Os mamíferos são animais que possuem como características a presença de pelagem e a possibilidade de produzir leite. Mas será que é verdade que existem mamíferos que também colocam ovos? Nesse artigo vamos esclarecer essa dúvida e falar um pouco dessa “exceção” no grupo dos mamíferos. Vamos acompanhar?
Existe Mamífero Que Bota Ovo?
A resposta é sim! O nome desse animal é ornitorrinco e ele se parece muito como um pato. Mas mesmo possuindo um bico, esse bicho possui uma cauda, coloca ovos e se alimenta de carne. Além disso, possuem tanto hábitos terrestres quanto aquáticos e podem nadar por dois minutos debaixo da água. É ou não um animal muito peculiar?
Mesmo sendo ovíparo, o ornitorrinco é dotado de glândulas que são responsáveis pela produção do leite que alimenta as suas crias. Mas se você acha que o ornitorrinco é o único animal mamífero e que também põe ovos, você acabou de se enganar!
A equidna também um animal que possui essas mesmas características, Trata-se de um bicho semelhante aos porcos espinhos e que costuma se enrolar quando se sentem ameaçados.
Características dos Ornitorrincos
O ornitorrinco é um animal que possui características muito indicadas para o nado, já que as suas patas possuem estruturas que auxiliam a movimentação na água. Além disso, os seus olhos, nariz e ouvidos possuem uma espécie de proteção para a entrada de água.
Já o seu pelo é ideal para que a água não seja absorvida. O ornitorrinco procura construir os seus abrigos em locais próximos da água (em geral riachos, rios, lagos) e é um bicho nativo da Ilha da Tasmânia, Austrália e Papua Nova Guiné.
Mas eles também podem ser animais perigosos, já que os machos possuem um veneno que é injetado por meio de uma esporão. Assim, o animal consegue capturar presas como os coelhos e nos seres humanos o contato com o veneno pode causar muita dor. Durante os combates na época de reprodução, os esporões também são usados nas brigas de disputas pela fêmea da espécie.
O seu bico é mole e abriga alguns órgãos que são responsáveis pela sensibilidade do animal fazendo com que eles detectem a presença de possíveis presas. Uma das mais comuns é um animal que chama yabby, um bicho que se assemelha a uma lagosta e que mora nas águas australianas.
Hábitos dos Ornitorrincos
Essa espécie pode chegar a consumir mais quase metade do seu peso de alimentação. Além do yabby, ele também come insetos e alguns vegetais. Possuem hábitos diurnos e no início da noite, utilizando os demais horários para o descanso em seus abrigos.
Mas já que eles botam ovos, como acontece a gestação desses animais? Diferente da maioria dos mamíferos, ela não acontece no útero das fêmeas e a mamãe onitorrinco coloca ovos dentro de grandes cavidades feitas na terra.
Os ovos permanecem lá por mais de uma semana e são chocados pelo animal. A futura mamãe toma bastante cuidado para deixar os ovos bem aquecidos e após o nascimento os filhotes são amamentados durante 4 meses pelo leite que saem da pele da mãe e é produzido por glândulas.
Após os primeiros meses, os novos membros da família ganham independência e começam a desbravar a natureza para procurar o seu próprio alimento.
Onde Surgiu o Ornitorrinco
Segundo estudos australianos, os ornitorrincos são descendentes de animais muito parecidos com eles mesmos. A conclusão aconteceu após a análise de um fóssil que foi encontrado na região.
Entretanto, os “parentes” mais antigos dos ornitorrincos eram maiores e mais pesados que eles. Como o animal só é encontrado nessa área, os estudos sobre ele são cada vez mais escassos. Atualmente eles são encontrados em regiões muito diferenciadas da Austrália, o que faz os pesquisadores acreditarem que eles se separaram, mas possuem um mesmo antepassado em comum. Outro dado importante é que subespécies ainda não foram catalogadas.
Equidna: Um Mamífero que Também Bota Ovos
A equidna se assemelha muito com o ornitorrinco, já que também bota ovos e costuma se esconder em buracos na terra. Ela também é carnívora e colocam apenas um ovo por ciclo reprodutivo.
O animal também adora se alimentar de formigas (utilizam uma língua enorme para capturá-las) e possuem características semelhantes ao porco espinho. Seu corpo é cheio de espinhos que auxiliam na proteção contra os predadores.
Durante a estação do inverno a equidna realiza hibernação e no período de reprodução o ovo é depositado em uma bolsa na barriga do animal, algo que se assemelha muito aos marsupiais. Assim, ovo permanece até ser chocado o que dura cerca de dez dias.
Após o nascimento do pequeno filhote, a mãe cuida dele dentro da bolsa durante a primeira semana. Com o crescimento dos espinhos, a pequena equidna fica preparada para enfrentar o mundo lá fora, procurando as suas próprias fontes de alimentação. Assim, esse também é um animal mamífero, mas também ovíparo.
Muito curioso, não é verdade? Você imaginava que existiam animais mamíferos que também colocavam ovo? Gostou de saber que além do ornitorrinco, a equidna também possui essa peculiar característica? Que tal compartilhar essa informação nas suas redes sociais e com os seus amigos?
Caso tenha ficado alguma dúvida sobre esses animais é só nos deixar um comentário logo abaixo! Quer conhecer mais curiosidades sobre os animais, plantas e natureza em geral? É só ficar de olho no Mundo Ecologia e acompanhar as nossas atualizações. Até a próxima!