Home / Animais / Qual é o Sistema Excretor dos Equinodermos? Como É?

Qual é o Sistema Excretor dos Equinodermos? Como É?

O nome Equinodermos vem da palavra grega para “pele espinhosa”. Existem mais de 7.000 equinodermos encontradas geralmente em  habitats marítimos, desde a zona entremarés até as profundezas do oceano. Eles têm de muitas cores.

Os filos Echinodermata e Chordata (o filo em que os seres humanos e outros vertebrados são colocados) são ambos deuterostômios. A palavra deuterostomia vem da palavra grega que significa “boca em segundo lugar”, indicando que o ânus é o primeiro a se desenvolver.

Características dos Equinodermos

Os equinodermos têm simetria radial , muitos deles com cinco ou múltiplos de cinco braços. Eles têm uma concha, feita principalmente de carbonato de cálcio, que é coberto pela pele. A pele agrupa as células para ajudar a apoiar e manter o esqueleto, as células pigmentares, as células para detectar movimento na superfície do animal e, às vezes, as células das glândulas que secretam fluidos pegajosos ou até toxinas.

Caranguejos, tubarões, enguias e outros peixes, aves marinhas, polvos e estrelas do mar maiores são predadores dos equinodermes. Os equinodermos usam seus skeltons, espinhos, toxinas e a descarga de fios emaranhados pegajosos pelos pepinos do mar como mecanismo de defesa contra predadores.

Equinodermos Características

Seus estilos de vida variam muito, dependendo de qual grupo de equinodermos uma espécie pertence. As estrelas do mar são geralmente predadores ou detritívoros, comendo material animal e vegetal em decomposição. Crinoides e algumas estrelas quebradiças são alimentadores de filtro passivos, absorvendo partículas suspensas da passagem da água; ouriços-do-mar são herbívoros e pepinos-do-mar depositam alimentadores removendo partículas de comida da areia ou da lama.

Os equinodermos possuem uma  digestão simples com boca, estômago, intestino e ânus. Em muitos, a boca encontra-se na parte de baixo e o ânus na face superior do animal. Estrelas do mar podem empurrar seus estômagos para fora da estrutura corporal e inseri-los em suas presas, permitindo que digiram os alimentos externamente. Essa habilidade permite as estrelas do mar caçar presas muito maiores do que sua boca permitiria.

Sistema Nervoso dos Equinodermos

Os equinodermos são acéfalos, eles têm nervos correndo da boca para cada braço ou ao longo do corpo. Eles têm pequenos olhos no final dos braços, que detectam apenas luz ou escuridão. Alguns de seus pés tubulares também são sensíveis a produtos químicos, o que lhes permite encontrar a fonte de cheiros, como alimentos.

O sistema nervoso dos equinodermos é uma estrutura relativamente simples, com anel nervoso no centro e cinco nervos radiais ao longo dos braços. Estruturas análogas a um cérebro ou derivadas da fusão de gânglios não estão presentes nesses animais.

Sistema Circulatório dos Equinodermos

Os equinodermos tem uma rede de canais cheios de fluido que funcionam nas trocas gasosas, na alimentação e no movimento. A rede contém um anel central e áreas que contêm os pés do tubo que são extensivos  ao  corpo ou braços. Os pés do tubo perfuram orifícios no esqueleto e podem ser estendidos ou contraídos. Eles não têm um coração verdadeiro e muitas vezes o sangue carece de pigmento respiratório (hemoglobina).

Podócitos, células especializadas para ultrafiltração de fluidos corporais, estão presentes perto do centro dos equinodermes. Esses podócitos são conectados por um sistema interno de canais a uma abertura chamada madreporite.

Sistema Vascular dos Equinodermos

O sistema respiratório é pouco desenvolvido. Eles usam brânquias simples e seus pés para absorver oxigênio e distribuir dióxido de carbono.

Equinodermos tem um sistema vascular ambulatorial ou vascular único, constituído por um canal anelar central e canais radiais. A água circula por essas estruturas e facilita as trocas gasosas, bem como nutrição, predação e locomoção. O sistema vascular da água também se projeta de orifícios no esqueleto como pés de tubo. Esses pés de tubo podem expandir ou contrair por conta do volume de água presente no sistema desse braço.

Movendo a água através do sistema vascular único da água, o equinoderme pode se mover e forçar conchas de moluscos abertas durante a alimentação.

Sistema Reprodutivo dos Equinodermos

Os equinodermos são do sexo masculino ou feminino e se tornam sexualmente maduros após cerca de dois a três anos. A maioria libera seus óvulos e espermatozoides na água onde são fertilizados. Uma fêmea pode liberar cem milhões de ovos de uma só vez. Larvas eventualmente se instalam no fundo do mar em sua forma adulta.

Se um braço rompe alguns equinodermos, um novo braço ou mesmo um novo equinoderme pode voltar a crescer,  estrelas do mar e estrelas quebradiças têm a capacidade de se reproduzir assexuadamente, dividindo-se em duas metades enquanto são pequenos juvenis.

Sistema Reprodutivo dos Equinodermos

Os equinodermos são sexualmente dimórficos e liberam seus óvulos e espermatozoides na água; a fertilização é externa. Em alguns equinodermos, as larvas se dividem assexuadamente e se multiplicam antes de atingirem a maturidade sexual. Equinodermos também podem se reproduzir assexuadamente, bem como regenerar partes do corpo perdidas em traumas.

Qual é o Sistema Excretor dos Equinodermos? Como é?

Os equinodermos têm um sistema excretor simples, sem rins, e usam a difusão para livrar seus corpos dos resíduos nitrogenados, que são principalmente o gás amônia.

Equinodermos não possuem órgãos primários para excreção, mas, ao invés disso, liberam seus resíduos nitrogenados na forma de amônia pelo sistema respiratório. O ânus, porém, está localizado na maioria dos equinodermes e também é usado para o descarte de resíduos. A principal maneira pela qual o sistema respiratório opera é principalmente na troca de gases e líquidos. Este é um exemplo em que um sistema de um organismo fornece as múltiplas funções.

Peixe-Estrela

O peixe estrela tem um sistema excretor muito complicado. O peixe inicial não possui órgãos excretores. Possuem um sistema vascular-água que é formado por células dedicadas a absorver o lixo e transmiti-lo por pequenas aberturas. Eles o repassam para uma área conhecida por peixes-estrela como pés tubulares que liberam a excreção como  resíduos nitrogenados (urina).

Peixe Estrela

Pepino-do-Mar

O pepino do mar, como o peixe estrela, tem o órgão conhecido como pés de tubo. Mas no pepino do mar, os pés de tubo são usados ​​para absorver nutrientes em vez de excretar resíduos. Depois de serem absorvidos pelos pés do tubo, os nutrientes são decompostos e os resíduos são enviados pela faringe. A faringe se liga diretamente ao intestino, que envolve várias bobinas. Então o lixo é finalmente excretado pelo ânus.

Ouriço-do-Mar

O ouriço-do-mar majestoso tem duas maneiras principais de excretar resíduos. Uma envolve a decomposição e o envio de nutrientes pela faringe, intestinos e depois pelo ânus. Assim como o pepino, os intestinos envolvem-se várias vezes. Mas a outra maneira de os ouriços-do-mar excretarem resíduos é liberando-os de forma líquida através dos poros de todo o corpo.

Ouriço do Mar

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *