Home / Animais / Qual é o Tipo de Revestimento do Corpo da Borboleta?

Qual é o Tipo de Revestimento do Corpo da Borboleta?

Um dos insetos mais lindos do planeta tem o nome científico de lepidóptera, que significa asas escamosas. Isso porque suas asas são cobertas por milhões de escamas minúsculas e imbricadas. Mas você imagina qual é o tipo de revestimento do corpo da borboleta?

Sim, as borboletas pertencem à ordem dos insetos. Por esse motivo, a entomologia é a que as estuda em todos os ramos da biologia. Hoje são conhecidas cerca de 170.000 espécies de lepidópteros.

A imensa diversidade e a grande capacidade de se adaptar a qualquer clima colocam-nas entre as criaturas mais bem-sucedidas da terra. Seus habitats abrangem desde a tundra do Ártico e os cumes alpinos até os mangais e as florestas tropicais tórridas.

Mas estamos aqui para falar sobre seu corpo e sua estrutura. Quer saber mais sobre isso? Abaixo tem todas as informações que precisa. Confira!

O Que É Uma Borboleta?

Antes de falar sobre qual é o tipo de revestimento do corpo da borboleta, vamos falar um pouco sobre ela. A borboleta é um inseto voador. Ela é agrupada em uma ordem chamada lepidóptera. Este termo deriva das palavras gregas “lepis” (floco) e “pteron” (asa), porque suas asas são cobertas com escamas coloridas.

Dependendo do seu comportamento, esse inseto pode ser diurno ou noturno, o que também afeta sua:

  • Cor;
  • Comportamento;
  • Adaptação ao ambiente.

Geralmente as espécies diurnas têm cores mais coloridas, enquanto as noturnas procuram se camuflar e passar despercebidas.

A borboleta é caracterizada por ser um dos animais que passa por uma metamorfose para atingir seu estado adulto.

Características E Descrição Dos Lepidópteros

Lepidópteros
Lepidópteros

O corpo da borboleta é dividido em três partes, como em todos os insetos: cabeça, tórax e abdômen. No entanto, ela difere de outros animais invertebrados devido à presença de escamas nas partes externas do corpo e nos apêndices. Além disso, ela também se destaca pelo tamanho de suas asas, que geralmente são muito maiores que o resto do corpo.

Na cabeça dos lepidópteros existem basicamente diferentes órgãos sensoriais e a boca do animal. Eles têm dois olhos compostos e um conjunto de cerdas exclusivas, conhecidas como cetosemas.

As antenas são geralmente longas e podem ter formas diferentes, dependendo da espécie. O bocal é modificado e normalmente forma um tubo responsável pela absorção de alimentos. No entanto, nas lagartas, existem peças bucais separadas na forma de mandíbulas.

O tórax é dividido em três segmentos e um par de pernas sai de cada um. As borboletas têm órgãos olfativos nos pés que lhes permitem “provar” a comida apenas colocando-a em cima. Os dois pares de asas saem dessa parte e normalmente o par traseiro é menor.

Ainda acerca de qual é o tipo de revestimento do corpo da borboleta, podemos comentar primeiro sobre as asas. Estas são cobertas com escamas de várias cores, formando padrões de cores incríveis. Essas escamas têm funções de isolamento, termorregulação e produção de feromônios. Mas, acima de tudo, servem para melhorar a camuflagem e a imitação das borboletas.

O abdômen contém dez segmentos com membranas entre eles, o que lhes permite um movimento articulado. Os órgãos genitais estão nessa região e variam amplamente entre as espécies, sendo a única maneira de diferenciar entre elas.

O sistema digestivo da borboleta consiste em um tubo, formado por uma bomba de sucção na frente e uma parte traseira mais alongada e enrolada. A circulação é aberta e a hemolinfa circula livremente. No entanto, nas asas há vascularização em várias espécies. A respiração ocorre graças ao sistema traqueal comum a todos os insetos.

Mas, Afinal, Qual É O Tipo De Revestimento Do Corpo Da Borboleta?

Corpo Da Borboleta
Corpo Da Borboleta

É certo que você ainda está se perguntando qual é o tipo de revestimento do corpo da borboleta. Vamos lá, ele é igual ao dos outros insetos. Possui um tipo de exoesqueleto, ou esqueleto externo (exosqueleto), revestido por diversas camadas com uma massa sólida e resistente, que se chama quitina.

Essa camadinha exterior, ou cutícula, é que confere a solidez, protegendo a borboleta da:

  • Transpirações excessivas;
  • Penetrações de água;
  • Substância tóxica;
  • Entre outras coisas.

Como o seu corpo precisa permanecer flexível, essa cutícula quitinosa tem linhas com menor resistência. Elas, também chamadas de suturas, é que permitem que sejam feitos os movimentos.

Como citado, a borboleta tem 3 composições: cabeça, abdômen e tórax. Ela é o único inseto em que todas as partes corpo é coberta por milhões de escamas delicadas.

As Escamas Da Borboleta

Escamas Da Borboleta
Escamas Da Borboleta

Para entender qual é o tipo de revestimento do corpo da borboleta, primeiramente vamos comentar sobre as escamas. As mais notáveis escamas são aqueles que cobrem a parte inferior e superior das asas. São elas que dão à borboleta o padrão e a cor.

Elas estão colocadas de forma sobrepostas, sendo que suas cores se dão por conta da refracção de luz. Ela muda conforme os ângulos de incidência dos vários raios de luz, o que proporciona reflexos metálicos e irisações.

Em determinadas espécies, as escamas se conceberam para que odores fossem lançados. A intenção é de atrair um parceiro, o que desempenha uma função importante no acasalamento.

Termorregulação

Sabendo qual é o tipo de revestimento do corpo da borboleta, é interessante entender sobre sua termorregulação. Como na maioria dos insetos, muitas espécies de borboletas são animais ectotérmicos, ou seja, não podem regular sua temperatura corporal por meios fisiológicos.

Portanto, quando a temperatura ambiente não é adequada para o bom funcionamento do seu corpo, elas recorrerem a comportamentos de termorregulação. Quando a temperatura ambiente é mais baixa, elas aumentam o movimento das asas, as movendo antes de iniciar o voo para aquecer.

Borboleta Com Asas Abertas
Borboleta Com Asas Abertas

Por outro lado, existem borboletas noturnas que têm endotermia. Isso quer dizer que possuem a capacidade de controlar a temperatura corporal por meios fisiológicos apenas em uma parte do corpo: o tórax.

Curiosidades Sobre a Borboleta

  • A borboleta é um invertebrado que, desde os tempos antigos, desempenhou um papel importante do ponto de vista simbólico. Por esse motivo, em muitas culturas, foram considerados animais que simbolizam ou representam a alma, a feminilidade, até a imortalidade ou a própria ressurreição. Talvez por essa razão, sua representação na arte tenha sido incorporada em muitas obras;
  • As cores de muitos lepidópteros são muito úteis, pois se misturam com o ambiente e os protegem de seus principais predadores;
  • As borboletas são popularmente incorporadas na pele de muitas pessoas como uma tatuagem. Curiosamente, há uma taxa mais alta nas mulheres do que nos homens.

Gostou de saber qual é o tipo de revestimento do corpo da borboleta? Sua estrutura é bem interessante, não? Esse é realmente um animal bem especial já que possui tantas curiosidades.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *