Quando se trata de comprimento ou peso não tem outro animal maior do que as baleias. A espécie azul é a maior existente hoje em dia e, impressionantemente, é a maior espécie animal que já esteve na terra! Suas medidas são maiores que a dos dinossauros e de todos os outros animais pré-históricos existentes!
Mas, sabia que existem algumas espécies que não ficam muito para trás quando o assunto é comprimentos gigantescos? Pois é, aqui neste artigo você conhecerá os animais vivou que possuem medidas astronômicas!
Confira algumas curiosidades sobre este animal e mais algumas outras espécies tão grandiosas quanto as baleias!
Baleia Comum
Baleias são mamíferos. Isso significa que os bezerros crescem dentro de suas mães até o nascimento. Além disso, são amamentadas e cuidadas pelas mães até atingirem certa idade.
As baleias respiram ar como nós. Portanto, eles precisam alcançar a superfície do oceano para respirar porque não podem respirar debaixo d’água.
Para respirar, as baleias têm um orifício no topo de suas cabeças. Quando atingem a superfície, aspiram ar através deste orifício.
Existem dois tipos de baleias: Com e sem dente. Existem várias espécies de baleias por aí, mas são classificadas de acordo com a maneira como se alimentam de dois tipos: baleias e baleias com dentes.
Fotos da Baleia Gigante
As baleias alimentam-se de krill e plâncton. O Krill é uma criatura parecida com um camarão, muito importante para o oceano.
As baleias dentadas comem vários tipos de peixes, como atum, bacalhau e salmão, entre outros, e alguns pequenos mamíferos, como focas.
Lula Gigante
A lula gigante (gênero Architeuthis), qualquer membro de um gênero de cefalópodes grandes e indescritíveis que habitam regiões profundas de águas marinhas temperadas a subtropicais.
Considerado o maior ou o segundo maior invertebrado vivo, próximo à lula colossal (Mesonychoteuthis hamiltoni), a lula gigante tem sido frequentemente descrita como um monstro marinho na literatura e por navegadores ao longo da história.
A taxonomia de lulas gigantes permanece controversa; alguns cientistas dividem Architeuthis em várias espécies, enquanto outros os colocam na espécie A. dux.
Fotos Lula Gigante
A lula gigante é morfologicamente semelhante a espécies de lulas menores, possuindo uma cabeça, um manto e outras características associadas aos cefalópodes. É caracterizada pela presença de duas barbatanas grandes presas ao manto, oito braços e dois tentáculos longos.
Os tentáculos são semelhantes aos de outras lulas, usados para capturar presas, como peixes, crustáceos e outros cefalópodes.
Tubarão Baleia
Os tubarões-baleia (Rhincodon typus) são os maiores tubarões e, de fato, o maior de todos os peixes vivos atualmente. Alimentam-se de plâncton e viajam grandes distâncias para encontrar comida suficiente para sustentar seu tamanho imenso e se reproduzir.
Os tubarões-baleia são encontrados em todos os oceanos tropicais do mundo. Sua coloração branca manchada faz com que esses gigantes gentis sejam fáceis de distinguir e populares entre os mergulhadores e mergulhadores em locais onde se agregam ao largo da costa.
Fotos Tubarão Baleia
O tamanho máximo dos tubarões-baleia não é conhecido, mas pode ser de até 20 metros. As fêmeas dão à luz a viver jovens, mas isso nunca foi observado. Onde os filhotes ocorrem e onde os animais mais jovens se situam permanece um mistério, pois são muito raramente encontrados.
Os adultos são freqüentemente encontrados se alimentando na superfície, mas podem mergulhar até 1000 m. Atualmente, os tubarões-baleia estão protegidos da pesca em muitos países, mas estão em declínio em algumas áreas.
Tubarão Branco
Os grandes tubarões brancos são os maiores peixes predadores da Terra. Eles crescem a uma média de 4,5 metros de comprimento, embora tenham sido registradas amostras com mais de 5 metros e peso de até 2,2 toneladas.
Fotos Tubarão Branco
Eles têm a parte superior do corpo em cinza ardósia para se misturar com o fundo rochoso do litoral do mar, mas recebem esse nome por causa da barriga branca universal.
São nadadores aerodinâmicos, em forma de torpedo, com caudas poderosas que podem impulsioná-los através da água a velocidades de até 24 quilômetros por hora. Eles podem até deixar a água completamente, rompendo como baleias ao atacar presas por baixo.
Elefante
Os elefantes africanos vivem na África Subsaariana, nas florestas tropicais da África Central e Ocidental e no deserto do Saara no Mali, de acordo com a National Geographic. Os elefantes asiáticos vivem no Nepal, Índia e sudeste da Ásia, em matagais e florestas tropicais.
Os elefantes africanos são a maior das duas espécies. Eles crescem entre 2,5 e 4 metros de altura no ombro e pesam 2,2 a 7 toneladas, de acordo com a National Geographic.
Os elefantes asiáticos são apenas um pouco menores, crescendo entre 2 e 3 m de altura no ombro e pesando entre 2 e 5 toneladas. Na natureza, os elefantes africanos podem viver até 70 anos e os asiáticos até 60 anos.
Os elefantes africanos e asiáticos também têm algumas características físicas diferentes.
Fotos Elefante Africano
As orelhas do elefante africano são maiores e se assemelham à forma do continente africano, enquanto os elefantes asiáticos têm orelhas menores e mais arredondadas, de acordo com o zoológico de San Diego.
Tanto os elefantes africanos machos quanto as fêmeas têm presas grandes e dois “dedos” na ponta dos troncos para ajudá-los a pegar itens. Os elefantes asiáticos têm um único “dedo” no final de seus caminhões.
Mas, tipicamente, apenas nos elefantes asiáticos machos crescerão grandes presas, enquanto as fêmeas e alguns machos têm presas muito menores, que nem sempre crescem fora da boca.
Girafa
As girafas, os mamíferos mais altos do mundo, são conhecidas por seus pescoços e pernas longos, chifres de ossicone e padrões distintos de pelagem manchada. Vagando por savanas e bosques abertos em manadas, girafas buscam folhas, frutas e flores em alturas das copas das árvores que outros mamíferos não conseguem alcançar.
A altura média de uma girafa pode alcançar os 5 metros com facilidade. Os machos podem chegar aos 6 metros, enquanto uma fêmea não ultrapassa os 4,5 metros. Suas pernas chegam a quase metade desse tamanho, chegando a, surpreendentes 2,5 metros!
Fotos Girafa
Seu peso também não é nada comum: Uma girafa macho adulta pode ter até 1,2 toneladas, caso esteja saudável. Porém, o peso médio de um adulto é de 800 quilos.
Já imaginava que teria algum na lista? Sentiu falta de alguma espécie? Deixe nos comentários o que você achou sobre cada animal aqui citado!