Os coalas, cujo nome científico é Phascolarctos cinereus, vivem no leste da Austrália e variam do norte de Queensland ao sudoeste de Victoria. Eles foram introduzidos no oeste da Austrália e nas ilhas próximas.
Os coalas são arbóreos, permanecendo principalmente nos galhos dos eucaliptos, onde são capazes de se alimentar e ficar fora do alcance de seus predadores. O coala é confinado a florestas de eucalipto abaixo de 600 m.
Características dos Coalas
Os coalas do extremo sul da faixa são geralmente maiores em tamanho do que seus pares do norte. Em ambas as áreas, eles exibem dimorfismo sexual, sendo os machos maiores. No sul, os machos têm um comprimento médio do corpo da cabeça de 78 cm. e as fêmeas 72 cm.
Os coalas têm uma cauda vestigial. As fêmeas têm duas mamas; e em vez de uma glândula torácica, tenha uma bolsa que se abre para trás e se estende para cima e para frente. Coalas têm denso, pêlo lanoso que é cinza a marrom no topo e varia de acordo com a localização geográfica. Há branco no queixo, no peito e na parte interna dos membros anteriores. A garupa é frequentemente manchada com manchas brancas e as orelhas são franjadas com longos cabelos brancos. A pelagem é geralmente mais curta e mais clara no norte do intervalo.
As patas são grandes e os pés dianteiros e traseiros têm cinco dígitos fortemente arranhados. Na pata dianteira, o primeiro e o segundo dígitos se opõem aos outros três, o que permite que o coala segure os galhos ao subir. O primeiro dígito do pé traseiro é curto e muito ampliado, enquanto o segundo e o terceiro dígitos são relativamente pequenos e parcialmente sindactilosos, mas possuem garras separadas.
Qual é o Tempo de Vida do Coala? Quanto Tempo Eles Vivem?
Os coalas têm uma vida útil razoável de 12 a 15 anos. Na natureza, a idade média de um coala é de 13 anos, enquanto a idade máxima registrada (na natureza) para os coalas é de18 anos. A idade média dos coalas também pode variar com o gênero, as condições geográficas e a disponibilidade de alimentos.
De acordo com os registros, os coalas fêmeas tendem a viver mais do que os coalas masculinos. A idade média para os coalas fêmeas é de 15 anos e para os coalas masculinos é de 12 anos. Assim sendo; os coalas fêmeas sobrevivem aos coalas machos pela margem de pelo menos 3 anos em média na natureza.
As fêmeas são sexualmente maduras aos dois anos de idade. Os machos são férteis aos dois anos, mas geralmente não acasalam até atingirem quatro, simplesmente porque a competição por fêmeas exige tamanho maior. As fêmeas são sazonalmente poliestrosas, com um ciclo estral de cerca de 27 a 30 dias, e geralmente procriam uma vez por ano. O período de gestação é de 25 a 35 dias, com nascimentos ocorrendo no meio do verão. Ninhadas geralmente consistem em apenas um jovem, mas gêmeos foram relatados . Os jovens pesam menos de 0,5 gramas quando nascem e se prendem a um dos mamilos da bolsa.
Os jovens têm uma vida útil de 5 a 7 meses, alimentando-se de leite ou folhas pré-digeridas que não são tóxicas e são desmamados de 6 a 12 meses. No final de sua vida útil, os jovens se alimentam regularmente de material que passa pelo trato digestivo da mãe. Quando o jovem começa a se alimentar das folhas, o crescimento é rápido. O jovem deixa a bolsa após sete meses e é carregado nas costas da mãe.
Aos onze meses, o jovem é independente, mas pode continuar morando perto da mãe por alguns meses. Os coalas podem viver nos últimos 10 anos na natureza, e há relatos de expectativa de vida de mais de 20 anos em cativeiro. mas pode continuar morando perto da mãe por alguns meses.
Comportamento dos Coalas
Os coalas são poliginosos e relativamente sedentários. Devido à sua dieta de baixa qualidade, os coalas conservam energia por seu comportamento. São de movimento lento e dormem até 18 horas por dia. Para os machos reprodutores, o ambiente doméstico se sobrepõe ao das fêmeas, bem como aos machos sub adultos e não reprodutores. Durante a estação reprodutiva, os machos adultos são muito ativos à noite e se movem constantemente em seu alcance, tanto ejetando rivais masculinos quanto acasalando-se com quaisquer fêmeas receptivas.
Durante a estação de reprodução, os machos usam gritos altos, que consistem em uma série de inalações duras, cada uma seguida por um ressonante, expiração do rosnado. Essas chamadas anunciam a presença de um indivíduo e alertam outros homens. A única vocalização geralmente ouvida de mulheres e homens sub adultos é uma chamada de angústia lamentável, proferida quando atormentada por homens adultos. A cópula é breve, geralmente durando menos de dois minutos, e ocorre em uma árvore.
Durante o acasalamento, o macho agarrará a parte de trás do pescoço da fêmea com os dentes. Os coalas são principalmente noturnos e completamente arbóreos. Ocasionalmente, eles vêm ao solo para mudar para outra árvore alimentar ou para lamber o solo ou cascalho que ajuda na digestão. Fora da estação reprodutiva, há pouco comportamento social óbvio.
Os coalas vivem em grupos soltos, se houver árvores adequadas suficientes, mas apenas um animal por árvore. O coala é principalmente um animal solitário, embora às vezes viva em pequenos haréns liderados por um único macho. Os coalas são animais extremamente lentos e são relativamente indefesos.
Dieta dos Coalas
Os coalas são herbívoros que se alimentam de espécies de eucalipto e não-eucalipto. No entanto, a maior parte de sua dieta vem de apenas algumas espécies de eucalipto. Eucalyptus viminalis e Eucalyptus ovata Eucalyptus são os preferidos no sul, enquanto Eucalyptus punctata, Eucalyptus camaldulensis e E. tereticornis são o sabor do norte. As folhas são altamente tóxicas; os animais contornam isso com uma flora de bactérias no estômago que metaboliza as toxinas das folhas. Os coalas têm uma dieta altamente especializada, na qual comem apenas 20 das 350 espécies de eucalipto e preferem apenas 5 espécies. Eles se alimentam à noite. Um coala adulto pode comer 500 g. por dia. O coala se adaptou para lidar com sua dieta rica em fibras e com poucas proteínas.