Os cachorros, muitas vezes, podem fazer parte das famílias de maneira muito próxima. Assim, é muito natural que as pessoas queiram seus cães sempre bonitos e cheirosos, até mesmo por uma questão de higiene. Porém, além de ser importante por isso, o banho ainda é fundamental para evitar a proliferação de doenças no seu animal de estimação. Dessa forma, dar banho no seu cachorro é uma necessidade frequente.
Todavia, muitas vezes as pessoas possuem muitas dúvidas a respeito do banho, já que esse momento pode ser complicado. Muitos dos animais, por exemplo, não gostam de tomar banho e, quando o fazem, se tornam mais agressivos com as pessoas ao seu redor. Já em outros momentos, um banho na hora errada pode fazer com que o seu animal desenvolva problemas de saúde.
Dessa maneira, vem a pergunta: se é assim, então quando dar banho no cachorro? Na realidade, há algumas dicas que podem ajudar bastante quando se trata do banho no seu animal de estimação, como será possível ver logo adiante. Portanto, se você quer aprender um pouco mais sobre o momento do banho no seu cãozinho, veja todos os detalhes abaixo.
Horário Ideal de Banho Para os Cachorros
As pessoas podem tomar banho a qualquer momento do dia, já que farão uso de agasalhos ou roupas adequadas, a depender do clima local e de onde estejam. Já os animais, por outro lado, não possuem esse tipo de possibilidade. Isso porque um banho no momento incorreto pode fazer com que o cachorro fique mais propício ao desenvolvimento de fungos, por exemplo.
Logo, uma das chaves para ter o seu cão saudável é saber quando dar o banho no animal. Em geral, dessa forma, o mais adequado é que o seu cão tome banho entre o horário do almoço e o começo da tarde. No caso, entre 10h00 e 15h00. Isso porque o horário não é muito tarde, facilitando o processo de secagem até que o animal possa dormir.
Isso porque, quando o cachorro dorme molhado, a sua chance de sofrer com fungos ou outros problemas aumenta de forma considerável. Evitar dias frios ou chuvosos para o banho é outra dica importante, já que o animal pode passar a sofrer quando toma banho nessas condições. Portanto, escolha um dia quente e com sol forte, pois o sol será um grande aliado do seu cão nos dias de banho.
Onde dar Banho no Cachorro
O local para dar banho no cachorro é muito importante, assim como o horário desse banho. Logo, é muito importante saber onde será o banho do animal, escolhendo um local arejado e que possua incidência de luz solar. Assim, o sol ajudará no processo de secagem e, além disso, você não molhará uma parte interna da casa. Contudo, essa dica apenas é válida para aqueles cachorros que gostam do banho e que não brigam contra o mesmo.
Os cães que não gostam de água, portanto, devem ser levados ao banho em um ambiente menor, onde se torne mais difícil escapar. Se estiver frio ou com tempo chuvoso, também não é nada interessante escolher o ar livre para o banho, já que, nesse caso, o cachorro sofrerá bastante.
Dessa maneira, de toda forma, muitas vezes o que determinará a melhor escolha para o banho será o seu bom-senso, já que o dono sabe muito bem do que o seu cão gosta e, assim, entende onde pode dar banho no animal e quais locais não são muito adequados para tal. Conhecer bem o seu animal de estimação é parte muito importante do processo.
A Parte da Secagem do Cachorros
A parte da secagem é essencial no processo de dar banho em um cachorro. Assim, é muito importante que você tenha consciência de que o seu animal não pode ficar molhado por aí. O cão tampouco pode dormir molhado, já que isso também seria muito negativo para ele e poderia facilitar a proliferação de fungos por toda parte.
Dessa maneira, assim que acabar o banho, saiba que começa um processo tão importante quanto aquele anterior: a secagem. Logo, a secagem deve ser realizada de forma lenta, com atenção e sem a busca por acabar com o trabalho o mais rápido possível. Usar um secador é muito importante, já que dessa maneira o animal poderá estar seco mais rapidamente. Porém, se você não possui um secador, não se preocupe.
O animal também pode passar pela secagem através de toalhas, embora dê um pouco mais de trabalho para quem está dando o banho. Portanto, a questão do horário se torna ainda mais central quando não se possui um secador, pois o cachorro deverá secar com as toalhas e também com o sol. Logo, saber escolher o dia e o horário para o banho são partes essenciais.
Banhos nos Filhotes
O banho nos filhotes sempre envolve muitas dúvidas por parte das pessoas, já que esses cachorrinhos são mais frágeis e, portanto, podem sofrer muito mais com o banho. Na verdade, os filhotes não podem tomar banho logo que nascem. De forma mais precisa, um filhote de cachorro apenas pode tomar banho após o seu segundo mês de vida, já que, assim, já terá o seu sistema de defesa um pouco mais preparado para enfrentar eventuais fungos ou outros problemas.
Contudo, é essencial que o animal passe pelos processos de forma totalmente adequada, com todos os passos do banho seguidos à risca. Isso porque o banho no filhote é ainda mais complicado que o banho nos adultos, então faz parte da responsabilidade do dono saber adequar o momento à idade do seu animal de estimação. Em geral, os filhotes costumam gostar dos banhos, até mesmo por ser uma atividade diferente.
Porém, esse banho precisa ser introduzido na vida do animal lentamente, de forma gradual, deixando muito claro que o banho não apresentará qualquer problema ao cachorrinho, pois filhotes também costumam ser mais desconfiados. De qualquer forma, o seu cachorrinho deverá apreciar bastante um bom banho, dado em um dia de sol, com todas as condições corretas.