Já se fez essa pergunta? Qual o animal que mais se parece com o homem? A seguir vamos responder essa pergunta e falar um pouco mais sobre esse animal e quais suas semelhanças com o ser humano. Acompanhe.
O Homem É Muito Parecido Com…
Os . Sim, esse mamífero é o animal que mais se parece com o homem.
Os Chimpanzés são primatas, mamíferos e são membros do gênero pan e pan paniscus que são os bonobos da família “hominidae”. São famosos pela genética aproximada com nós, seres humanos, portanto, os Chimpanzés têm 99% do DNA deles, compartilhado conosco.
Assim como o homem, o Chimpanzé é um dos poucos animais que reconhece a própria imagem no espelho. Também é capaz de aprender algumas linguagens, como a dos sinais. Vamos conhecer um pouco mais sobre ele.
Habitat e Características do Chimpanzé
Os Chimpanzés habitam em florestas da África Central, embora, podendo viver em algumas regiões como as: savanas e florestas. Em pé, eles podem medir de altura cerca de um metro. A fêmea pode pesar 26-50 kg e o macho de 34-70. Possuem extensos braços, pernas curtas enquanto os pés são achatados, têm as mãos e os dedos bastante longos, grossos, fortes e rugosos, mas possuem um polegar delgado e pequeno.
Seu corpo é coberto por pelos na cor marrom ou preta, mas a face, as grandes orelhas, os pés e as mãos não têm pelos. Apresentam uma face ortognática e uma crista supra orbital proeminente, com protrusão dos lábios. Eles possuem dentes típicos de primatas, de molares e caninos longos, que são menores no posterior da boca. Portanto, são três vezes mais fortes do que a do homem.
Os chimpanzés vivem em grupos com mais de 100 indivíduos, sendo os machos dominantes sobre as fêmeas e os jovens, porque são mais velhos. As fêmeas em suas atividades são bastante solitárias, Realizam suas atividades na luz do dia, ou seja, são diurnos, também são arborícolas, cuja vida se dá principalmente nas árvores, são terrestres, e caminham pelo solo, geralmente em quatro patas, porém, andam como os bípedes, então, podem caminhar sobre duas patas, e possuem uma grande habilidade para escalar nas árvores, onde possuem grande preferência para alimentar-se.
Contudo, uma fantástica característica dos Chimpanzés são as variadas técnicas que eles usam para poderem se alimentar e passam os conhecimentos de geração para geração. Utilizam suas vocalizações para enfrentarem os outros tipos de Chimpanzés e são bastante agressivos quando lutam. Os Chimpanzés também utilizam alguns gestos e sons para se comunicarem com os outros animais da sua espécie.
Alimentação Dos Chimpanzés
A alimentação dos Chimpanzés é bem variada, é composta por plantas principalmente por algumas frutas, folhas, sementes, flores, insetos como formigas, cupins, larvas, ovos das aves e também gostam de mel. Às vezes os Chimpanzés se agrupam para caçarem alguns animais, por exemplo, animais vertebrados, outros macacos e outros mamíferos.
Reprodução Dos Chimpanzés
Os chimpanzés podem formar vários casais, onde a fêmea pode ter relação sexual com vários machos em apenas um dia, porque a promiscuidade é bastante comum na espécie deles. O sexo não é apenas usado para reproduzirem, mas também para manter estabilidade e laços dentro do grupo deles. Os cios das fêmeas duram até 36 dias. Os Juvenis e jovens que não são maduros podem ter relação sexual com as fêmeas como forma de “treinamento”, no período em que elas não estão ovulando, portanto, quando estão com alta tumescência (aumento do pênis) os machos dominantes e maduros que geralmente acasalam.
Eles podem reproduzir em quaisquer épocas. A gestação dura em torno de 201 a 260 dias, basicamente nascendo um ou dois filhotes, os quais a mãe intensivamente cuida e carrega em suas costas, durante a infância. Os chimpanzés desmamam entre três e quatro anos e se acontecer da mãe morrer precocemente, os mais velhos irmãos cuidarão deles.
Os Chimpanzés acabam tornando-se independentes a partir dos seis anos, mas ainda continuam próximos das mães, se eles não se dispersarem quando tiver a maturidade sexual (fêmeas geralmente próximas dos treze anos e os machos aos dezesseis anos) do grupo, os laços serão mantidos a vida toda. Os machos Chimpanzés não ajudam as fêmeas a cuidar, mas protegem os filhotes dos outros grupos, e brincam com eles normalmente. Os Chimpanzés podem viver em média cinquenta anos e há registros de quase sessenta anos os Chimpanzés que vivem em cativeiro.
Ameaças
Embora ocupem um extenso território os Chimpanzés acabam sofrendo com a ilegal caça para fins de consumo da sua carne, e também para produção de alguns medicamentos dependendo da cultura do local, ou ainda para a produção de alguns amuletos para a medicina tradicional.
Muitos ainda são capturados e utilizados em circos e em outros espetáculos, ou até mesmo para serem criados como animais domésticos e em cativeiros.
Curiosidades sobre os Chimpanzés
- Costumam usar ossos e pedras para poder quebrar objetos como, por exemplo, cascas duras;
- Podem andar eretos como os seres humanos;
- Chimpanzés criados em cativeiro desde o nascimento, demonstram um desenvolvimento mental mais rápido do que o de uma criança, porém, isso ocorre somente durante os primeiros anos;
- Trabalham em duplas, ou seja, trocam experiências e se ajudam;
- Jovens Chimpanzés provavelmente aprendem a usar ferramentas simples olhando e imitando os adultos. Por exemplo, alguns deles mascam certas folhas para torná-las esponjosas;
- Às vezes, um grupo ataca outro grupo menor e tenta ficar com o território dele;
- Os Chimpanzés comunicam-se graças a 13 gritos diferentes e a um grande número de faces. Investigações mostraram que são capazes de aprender, utilizar e transmitir linguagem gestual;
- Os machos realizam frequentemente desafios de intimidade para provar que são os mais fortes e os mais valentes;
- Os Chimpanzés às vezes passam uma boa parte do seu tempo comendo e descansando.