A seguir alguns animais com línguas enormes. Se divirta com a nossa lista!
Morcego
O morcego-néctar Anoura fistulata foi descoberto nas florestas de neblina da Cordilheira dos Andes, no Equador, no ano passado. Tão recentemente descoberto é que ele ainda só tem seu nome latino.
Nathan Muchhala, da Universidade de Miami, estudou o pequeno morcego. Ele fez experimentos em que Anoura fistulata estende a língua em um canudo de vidro para sugar a água com açúcar, escreve a revista Nature.
As medidas mostram que a língua tem 8,5 cm de comprimento. Pode parecer pequeno, mas é uma vez e meia o comprimento do bastão. Nenhum outro mamífero possui uma língua tão comprida em comparação com o corpo.
Para acomodar a língua dentro do corpo pequeno, a raiz da língua é completamente colocada entre o coração e o esterno.
Muchala também estudou o morcego em seu ambiente natural. Então ele descobriu que era o único morcego que bebia néctar de uma flor em particular. O carinha foi descoberto no Equador em 2005: o morcego sugador de néctar com lábios em forma de tubo ( Anoura fistulata ), que possui a língua mais longa do mundo em relação ao comprimento do corpo em comparação com outros mamíferos conhecidos no mundo.
O animal tem apenas quinze centímetros de comprimento, mas sua própria língua tem nove centímetros de comprimento – uma vez e meia o comprimento do corpo do morcego.
A língua de nove centímetros de comprimento é talvez mais fácil de se relacionar, se alguém assumir que o morcego era um ser humano – então seria equivalente a ter uma língua de três metros de comprimento.
Neste vídeo de alta resolução, exibido pela primeira vez como parte da série de documentários ‘Untamed Animals’ do National Geograpic Channel, o morcego é visto como consumindo uma refeição deliciosa de sua flor favorita.
Quando o morcego não coleta o néctar da flor tipo túnel, Centropogon nigricans, sua língua é retraída e armazenada entre as costelas.
A Língua Humana Mais Longa Do Mundo É Um Pouco Mais Curta
O detentor de um registro humano da ‘língua mais longa do mundo’ é Chanel Tapper, da Califórnia. Sua língua tem quase 10 centímetros de comprimento.
A planta Centropogon nigricans tem pétalas tão profundas que apenas a língua comprida de Anoura fistulata chega ao néctar. Nenhuma outra espécie de morcego carrega pólen desta planta.
A flor e o morcego provavelmente evoluíram juntos ao longo de dezenas de milhares de anos, então o morcego e a flor agora são interdependentes.
Mas que alegria uma flor tem de esconder seu pó de flor? Certamente será fertilizado?
Charles Darwin fez a mesma pergunta há mais de 140 anos. Ele viu que a orquídea estelar em Madagascar tinha pétalas estreitas e profundas, e previu que apenas animais especialmente desenvolvidos conseguiam penetrar no néctar.
O moinho especial adaptado à orquídea foi encontrado apenas 40 anos depois.
Darwin acreditava que as flores tinham a vantagem de esconder o néctar. Se o néctar estivesse aberto durante o dia, os animais visitantes poderiam esgueirar-se nas guloseimas sem entrar no pó das flores. Assim, as flores não foram fertilizadas.
Ao atrair o néctar cada vez mais fundo para dentro da flor, a planta poderia garantir que o hóspede faminto entrasse em contato com o pó da flor e o levasse para a próxima flor.
Girafa
A língua de um cirurgião é, sob muitos aspectos, um milagre biológico. Geralmente tem cerca de 40 centímetros de comprimento, mas pode chegar a 50 centímetros. Por ser redondo e parecido com uma cobra ao mesmo tempo, funciona ainda mais. Na girafa, a língua é antes de tudo uma ferramenta de garra extremamente eficaz. É excepcionalmente bem equipado com músculos longitudinais poderosos que permitem que o animal torça e puxe-o ao redor dos galhos. Assim, a girafa pode se beneficiar de folhas e galhos, especialmente de todas as acácias que crescem em grande número na savana africana. Mas não é fácil ter folhas de acácias como fonte de alimento. A cabeça é longa e estreita. Os olhos são grandes e têm pálpebras equipadas com cílios longos. A parte superior dos olhos tem rugas claras na pele.
A visão é muito boa e 360 ° omnidirecional. A girafa também tem uma boa visão de cores. As orelhas são relativamente grandes, oblongas e pontiagudas nas pontas e inclinadas para fora da cabeça. A língua é quase preta, azul, azul ou roxa e tem uma base rosa. Tem cerca de 45 a 50 centímetros de comprimento e é muito flexível, sensível e resistente e pode ser usada como uma ferramenta emocionante quando o animal come folhas e frutos de arbustos e árvores com espinhos, como árvores do gênero Acacia ( Acacia ). A estrutura da superfície da língua é espessada e revestida com saliva viscosa que protege contra espinhos e outras coisas quando os animais comem. Há muito que se acredita que a cor da língua pode ser uma causa preventiva, uma vez que os animais comem grande parte do dia e a língua é exposta aos raios ultravioletas da luz solar.
Fatos
Tanto machos quanto fêmeas têm dois chifres arredondados e cobertos de pele , que crescem diretamente no topo do crânio. Horna consiste em cartilagem óssea. Os chifres dos machos acabam ficando nus nas pontas, já que os chifres são usados em brigas rituais entre eles. À medida que o homem cresce, ele pode desenvolver até três conseqüências extras semelhantes a chifres, uma no meio da testa acima dos olhos e duas nas orelhas de cada lado do crânio. Os chifres femininos têm pontas peludas e são mais curtos e finos do que os machos. A árvore é protegida por longos e poderosos espinhos para afastar os animais que comem folhas. Um animal que tenta morder suas folhas corre alto risco de ficar de olhos arregalados. Mas a língua comprida da girafa significa que ela nunca precisa se aproximar dos perigosos espinhos.
A língua em si é coberta por uma pele dura e semelhante a couro que os espinhos não conseguem perfurar, assim como a cavidade oral da girafa. Em troca, as folhas e os galhos devem ser mastigados bem, para que os espinhos fiquem totalmente moles antes de serem enviados para a garganta comprida. Essa é a razão dos movimentos de mastigação lentos e completos que são tão característicos das girafas.
- O animal com a maior língua do planeta Terra é a Baleia Azul.