não ganham do elefante (com exceção de alguns tubarões e anfíbios como a salamandra alpina preta), mais também carregam filhotes consigo por um bom tempo.
Os que chegam mais próximo do ranking dos elefantes são girafas com períodos de gestação entre 400 e 460 dias (cerca de 14 à 15 meses); rinocerontes com um período de gestação de cerca de 450 dias (15 meses); orcas com cerca de 17 meses de gestação e morsas com 15 à 16 meses.
Qual Animal Tem a Gestação Mais Curta?
Já quanto ao oposto da questão acima, uma gravidez de curta duração, os animais que mais se encaixam nisso é o gambá da Virgínia e o roedor musaranho.
De todos os mamíferos, o gambá da Virgínia ou o gambá norte americano tem o menor período de gestação. A fêmea carrega a gravidez por aproximadamente 12 dias após o acasalamento e dá à luz 16-20 bebês. O gambá pode ter aproximadamente 1 a 3 gestações por ano. Tem um ciclo estral de 28 dias e sempre em estro durante 36 horas.
Os filhotes dessa gambá são tão pequenos quando nascem, que você pode comportar duas dúzias deles numa pequena colher de chá! Serão protegidos na bolsa da mãe assim que nascem por cerca de 90 dias. Com 60 dias já estarão abrindo os olhos.
Já o Musaranho é um animal comparativamente pequeno, tanto que a maioria não é maior que um rato. Em geral, são criaturas roedoras que buscam sementes, insetos, nozes, vermes e uma variedade de outros alimentos em folhas e vegetação densa, mas alguns se especializam em subir em árvores, viver debaixo da terra, viver sob a neve ou até caçar na água.
Os musaranhos são ferozmente territoriais, expulsando rivais e se unindo apenas para acasalar. Musaranhos fêmeas podem ter até dez gestações por ano; nos trópicos, eles se reproduzem o ano todo. Nas zonas temperadas, deixam de produzir apenas no inverno. Musaranhos fêmeas têm períodos de gestação de 17 a 32 dias e ela muitas vezes fica prenha dentro de um dia ou mais de dar à luz, e tem aleitamento durante a gravidez, desmamando uma ninhada quando o próximo nasce.
Outros animais que possuem um período de curta gestação são: hamster e qualquer espécie de roedores, como o rato braco doméstico, o rato prado e ratos comuns. Esquilo cinza, esquilo comum, e coelhos (domésticos) também tem períodos considerados curtos de gestação.