Os animais em geral costumam tratar bem dos seus filhotes, sobretudo quando se trata do tratamento que as mães dão aos filhotes. Dessa forma, os filhotes costumam ser bem protegidos, além de bem alimentados até o momento em que, após a maturidade sexual ser atingida, esses filhotes partem rumo a uma vida nova, já sem o apoio da mãe.
O roteiro não é muito diferente daquele que acontece com as pessoas, embora a sociedade humana tenha diferenciações claras em relação à maioria dos animais.
Portanto, em todos os momentos os filhotes estão protegidos, bem alimentados e aquecidos. Isso também independe de o filhote ser proveniente de um ser mamífero ou não, já que os ovos dos animais também costumam ser muito bem defendidos de invasores e de ataques em geral. Logo, os animais são verdadeiramente fortes quando se trata da defesa dos seus filhotes.
Alto Número de Filhotes no Reino Animal
Contudo, essa defesa pode ficar prejudicada quando um animal dá à luz a muitos filhotes ao mesmo tempo, algo que torna muito mais difícil realizar o monitoramento correto de todos esses filhotes.
Logo, há muitos casos em que as mães dão à luz a muitos filhotes e não capazes de proteger a todos, fazendo com que haja problemas graves posteriormente. Em alguns desses casos, os filhotes se afastam da mãe e saem de perto da sua protetora rápido demais, algo que os torna vulneráveis a ataques externos de predadores grandes; nesses casos, raramente o filhote consegue sobreviver por muito tempo.
Ademais, em outros momentos o filhote é morto logo depois de se afastar da mãe, já que sem a proteção dela eles se tornam presas muito mais acessíveis. De toda forma, o certo é que dar à luz a apenas um filhote tende a ser muito mais fácil do que gerar vários ao mesmo tempo.
Contudo, você sabe qual é o animal que mais consegue gerar filhotes ao mesmo tempo? É provável que não, mas você irá se surpreender pela forma como esse animal dá à luz a tantos filhotes de uma só vez.
Qual é o Animal que Mais tem Filhotes?
As pessoas estão acostumadas a ver a gestação de seus animais de estimação ou de animais próximos, que geram cerca de 5 ou 7 filhotes de uma só vez. Para nós, esse número já é considerado alto, sendo que muitos filhotes sequer conseguem sobreviver por muito tempo antes de morrer, já que não faltam motivos para que isso aconteça.
Porém, para os animais que mais têm filhotes ao mesmo tempo no mundo, dar à luz a 5 ou 7 de uma só vez não é nada. Isso porque o peixe-lua, que é o animal que dá à luz a mais filhotes ao mesmo tempo, consegue gerar cerca de 300 milhões de ovos a cada nova gestação.
O peixe-lua é tido como o maior peixe ósseo de todo o planeta Terra, já que o seu peso pode chegar aos 900 quilos e o seu comprimento pode ultrapassar os 6 metros. Dessa forma, o peixe-lua é um recordista em todo o planeta.
Porém, esse peixe não é o único a gerar inúmeros filhotes de uma única vez, já que alguns outros animais também o fazem.
É o caso do sapo-cururu, que consegue gerar 35 mil ovos a cada nova gestação, algo completamente surreal de se imaginar, embora o número ainda seja muito inferir àquele feito pelo peixe-lua. Já a tartaruga-verde consegue gerar 250 novos filhotes por gestação, sendo a recordista entre os répteis. Contudo, ainda que o número seja alto para as tartarugas, não há como comparar aos outros animais.
Os Maiores Filhotes dos Animais
A tendência natural do mundo é que os filhotes sejam sempre pequenos, muitas vezes cabendo até mesmo na palma da mão de uma pessoa. Porém, quando o pai e a mãe do filhote são grandes ou simplesmente gigantes, não dá para esperar que o bebê seja muito diferente.
Esse é o caso dos filhotes da baleia-azul, que podem pesar cerca de 3 toneladas e medir até 7 metros de comprimento logo ao nascer, números que são capazes de assustar qualquer um. Porém, como era de se esperar, a versão adulta da baleia também é muito grande, pesando cerca de 200 toneladas. Logo, deixa de ser absurdo que o filhote seja tão grande e tão pesado, mesmo com pouco tempo de vida e de desenvolvimento.
Já em relação às girafas, os filhotes podem nascer já com 2 metros de altura, embora pesem apenas cerca de 70 quilos. O mais impressionante de tudo isso, contudo, é que as girafas dão à luz de pé, algo que faz com que os filhotes caiam de uma altura de mais ou menos 6 metros.
Porém, nada de grave costuma acontecer com os filhotes, que, em geral, saem caminhando apenas alguns minutos depois, sem apresentar qualquer problema em qualquer parte do corpo.
Quando o Macho Faz Papel de Mãe
No reino animal, o mais comum é que as fêmeas realizem o papel de proteção aos filhotes, sendo que os machos, muitas vezes, sequer chegam a conhecer esses filhotes. Esse é um mecanismo tido como natural em todo o planeta Terra, mas acontece que alguns animais são capazes de inverter essa ordem das coisas.
É o que acontece, por exemplo, com o cavalo-marinho. Isso porque o filhote desse animal ganha a vida partir do macho, que engravida e dá à luz aos filhotes. De uma só vez, portanto, os machos geram centenas de filhotes e, mais tarde, ainda protegem esses filhotes contra inimigos e predadores.
Outro caso curioso do tipo no reino animal acontece com o peixe-lapa, que choca os ovos por bastante tempo e, não bastasse isso, ainda é bastante feroz para expulsar os animais marinhos que possam, de alguma forma, tentar matar os filhotes. Dessa forma, o peixe-lapa chega até mesmo a morrer para salvar os seus filhotes.
Outro caso muito parecido acontece com sapos e rãs em geral, que costumam ter nos pais uma proteção muito grande contra invasores, predadores e até mesmo contra as pessoas. Dessa forma, os girinos têm a paz necessária para se desenvolverem.