O reino animal possui uma ampla variedade de espécies, e nem todas exigem muito sono. Os animais que pastam para comer dormem menos do que aqueles que caçam e podem comer uma refeição grande e carnuda de uma só vez. E animais maiores tendem a dormir menos que os menores. Aprenda sobre algumas das espécies que sobrevivem com a menor quantidade de sono, e também sobre aquelas que necessecitam de quase um dia ineiro de sono.
Que Animal Dorme Menos?
O elefante e a girafa. Esses mamíferos gigantes estão no topo da lista de animais que dormem menos:
Elefantes: Um grupo de biólogos investigou uma manada de elefantes sul-africanos para determinar quanto tempo eles passam dormindo. Após monitorá-los constantemente, verificou-se que os elefantes dormem em média duas horas por dia, durante vários períodos ao longo do dia.
Seu tamanho grande exige que eles passem a maior parte do dia em busca de comida. Os elefantes precisam comer cerca de 300 kg de comida por dia, o que lhes dá muito pouco tempo para descansar.
Ao contrário dos humanos, esses mamíferos quase não têm a fase de sono REM, necessária para o desenvolvimento da nossa memória. O estudo mostra que eles mal passam de 5 a 10 segundos na fase REM. Isso não significa que eles não descansam; mesmo quando estão com os olhos abertos, têm tempo para relaxar.
A pesquisa foi realizada em animais silvestres que constantemente buscam comida e água enquanto se protegem dos predadores. Os elefantes em cativeiro dormem até quatro horas por dia porque não precisam lidar com nenhum desses inconvenientes.
Girafas: A girafa dorme muito pouco, sendo considerada o animal que menos dormem juntamente com o elefante. Eles passam apenas duas horas por dia dormindo durante curtos períodos de tempo ao longo do dia.
Em geral, elas dormem sete minutos em pé, mas ocasionalmente dormem brevemente. No entanto, é muito raro ver uma girafa dormindo.
Outros Animais Que Dormem Pouco
Cavalos, burros e impalas: As pernas desses animais são projetadas para apoiá-los enquanto dormem de pé. No total, eles dormem até três horas por dia durante períodos de sete minutos. Embora precisem apenas de um pouco de tempo para dormir, geralmente se deitam para dormir profundamente.
Esses animais se revezam no sono quando estão em grupo. Dessa forma, enquanto alguns dormem, outros permanecem alertas. Essas poucas horas de sono fornecem a energia necessária para o resto do dia.
Seu padrão de sono não muda mesmo quando esses animais são domesticados. Quanto às impalas, os machos quase nunca vão dormir porque zelam pela segurança do rebanho.
Tubarão: Tubarões e outros peixes grandes devem estar em constante movimento para obter oxigênio para respirar. Eles recebem oxigênio da água que passa pela boca e sai pelas brânquias.
Essa necessidade não permite que eles durmam, mas isso não significa que eles não descansem porque têm períodos de letargia. Especialistas dizem que os tubarões usam cavernas subaquáticas para descansar e obter oxigênio, mas isso raramente é visto.
Baleias e golfinhos: Na realidade, tanto as baleias quanto os golfinhos dormem, mas de uma maneira completamente diferente dos humanos, principalmente porque não fecham os olhos. Os cetáceos devem estar em movimento contínuo para poder chegar à superfície e respirar. Portanto, eles podem desconectar um hemisfério do cérebro enquanto mantém o outro ativo. É assim que eles conseguem descansar.
A prole desses animais tem longas fases de sono. Eles ficam ao lado de suas mães e são arrastados por eles.
Ovelhas, cabras e vacas: Ovinos e bovinos dormem em média quatro horas por dia, divididos em períodos curtos. O resto do dia é gasto procurando comida e digerindo, o que leva quase oito horas. Como cavalos e burros, eles se revezam dormindo quando estão em grupos.
Formigas: Este inseto dorme um minuto cochilos várias vezes ao dia, durante um total de 4-5 horas. A formiga rainha descansa o dobro, até 9 horas por dia.
Os animais que dormem mais são aqueles que devem permanecer em movimento para permanecer vivos. Seja para escapar da ameaça, respirar ou comer, os animais mencionados anteriormente são aqueles que passam menos tempo dormindo. Isso não significa que eles não descansem. Eles fazem isso de maneira diferente.
Quais Animais Dormem Mais?
Coalas: Os coalas são os mais sonolentos e, portanto, merecem ser colocados em primeiro lugar dos animais que mais dormem. O coala é originário da Austrália e pode dormir até 22 horas por dia. Eles passam a maior parte do tempo em uma árvore e só caem quando a temperatura cai.
Por exemplo, no verão, eles procuram árvores mais altas com folhas suficientes para protegê-las, independentemente de serem comestíveis ou não. Quando o inverno chega, eles precisam de árvores mais frondosas para protegê-las do frio. Isso ocorre porque quanto maior a altitude, menor a temperatura.
Aqui está um fato interessante: os coalas não dormem por necessidade, mas por prazer. É por isso que eles ficam mal-humorados quando são acordados. Agora você vê por que eles são o animal número um que dorme mais?
Preguiças: Quem é melhor do que a preguiça para ficar em segundo lugar na lista? Eles são capazes de dormir 20 horas por dia! Ao contrário do coala, a preguiça vive na mesma árvore até que desça para fazer suas necessidades e depois procura outra árvore. Faz isso uma vez por mês.
Apesar do nome, a preguiça é um animal muito trabalhador. A razão pela qual ele é lento é porque ele tem uma quantidade muito limitada de energia. Assim, ele armazena energia para sempre que precisar. É por isso que as preguiças são capazes de atacar tão rápido quanto um gato quando em perigo. Suas horas de sono são totalmente justificáveis devido à necessidade de armazenar energia.
Outros Animais Que Dormem Muito
Tatus: Este animal estranho é originário da América Central e do Sul. Tem uma concha que cobre todo o seu corpo, incluindo as pernas, cauda e orelhas. Ele vem em terceiro lugar na lista devido a dormir 19 horas por dia.
As horas de sono são justificáveis devido ao peso que carregam durante o dia. Sua concha pode pesar até uma exaustiva estimativa de três vezes mais que seu corpo. Não é à toa que dorme tanto! Você pode imaginar como seria carregar o triplo do seu peso corporal por cinco horas ao dia?
Gambás: Este marsupial está junto com o tatu em terceiro lugar, porque também precisa de cerca de 19 horas de sono. Apesar de seu tamanho e agilidade nas árvores, no chão ele anda desajeitado e lento. Portanto, a maior parte do tempo – adormecida ou acordada – é gasta em árvores.
Talvez durma muito devido a toda essa escalada e pulo de uma árvore para outra. Deve ser difícil e cansativo para o animal, você não acha? Além desses, exitem muitos outros. No entanto, falamos dos principais.