Animais vêm em todas as formas e tamanhos, desde o minúsculo até o incrivelmente enorme. Enquanto, você pode pensar que ser grande é melhor, e tem muitas vantagens, ser pequeno também é bom! Você precisa de menos recursos para sobreviver, pode se reproduzir com mais frequência e pode se espremer em todos os tipos de esconderijos para escapar de predadores e hibernar.
Então, hoje preparamos esse artigo falando do menor animal do mundo. Que na verdade é mais de um e vamos listar:
Paedophryne Amauensis
Paedophryne amauensis é o menor anfíbio e sapo do mundo. Descoberto pela primeira vez na Papua Nova Guiné em 2009, é uma espécie relativamente nova que nem sequer tem um nome comum ainda. Com um tamanho médio de apenas 7,7 mm, eles são os menores vertebrados do mundo e por isso merecem o primeiro lugar da lista.
A espécie de sapo foi descoberta pelo herpetólogo Christopher Austin e por seu aluno de doutorado Eric Rittmeyer, de uma universidade de Louisiana, em agosto de 2009. Foi durante uma expedição para explorar a biodiversidade de Papua Nova Guiné, mas mesmo que tenha sido em 2009, a descoberta só foi divulgada ao público em 2012.
Como esses sapinhos têm uma chamada que evoluíram semelhantes àquelas feitas por insetos e se camuflavam entre as folhas no chão da floresta, paedophryne amauensis foi difícil de detectar.
Durante a gravação de rãs noturnas na floresta, Austin e Rittmeyer usaram triangulação para identificar a origem de um animal desconhecido. E viram esses sapinhos minúsculos ao colocarem um punhado de folhas dentro de uma sacola, onde ali estavam eles pulando.
O Peixe Paedocypris
Medindo apenas 7,9 mm de comprimento, paedocypris é o menor peixe vertebrado do mundo. A menor fêmea madura mediu 7,9 mm e o maior foi medido com 10,3 mm.
Encontrado nas florestas de pântano de turfa da ilha de Sumatra, na Indonésia, eles podem sobreviver a secas extremas devido, em parte, ao seu pequeno tamanho.
Seus corpos em miniatura transparentes não possuem as características típicas de peixes adultos, por exemplo, uma estrutura óssea craniana em torno de seu cérebro, e retém o alvéolo larval pós anal ao longo da borda ventral do pedúnculo caudal, característico de larvas de peixes.
Eles têm um dimorfismo sexual único: os machos têm nadadeiras pélvicas altamente modificadas, com o primeiro raio terminando com uma projeção em forma de gancho de pele queratinizada, sustentada pela musculatura pélvica hipertrofiada. Os machos também têm uma camada de pele queratinizada na frente das barbatanas pélvicas.
Acredita-se que estas barbatanas modificadas sejam usadas para agarrar a fêmea durante o acasalamento, ou para manter a posição sobre uma superfície de desova.
Cobras Cegas Esbeltas
Estima-se que as serpentes lisas cegas ou serpentes de linha (leptotyphlopidae) sejam as menores cobras do mundo com cerca de 11 cm de comprimento. Encontrado na América do Norte e do Sul, África e Ásia, existem 87 espécies diferentes de cobras cegas esbeltas.
Eles ocorrem em uma grande variedade de habitats, desde áreas áridas até florestas tropicais, e são conhecidos por ocorrer perto de ninhos de formigas e cupins, que são seus alimentos. além das larvas e pupas.
Elas são cegas, pois seus minúsculos olhos negros em ambos os lados da cabeça, dão a ela uma visão muito ruim. São serpentes não-venenosas adaptadas à escavação, que ao se alimentarem de formigas e cupins suga o conteúdo dos corpos dos insetos e descarta a pele.
Morcego Nariz De Porco De Kitti
O morcego-nariz-de-porco-de-kitti (craseonycteris thonglongyai), também conhecido como morcego-abelhudo da Tailândia e da Birmânia é o menor morcego do mundo, medindo apenas 30–40 mm de comprimento e pesando apenas 1,5 a 2 gramas.
É aproximadamente do mesmo tamanho de um abelhão e tem um focinho característico de porco. Ele vive em cavernas de calcário ao longo dos rios, com uma média de 100 desses morcegos vivendo em uma única caverna e o máximo possível de 500.
Essa espécie é única não só no gênero mas mesmo na família em que foi classificado, a família craseonycteridae, agrupada junto a superfamília rhinolophoidea. Foi incluído assim devido a testes moleculares. Sua única semelhança. ou seja, a possibilidade parentesca com a qual mais se aproxima são os espécimes das famílias hipposideridae e rhinopomatidae.
O morcego nariz de porco de kitti era desconhecido para o mundo em geral antes de 1974. Seu nome comum refere-se ao seu descobridor, a zoóloga tailandesa kitti thonglongya. Thonglongya trabalhou com um parceiro britânico, John E. Hill, na classificação de morcegos da Tailândia.
Colibri Abelha
O colibri abelha (mellisuga helenae) é a menor ave do mundo, também conhecido como o beija-flor de abelha, zunzuncito ou beija-flor Helena. Mede 5,7 cm de comprimento e pesa 1,8 g. Seu tamanho corporal não é a única coisa impressionante sobre esse pássaro, porém, com apenas 2 cm de largura e 3 cm de profundidade, seus ninhos são igualmente pequeno!
Como o próprio nome sugere, é pouco maior que uma abelha. Mas como todos os beija-flores, é um voador rápido e forte. É endêmico da Cuba, na Isla de la Juventud.
As cores brilhantes e iridescentes das penas do beija-flor de abelha fazem a ave parecer uma pequena jóia. A iridescência nem sempre é perceptível, mas depende do ângulo de visão. O bico delgado e pontiagudo do pássaro é adaptada para sondar profundamente as flores.
Musaranho Etrusco
O musaranho etrusco (suncus etruscus), também conhecido como musaranho-pigmeu etrusco e musaranho-pigmeu de dentes brancos, 1,2 à 2,7 g. Isso faz com que seja o menor mamífero do mundo quando medido pelo peso.
E por 36–53 milímetros perde para o morcego nariz de porco por menor comprimento. e nem tudo sobre o musaranho etrusco é pequeno, pois seu cérebro é o maior em relação ao peso corporal de todos os animais, maior até que o de um humano!
Lêmure Rato Pigmeu De Madame Berthe
O título de menor primata conhecido do mundo é do lêmure-de-rato (microcebus berthae) de Madame Berthe. Eles são encontrados no Parque Nacional Kirindy Mitea em Madagascar Ocidental, e eles têm um comprimento médio de corpo de 92 mm e um peso de cerca de 30 g.
Primata que prefere estar em atividade à noite, o lêmure rato pigmeu usa o dia pra ficar entocado em fendas nas rochas ou buracos pelo chão. Mas quando a noite cai, é hora de sair e caçar o que comer, e sua dieta predileta envolve plantas ou insetos.